Acupuntura Animal

Atualmente a acupuntura é bastante difundida entre as pessoas, contudo, ainda é vista como novidade para ajudar a melhorar a qualidade de vida de animais como cães e gatos domésticos. Os veterinários perceberam que poderiam usar as técnicas das agulhas com adaptações para os pets para que eles pudessem ter mais conforto e até mesmo para que se recuperassem de doenças. Saiba mais sobre acupuntura animal e ajude seu bichinho de estimação a ter uma vida mais plena.

Definição de Acupuntura

A palavra acupuntura significa uma punção feita por agulhas. É uma técnica oriental milenar que utiliza as agulhas para aliviar sintomas, dores e também para curar doenças. Na medicina veterinária a acupuntura é realizada com a inserção de pequenas agulhas especialmente desenvolvidas para este fim, em pontos exatos e pré-estabelecidos no corpo do paciente animal para curar ou ainda para produzir um efeito específico, ou seja, para causar uma reação fisiológica desejada e planejada, que normalmente é a estimulação de algum órgão ou função do organismo animal.

Acupontos

Acupontos são os pontos estabelecidos pela acupuntura, que tem a função de estimular determinada parte do organismo. São catalogados pela medicina veterinária 112 pontos que podem ser utilizados em animais de pequeno porte, sendo 40 pontos bilaterais (em ambos os lados do corpo) e 32 pontos simples.

Cada um desses pontos tem uma função e desenvolve uma reação especifica quando estimulado. Saber combinar os pontos que devem ser estimulados para tratar uma doença, estimular um órgão para funcionar melhor e outras tantas possibilidades é o objetivo da acupuntura, no entanto a seleção de pontos inadequada pode ter efeitos inversos e agravar o quadro do pequeno paciente.

O Início da Acupuntura na Medicina Veterinária

A acupuntura é utilizada com funções terapêuticas e curativas a mais de 5 mil anos no Oriente, época em que ainda eram utilizadas agulhas feitas de pedra ou espinho de peixe, que evoluíram para agulhas de bambu, ferro, cobre, prata e ouro. Atualmente as agulhas especiais para acupuntura são de aço inoxidável ou uma combinação de materiais determinados e até de ouro em casos excepcionais.

A medicina Chinesa classificou os médicos em dietistas, médicos, veterinários e cirurgiões, estas 4 praticas se interrelacionam, portanto acredita-se que a medicina veterinária seja quase tão antiga quanto a medicina tradicional chinesa, sendo o primeiro registro existente foi no ano de 480 AC, Yong Shun o primeiro veterinário. Na China e no Japão existem registros da utilização da acupuntura em cavalos, vacas, porcos e aves desde a antiguidade, na França há registros que datam do final do século XVIII.

Indicações Veterinárias de Acupuntura

A indicação da acupuntura para animais de pequeno e médio porte deve ser decidida pelo médico veterinário, mas ela é utilizada mais frequentemente para tratamento de doenças reprodutivas, músculo-esquelético, doenças digestivas, pulmonares, neurológicas e dermatológicas. Estas desordens orgânicas têm sido tratadas com êxito pela acupuntura, que é cada dia mais comum nas clinicas veterinárias, especialmente para tratamento dos pet’s.

Acupuntura Animal Dói?

Os veterinários estimam que 4 a cada 5 pets como cães e gatos não sentem dor pela punção das agulhas. Isso varia de animal para animal, alguns são muito sensíveis e podem sentir muito a colocação das agulhas sendo indicado nesses casos optar por outro tratamento que ofereça resultados semelhantes.

Quantidade de Sessões

Não se pode estimar uma quantidade geral de sessões, tudo depende da resposta do paciente bem como do problema que precisa ser tratado. Outros fatores como idade, metabolismo, hábitos também influem nas respostas. De maneira geral o tratamento de acupuntura animal é realizado semanalmente e o intervalo então vai aumentando entre as sessões.

Diagnóstico

Em alguns casos os veterinários não conseguem fazer um diagnóstico do problema do animal, mas mesmo sem esse diagnóstico é possível que a acupuntura seja aplicada ao pet. A abordagem da medicina chinesa é diferente e entende que o paciente deve ser tratado pelos sintomas que tem e não pelo nome da doença que possui.

Curiosidades

  • A acupuntura é uma técnica que precedeu a medicina tradicional no Oriente e até os dias de hoje tem grande presença em países como a China.
  • O objetivo da acupuntura é equilibrar a energia no corpo e fazer com que o organismo fique melhor organizado.
  • Essa técnica entende que cada paciente é único e por isso mesmo pode ter tratamentos diferentes para dois pacientes que aparentemente apresentam as mesmas queixas.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • esrtou entrando em contato para fala de nossas agulhas dse acupuntura animal
    somos uma empressa brasileira agradeço desde já.

    moise de lima 24 de setembro de 2010 14:58

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *