O Lírio do mar é uma espécie de animal marinho muito semelhante a uma planta, e são encontradas em quase todas as regiões oceânicas, desde regiões próximas ao litoral até as regiões abissais. Nesse artigo vamos conhecer um pouco mais desse animal marinho que mais parece um vegetal, sendo que muitas espécies são espeialmente coloridas e bonitas.
Fisiologia do Lírio do mar
Os lírios do mar, conforme o nome já revela, são na sua maioria semelhantes a flores ou plantas, uma característica marcante deste pequeno animal marinho invertebrado. O lírio do mar é na verdade o mais antigo animal da espécie dos equinodermos, onde também de classificam as estrelas do mar e os ouriços do mar. É reconhecido pela ciência como um fóssil vivo, também chamado de crinóide, pois quase não sofreu alterações se comparado aos seus parentes fósseis. O seu pequeno corpo é formado de placas calcáreas e tem a forma de uma taça, na qual estão fixados 5 braços que são bastante flexíveis e que se dividem em dez ou mais extremidades que vão se estreitando. Algumas espécies de Lírio do mar ainda possuem um tentáculo longo que tem a função de fixar o animal no fundo do mar. O ânus e a boca ficam próximos, na superfície oral.
Características
Os lírios do mar são animais facilmente encontrados pelos mergulhadores no litoral sudeste do Brasil, que visualizam seus tentáculos mas não seu corpo que fica escondido, e qualquer contato do Lírio com o mergulhador ou outro objeto pode resultar na quebra de seus braços, que no entanto se regeneram rapidamente, assim como se regeneram as estrelas do mar. Os Lírios do mar tem sexos feminino e masculino, no entanto sua fertilização se dá externamente e no período de reprodução os gametas simplesmente são expelidos na água.
Alimentação
Os apêndices ou braços dos Lírios tem nas suas extremidades pequenas bifurcações que lembram cílios e que tem diversas funções, uma delas é a alimentação do animal, pois os Lírios do mar se alimentam de detritos e de plânctons que se encontram suspensos no mar e que são capturados pelos seus tentáculos e levados a boca através dos cílios, para então serem ingeridos. Esses animais tem uma alimentação considerada passiva, ou seja, não há uma seleção de alimentos importantes, mas fazem escolhas a respeito do tamanho dos alimentos. A sua alimentação frequentemente também contém resíduos de outros animais invertebrados, zooplâncton pequenos e protozoários ciliados.
Ameaças
Os Lírios do mar ainda são bastante comuns e podem ser vistos por mergulhadores na costa sudeste do Brasil e em muitas outras regiões do mundo, no entanto a crescente poluição dos oceanos acrescida a extração dos lírios para comercialização para lojas de aquários, geram impactos no meio ambiente que ainda não foram mensurados, pois é importante salientar que os lírios do mar, assim como outras espécies marinhas formam uma intrincada e complexa cadeia alimentar que garante o equilíbrio natural de importantes ecossistemas.
AMEEII MUITO LINDO MESMO