Pele Dos Répteis

Os Répteis são animais realmente fascinantes e dentre as inúmeras características que os destacam dos demais, podemos citar a sua pele. A pele dos Répteis é extremamente seca, mas ao mesmo tempo impermeável e ainda tem a capacidade de se regenerar através das trocas. Um animal capaz de trocar a própria pele possui uma adaptação incrível para viver.

Para se ter uma ideia, existem muitos Répteis no mundo, são mais de 7 mil espécies conhecidas e acredita-se que existem muitas outras que não conhecemos. O nome Réptil vem do latim, reptare, que significa rastejar, em referência ao fato de muitos Répteis não terem membros e apenas se arrastarem pelos lugares.

Pele Dos Répteis

Pele Dos Répteis

A pele desses animais se mostra um assunto realmente fascinante e um dos destaques é o fato de ela ser recoberta por uma substância chamada de queratina. Esta substância é o que protege a pele dos Répteis contra a desidratação e também o que os ajuda a se adaptarem aos ambientes terrestres com facilidade.

Uma coisa interessante é que a pele pode ser diferente em diferentes tipos de Répteis, ou seja, animais como as cobras possuem escamas na pele, porém, os jacarés, por exemplo, tem placas e as tartarugas e jabutis, carapaças, diferenças que se mostram preponderantes no estilo de vida de cada um desses animais.

Outra característica bastante interessante em relação aos Répteis é que eles são animais pecilotérmicos, ou seja, a temperatura do corpo deles varia de acordo com a temperatura do ambiente. Se pensarmos que os Répteis já dominaram o mundo, é muito interessante conhecer mais sobre eles.

Pele Dos Répteis

Pele Dos Répteis

A Pele Dos Répteis Como Acessório

Um grande problema que os Répteis enfrentam é o fato de que muitas pessoas valorizam os acessórios como bolsas e sapatos feitos com a pele deles. Dessa forma, animais como jacarés e cobras, principalmente, têm sido por muitos anos caçados apenas para a retirada de sua pele para o fabrico dessas peças.

O mercado da moda valoriza e muito esse tipo de pele na confecção de peças, e por isso mesmo, essas peças têm alto valor. Muitas leis e discussões têm sido feitas acerca desse tema, e até que ponto é realmente necessário utilizar a pele dos Répteis para valorizar esses itens de moda?

Pele Dos Répteis

Pele Dos Répteis

É possível observar na indústria de moda um decaimento da utilização dos Répteis como base para o fabrico de peças, porém, ainda não é o suficiente. Se existe a possibilidade de fazer estampas de pele desses animais de forma sintética e tão bonita quanto, não há necessidade de realizar uma grande matança.

O sangue dos Répteis está numa grande gama de acessórios e peças que circulam pelas cidades de todo o mundo. É importante pensar sobre a vaidade e também a real necessidade dessas peças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>