Esta é uma ave que se torna um privilégio para os criadores. Possui um belo canto e, além disso, é de encantar o espetáculo de romantismo que oferece em seus constantes namoros, pois o casal cerca um ao outro de carinhos e cortejos que encantam aos que observam seus hábitos. Cantar é um belo ritual que pode ser apreciado sempre que um macho ou uma fêmea quer atrair um companheiro e aquele que atende ao chamado nunca chega sem nada, vem sempre com alguma coisa no bico e oferece ao seu par como se fosse um presente, um pequeno agrado para iniciar uma aproximação maior. Entre os meses de setembro até abril é o intervalo de tempo em que se dá o acasalamento e durante este período ver o romântico azulão fazendo a corte é uma cena comum aos seus criadores. Mais do que outros pássaros, este tem por habito dar a comida um no bico do outro e quando o faz, descasca antes se este for o caso de algum grão como o alpiste.
O Canto do Azulão
Embora o namoro destas aves possa ser um espetáculo a parte para seus criadores, o que realmente atrai é o canto do azulão onde o macho com muita freqüência pode nos brindar com seu canto melodioso, afinado e forte e embora o volume do canto da fêmea seja bem menos intenso, não é raro que ela se arrisque numa bela melodia. Existem alguns machos que são capazes dum empenho tamanho enquanto cantam que os outros da redondeza podem até mesmo se calar e deixar que este mais afinado cante sozinho.
Defesa do Território
Defender com bravura seu território quando acasalado, é uma característica marcante do azulão macho. Numa demonstração de valentia ele toma posição de ataque sempre que se sente ameaçado em seu território. Afinando o corpo ele abaixa as asas e nesta ocasião se pode ver que no encontro das asas com o tronco ele tem uma tonalidade azul clara que normalmente não aparece.
Características da Cor
O azulão mede em torno de 15 cm e embora tão pequeno, as nuances na sua cor chama a atenção e vale à pena analisar com atenção. O macho quando adulto é azul- escuro apresentando cor azul clara nas partes laterais da cabeça, na nuca e no encontro das asas com o tronco. Assim como seus filhotes a fêmea tem cor pardo-amarronzada e somente depois de um ano de vida é que os filhotes começam a adquirir a tonalidade que vai cauterizá-lo como macho ou fêmea e assim assumir sua cor em definitivo. Alguns passarinheiros costumam chamar os filhotes de “Pintado” quando as primeiras manchas azuladas começam a surgir na plumagem. O azulão pode ser encontrado em toda a America do Sul e também na América Central.