O pequenino cachorro Cristado Chinês já foi um cão de porte médio e com função de guarda das casas do tesouro da China. Um cão que tem um visual bastante curioso que intriga até os mais apaixonados pelos pets de quatro patas. O que trouxe a raça de volta a pauta canina foi que um indivíduo dela foi eleito como o cão mais feio do mundo. Devemos dizer que embora essa raça não seja obviamente bonita também não merece tão alcunha. Que tal conhecer um pouco mais sobre o cachorro Cristado Chinês?
O Visual do Cristado Chinês
A aparência do Cristado Chinês divide opiniões, alguns acham que se trata de um cão bastante charmoso enquanto outros acham que é uma raça de pet feia. Essa polêmica em relação à aparência se deve ao fato de que esse é um cão quase sem pelos que possui apenas algumas mechas de pelos na cabeça, no rabo e nas patas. Contudo, tem uma variação dessa raça chamada de cristado chinês pompom (powderpuff) que possui o corpo coberto por tufos macios de pelos. Em relação a sua ossatura também existem duas variações da raça que são: Deer Type (com ossos mais finos) e Cobby Type (ossatura mais pesada).
Tanto a pele quanto os pelos podem ter tanto um tom uniforme como ser manchados ou um misto dos dois. A cabeça desse cachorro tem o formato de cunha e seu crânio possui forma arredondada e alongada. O formato da cabeça bem como suas expressões faciais guardam muita graça. As bochechas desse cão tem muita graciosidade e seu maxilar é forte. Os olhos médios tem um lindo tom amendoado.
Curiosidade
Mesmo os mais apaixonados por cães dificilmente sabem que existe a variedade do cristado chinês com pelos. Os cães pompom são muito bonitos e o desconhecimento de sua existência se deve ao fato de que os criadores quase não os divulgam na mídia dando mais espaço para a variedade sem pelos que tem visual mais exótico. Porém, o que é realmente curioso é que as duas variedades, com e sem pelo, podem nascer da mesma ninhada.
Origem da Raça Cristado Chinês
Existe certa aura de mistério em torno dessa aça de cães, pois embora não se saiba precisar quando apareceram os primeiros indivíduos se tem relatos deles já no século 13. Sabe-se que as famílias da dinastia Han possuíam cães da raça cristado chinês. Nessa época os mercadores chineses levavam cães dessa raça em seus barcos para que caçassem ratos e também para que pudessem ser usados como objeto de troca por sua aparência curiosa.
Por esse comportamento dos marinheiros a raça Cristado Chinês acabou chegando a outros continentes como as Américas, Europa e África. Nos idos de 1800 esses cães aparecem em pinturas europeias. A partir de 1800 a raça passou a ter a defesa de Ida Garrett conhecida por proteger cães sem pelos. Essa raça passou a ser facilmente encontrada em exposições de cães do mundo todo.
O Temperamento do Cristado Chinês
Um dos pontos fortes desse cão é ter um temperamento bastante dócil e divertido, um pet que é bastante fiel ao seu dono. Quando reconhece as pessoas a sua volta como sendo sua família se mostra bastante devotado. Outro ponto positivo é que ele facilmente convive com outros cães. O comportamento desse cão é alerta e bastante alegre. Pode ser uma excelente companhia para as crianças.
Dicas Para Ter um Cristado Chinês
Para quem se interessou em ter um cãozinho dessa raça é interessante saber algumas coisas sobre ele, por exemplo, é um animal que não gosta de frio. Ao observar que ele não tem pelos fica fácil entender porque não é mesmo? Como esse é um cão pequenino para deixar ele tranquilo basta brincar com ele dentro de casa que ele já fica satisfeito. Alguns indivíduos dessa espécie tem grande talento para escalada.
Quem optar por ter um cristado chinês da variedade pompom deverá ficar atento ao fato de que precisa pentear os pelos do mesmo todos os dias a fim de evitar que fiquem emaranhados. A cada duas semanas é necessário raspar o focinho desse pet para que ele possa respirar com tranquilidade. Os cães da variedade sem pelo precisam de cuidados bem específicos como hidratante e protetor solar. Os banhos são fundamentais para evitar que apareçam cravos na pele.