Cuíca-de-Cauda-Grossa

A Cuíca-da-cauda-grossa é conhecida também pelo nome de cuíca-d’água, trata-se de um marsupial e pertence a família didelfídeos. É um animal semiaquático e de hábitos noturnos podendo ser encontrado em lagos e rios ao Sul do México e também na Argentina.

O corpo de uma cuíca-da-cauda-grossa ou cuíca-d’água pequena pode atingir o comprimento de aproximadamente 30 cm e além disso possui uma cauda longa, seu dorso é acinzentado e apresenta manchas grandes, suas patas traseiras são adaptadas ao seu habitat natural que é a água. A alimentação se baseia em invertebrados aquáticos, crustáceos e peixes.

Saruê ou Gambá

Cuíca-de-Cauda-Grossa

Cuíca-de-Cauda-Grossa

A cuíca-d’água é uma espécie de saruê ou gambá, aliás estas são as suas denominações mais populares. De modo geral, entre as muitas espécies existentes nesta família, a maior parte deles pode ser encontrada em habitat entre o nível do mar indo até altitudes que superam os 3 mil metros, compreendendo neste território as regiões subáridas, as savanas e as florestas tropicais. Diversas espécies vivem especialmente em árvores, outras no solo e somente a cuíca-de-cauda-grossa é que habita regiões aquáticas, por isso suas patas tem o diferencial de possuir nadadeiras.

As Cuícas

Tipo

Tipo

Além da cuíca-da-cauda-grossa existem ainda outras espécies de cuícas. A cuíca-de-colete (Caluromysiops irrupta) está em perigo de extinção, pode ser vista no Brasil em Rondônia, no Peru em Cuzco e em Madre de Dios. A cuíca-cauda-de-rato (Metachirus nudicaudatus) é popularmente conhecida pelo nome de jupati ou ainda cuíca-marrom, este marsupial pode ser encontrado desde a Nicarágua até a Argentina.

Este tipo de marsupial se assemelha muito a outro cujo nome científico é Philander opossum, porém diferem na cor da pelagem e na cauda da cuíca-cauda-de-rato que não possui pelos. Existem ainda as subespécies como a cuíca-lanosa e a cuíca-verdadeira.

Curiosidades

Gambá

Gambá

A palavra cuíca, que no tupi gurani é ku’ika faz fererência à cuíca, ou seja, uma espécie de ratasana grande cujo rabo é bem comprido, tanto que faz lembrar os cangurus. Este mesmo termo também serve para denominar instrumentos de percussão feitos com um cilindro pequeno no qual vai ser fixado, em uma de suas pontas, uma pele que precisa ser muito estirada. A cuíca-da-cauda-grossa é frequentemente confundida com as lontras que também vivem na água.

De modo geral os gambás são responsáveis, na cultura brasileira, por fatos e ditos populares, sendo que o aspecto mais marcante destes animais é o fétido líquido que ele exala principalmente como mecanismo de defesa. Porém este mesmo odor é utilizados pelas fêmeas com o intuito de atrair os machos durante o período de acasalamento. Outro fato curioso é a sua sagacidade, os gambás são espertos, ficam imóveis e se fingem de mortos ao serem atacados, e só voltam a se mover quando o perigo já passou.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mamíferos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *