Confira como é o treinamento destes animais tão simpáticos
Os golfinhos são animais muito inteligentes, dóceis e prestativos, e por isso são bastante utilizados em shows e tarefas específicas.
1)
O treinamento deve ser iniciado enquanto o golfinho ainda é um filhote. Outro ponto importante é que o golfinho goste e se dê bem com o treinador, pois a relação de afeto é importante para o sucesso do treinamento.
O treinador alimenta o golfinho para ganhar a confiança do animal.
2)
É necessário fazer com que o animal associe alguma coisa a execução dos movimentos, para que ele saiba quando fazer a ação desejada pelo treinador. O aparelho usado para dar as “instruções” ao golfinho é o apito, pois é sonoro e os golfinhos entendem.
Para que o golfinho aprenda a associar o apito com algo que ele quer, o treinador soa o apito na hora de alimentar o animal. Assim, o golfinho vai aprendendo que toda vez que ouvir o apito, ganhará a comida. Depois é só utilizar a técnica para outras ações.
3)
O treinamento se baseia no mesmo principio que o treinamento de um cão: a recompensa. Cada vez que o animal executa alguma tarefa desejada pelo treinador, ele é recompensado com carinho, brinquedos e comida.
Se ele não conseguir fazer o movimento o treinador não o recompensa, mas também não o pune de forma alguma. Punir o animal pode romper a relação de confiança que o animal estabeleceu com o treinador.
4)
O animal vai aprendendo a reproduzir os gestos naturais que faz durante as apresentações pois sempre que executa um determinado movimento, o treinador apita – aí o golfinho sabe que sempre que repetir aquele movimento o treinador vai apitar e ele vai receber uma recompensa.
5)
Caso o treinador deseje ensinar outro movimento para eles, ele pode fazer isso sutilmente: pode tocar o golfinho e conduzi-lo para realizar a ação desejada e assim que o animal conseguir realizá-la, soar o apito imediatamente. Assim o golfinho gravará que aquela ação é correta.
6)
Geralmente para ensinar outros movimentos a esses animais os treinadores usam uma bóia e brinca com os golfinhos utilizando este objeto.
No começo o golfinho é incentivado a tocar a bóia na brincadeira. Depois que o bichinho entende que deve tocar a bóia (sempre através de recompensas) o treinador vai manipulando a bóia para que o golfinho tente atingi-la. É assim que ele ensina o golfinho a dar enormes saltos, por exemplo.
Os golfinhos são utilizados nos shows com grande sucesso, e também já participaram de outras ações mais sinistras, como ajudar países em guerra. Isso já foi feito pela Marinha Americana, que treinou o animal para encontrar minas subaquáticas e ainda atacar embarcações dos inimigos.
Mas é melhor que os golfinhos continuem sendo apenas animais marinhos, no máximo estrelas de algum show.