O peixe coridora é também chamado de “limpa-fundo” pois são peixes que podem se alimentar de restos de alimentos deixados por outros peixes. Esses peixes vivem no fundo de rios e sua alimentação preferida são minhocas e vermes aquáticos.
Esses peixes são muito encontrados na Bacia Amazônica e existem diversas espécies dele, cuja cor varia pouco, entre marrom, branco, prateado, cinza e preto também. São peixes ativos principalmente na parte da noite.
Espécies de Peixes Coridora
O termo Coridora é utilizado de forma popular para designar peixes siluriformes, que pertencem a família dos calictiídeos e compõem o gênero Corydora. Ao todo são cerca de 105 espécies que podem ser encontradas em sua maioria nos rios da América do Sul. Uma das características mais destacadas desses peixes é ter o focinho achatado ou arredondado.
Como tem um nado de grande beleza, os peixes Coridora, são bastante apreciados por aquariófilos para compor os aquários. Uma curiosidade é que o título de limpa-vidros, atribuído por quem pensa que eles realizam a limpeza do aquário, na verdade não tem aplicação haja vista que eles não chegam efetivamente a se alimentar dos detritos haja vista que os resíduos são engolidos e posteriormente eliminados pelas guelras.
Coridora Pimenta
A espécie Corydoras paleatus é conhecida popularmente como Coridora Pimenta e pode ser encontrada no baixo da Bacia do Paraná assim como em rios que fazem parte da costa do Brasil e do Uruguai, tem preferência por águas rasas com fundo arenoso. Esse peixe em idade adulta pode chegar a medir 6 centímetros possui expectativa de vida de 10 anos.
De maneira geral seu comportamento é pacífico e demanda um aquário de cerca de 60 cm x 30 cm x 30 cm com 54 litros. A faixa de temperatura ideal fica entre 18°C e 28°C. Essa espécie de coridora é a mais comum em lojas aquarismo das regiões Sudeste e Sul do Brasil.
Características Do Coridora Pimenta
Os coridoras pimenta são peixes que respiram facultativamente o ar e cujo intestino é modificado sendo bastante vascularizado, resultado do processo evolutivo para tornar mais fácil a absorção de oxigênio. Vale ressaltar que esse peixe consegue sobreviver mesmo em áreas com pouco oxigênio. Observando com atenção será possível vislumbrar momentos em que os peixes sobem para tomar alguns goles de ar.
Sua defesa contra os predadores são dois espinhos presentes nas extremidades perto das nadadeiras peitorais. Ao se sentir incomodado esse peixe projeta os espinhos com o objetivo de ferir seu potencial predador. Alguns relatos dizem que esses peixes possuem glândulas de veneno em suas nadadeiras como uma maneira de se defender.
Com ou sem veneno, os espinhos peitorais, são capazes de perfurar a pele humana de maneira que é importante ter muito cuidado ao manusear o coridora pimenta. Esse peixe não possui escamas contando placas ósseas em duas fileiras presentes nas laterais do seu corpo cobrindo o mesmo. A palavra Coridora vem do grego kory (que significa capacete) e doras (que significa pele).
Peixe Que Pisca
O coridora pimenta se tornou conhecido como um peixe que pisca, mas na verdade é apenas uma impressão haja vista que seus olhos apenas giram nas órbitas. Mas, se seus olhos não são impressionantes de verdade o mesmo não se pode falar a respeito do seu olfato que lhe ajuda a encontrar alimento escondido embaixo de substrato.
Nada de Sal
Esses peixes não suportam a mínima presença de sal na água, isso pode leva-los rapidamente a morte por desidratação já que se cria uma diferença osmótica.