Hiena-Malhada

A Hiena-malhada é o maior representante da família das hienas (Hyaenidae), podendo chegar a pesar até 70 kg. É um animal que possui orelhas pequenas, que fazem lembrar o formato das orelhas de ratos, focinho curto e uma aparência engraçada, já que também são capazes de produzir um som muito parecido com uma risada.

É um animal bastante veloz, podendo chegar à marca dos 55km/h facilmente. São animais carnívoros, alimentam-se de insetos, ovos de avestruz, alguns mamíferos como gazelas e zebras e também “deliciam-se” com as suas próprias fezes. Possuem as mandíbulas mais fortes da África, capazes de devorar até mesmo osso.

Diferenças de Tamanho Entre Machos e Fêmeas

Com pelagem relativamente mais curta em relação a outras hienas, a malhada, também se destaca pela considerável diferença de tamanho entre machos e fêmeas sendo elas até 12% maiores com medida de até 150 cm de comprimento.

Base Alimentar

A alimentação das hienas-malhadas é bastante variada podendo contemplar até mesmo chifres, cascos e ossos – algo possível devido a sua dentição bem desenvolvida e considerada como a mais afiada do continente. A alcunha de covarde que acompanha as hienas não é verdadeira, quando a fome aperta elas não tem problema de sair a caça do que comer podendo caçar até mesmos animais de grande porte como hipopótamos, rinocerontes, búfalos e elefantes filhotes. Porém, é interessante ressaltar que as hienas realmente fazem jus a fama de ladras de comida podendo sim tirar a caça de outros animais como leopardos, guepardos entre outros.

Moradoras da Savana Africana

As hienas-malhadas vivem na região da Savana Africana e embora tenham a fama de carniceiras que sobrevivem dos restos alheios tem excelentes habilidades de caça. Podendo formar grupos de até 100 indivíduos esse animal não tem problemas em se manter bem alimentado isso sem contar o seu ótimo vigor para correr em alta velocidade devido ao seu coração de tamanho anatomicamente grande.

Distribuição Geográfica das Hienas-Malhadas

As concentrações maiores de hienas-malhadas estão em Serengeti, na Tanzânia, em Masai Mara Game Reserve no Quênia e no Kruger National Park na África do Sul. Também ocorrem em outros países africanos como Zimbabué, Botswana, Guiné Bissau, Gana, Namíbia entre outros, porém, em menores quantidades.

Função Ambiental

Juntamente ao marabus, chacal e abutre as hienas cumprem uma função relevante para o meio ambiente se alimentando dos restos mortais da caça de outros animais assim como daqueles que estão doentes. Ao fazer isso as hienas impedem que esses restos entrem em contato com a água contaminando-a.

Comportamento das Hienas-Malhadas

Algo interessante é que as hienas tem uma estrutura social matriarcal em que há uma fêmea na liderança seguida pelas fêmeas de segundo e de terceiro escalão. Os machos estão na base dessa pirâmide mantendo-se submissos inclusive pelo fato de serem menores que as fêmeas. No que concerne a confrontos elas tentam evitar partir para confrontos diretos, no entanto, podem atacar de modo furtivo matando inclusive ninhadas de leões.

Reprodução

Durante muito tempo se acreditou que as hienas eram hermafroditas devido ao fato do clitóris da fêmea ser muito semelhante ao pênis do macho. Hoje em dia, já se sabe que há divisão entre machos e fêmeas, a gestação dura em média 110 dias podendo ter como resultado o nascimento de uma ou duas crias.

Se por acaso nascem duas fêmeas ambas entram numa sangrenta batalha assim que saem do útero da mãe para que reste apenas uma. O objetivo é ter toda a atenção para si eliminando a concorrência. Ao nascer os filhotes de hienas já tem os olhos abertos e os dentes muito afiados podendo causar grande estrago.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Médios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *