Insetos do Brasil

Os insetos fazem parte da maior diversidade de animais existente no planeta e, em números, são milhares de vezes mais que os mamíferos, por isso se pensassem, certamente já teriam dominado toda a terra.

Eles são seres invertebrados e de portes diferenciados, porém, em sua grande maioria são bem pequenos, e quase todos pertencem à mesma classe, a do Filo Artropoda. Como são em grande número, foram divididos em várias Ordens.

A maioria desses animais está presente em terras brasileiras, já que estão também em quase todo o mundo, exceto em regiões com climas diferenciados, como o Alasca.

A primeira característica a ser observada para saber se aquele animal é verdadeiramente um inseto é a externa, já que todos possuem cabeça, abdômen e tórax e ainda três pares de patas articuladas.

Antes de os dividirmos em ordens e apontarmos que grande parte deles podem ser encontrados no Brasil, eles podem ser separados em dois grupos: os sociais e os solitários. Entre os sociais estão a formiga e abelha.

Os insetos da Ordem Thysanura possuem a parte bucal com capacidade mastigativa, e, ao contrário da maioria, não possuem asas e têm o corpo achatado. Entre o mais conhecidos deles está a Traça, presente em muitos guarda-roupas.

Já os animais pertencentes à Ordem Odonata também têm um completo aparelho mastigador e são considerados predadores dos demais. Eles também possuem capacidade para voar, já que têm asas estreitas e longas. Os representantes conhecidos da espécie são as libélulas.

Na Ordem Phthiraptera, os animais possuem aparelho sugador e ainda picador e são facilmente encontrados sugando o sangue de outros animais, como os mamíferos.

Os que pertencem a Ordem Orthoptera são mastigadores, sendo herbívoros. Além disso, possuem as pernas da frente maiores para facilitar o salto, e seus exemplares mais populares são os gafanhotos e grilos.

Os Blattodea têm aparelho mastigador, podendo se alimentar como carnívoros ou herbívoros e até onívoros. O mais conhecidoentre esses animais e também muito temido pela aparência asquerosa é a barata.

O Bicho-pau, semelhante ao Louva-Deus, mas com aparência de um graveto, pertence à Ordem Phasmida, e se alimenta basicamente de plantas, herbívoro.

Os cupins, muito encontrados em pastos nos grandes montes de terra, têm aparelho mastigador e se alimentam de madeira. Eles têm asas apenas em épocas de fecundação, são insetos sociais e se dividem entre rainhas, reis, operários e soldados.

Da Ordem Dermaptera, as mais famosas são as tesourinhas, que se alimentam tanto de matéria vegetal, quanto animal, e em sua espécie são considerados predadores.

Além dos insetos citados, há ainda outros, de outras Ordens, como a Hemiptera, cujos mais conhecidos são as cigarras. Há também o Coleoptera, de que fazem parte os carunchos, besouros e joaninhas. Das demais, como a Lepidoptera, estão as mariposas, borboletas e ainda muitos outros insetos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *