Calimico

Pertencente a ordem dos primatas e a família Callitrichidae, o macaco-de-goeldi também é conhecido pelo nome de calimico.

Caracerísticas

Calimico

Calimico

Este animal costuma ser todo castanho escuro ou totalmente preto apresentando alguns matizes um pouco mais claros espalhados pelo seu corpo. Sua face é totalmente rodeada por uma farta juba de cor igual a de seu corpo. Sua cauda costuma ser bastante longa e esta espécie apresenta garras em seus dedos, exceto nos polegares. Somente os primatas desta espécie possuem 36 dentes, todos os outros micos que restam possuem apenas 32 dentes.

Comportamento

Os macasos-de-goeldi ou calimicos são primatas quadrúpedes com capacidade para realizar grandes saltos. Seus hábitos são diurnos, arbóreos. Costumam viver em grupos formados por famílias pequenas, que podem ter entre dois e oito indivíduos e costumam cooperar com a criação dos jovens membros da família. A comunicação entre esses animais se dá por meio de um alargado repertório de vocalizações.

Alimentação

Os calimicos se alimentam basicamente de pequenos vertebrados, insetos e frutos da mata.

Reprodução

Primatas

Primatas

Estes primatas são fiéis as suas companheiras, ou seja, praticam a monogamia, onde o macho sempre acasala com a mesma fêmea. A gestação de uma fêmea pode variar entre 150 e 165 dias sendo que os bebês nascem entre os meses de setembro e novembro. Sempre nasce uma única cria e bem pequena, com somente 50 g, esta por sua vez é amamentada por cerca de 65 dias e sua mãe a transporta durante as 2 ou 4 primeiras semanas de sua vida, depois deste período o macho passa a auxiliar a fêmea nesta tarefa.

Ocorrência

Os calimicos habitam as úmidas florestas tropicais existentes na Colômbia, no Peru, na Bolívia e também no Brasil, por aqui mais especificamente na região da Amazônia Ocidental.

Principais Ameaças

O macaco-de-goeldi ou calimico é uma espécie bastante vulnerável, conforme informações da União Nacional pela Conservação da Natureza. Nas áreas de distribuição em que estes animais habitam a sua presença é considerada rara, sendo que a principal ameaça a esta espécie é adestruição de seu habitat natural e também a sua captura com o intuito de comercializá-lo como animal de companhia.

Outras Espécies

Espécies

Espécies

Além do calimico existem muitas outras espécies de macacos que se encontram sob risco de extinção. Entre eles citamos o mico-leão-dourado, habitante da região nordeste no Rio de Janeiro; o macaco-prego-do-peito-amarelo, habitante do sudeste baiano; o sagüi-da-serra, que habita regiões de Minas Gerais e Espírito Santo; o cuxiú-de-nariz-branco, habitante do Mato Grosso e Amazonas; o cuxiú-de-costas-cinza que habita em meio aos rios Xingú e Araguaia; o uacari-branco que vive em meio aos rios Japurá e Solimões, no Amazonas; o uacari-preto, habitante da região norte do Rio Solimões, em Amazonas; o muriqui que vive em Minas Gerais e em São Paulo; entre outros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mamíferos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *