Alimentos Para Coelhos

Os animais de estimação têm variado bastante, pois se antes os cães e gatos dominavam completamente a lista das famílias, agora os coelhos estão cada vez mais presentes no dia a dia da família. Porém, se você pretende ter um coelho em casa, é necessário saber que a alimentação desse animal precisa ser bem variada e rica em nutrientes.

Para quem tem dúvidas a respeito dos alimentos para coelhos, vamos dar algumas dicas que são preciosas na hora de alimentar os pequeninos. Em primeiro lugar é importante que o dono do coelho saiba que existem rações específicas para esse animal no mercado. Assim como as rações de cães e gatos, as rações de coelhos variam de qualidade de acordo com a marca.

É importante ficar de olho em quais são os nutrientes que fazem parte do alimento, pois os coelhos necessitam de uma grande variedade. Além disso, cada espécie de coelho precisa de um determinado tipo de nutriente. Portanto, quando for realizar a compra do seu bichinho, busque informações a respeito da espécie dele bem como o tipo de alimentos que ele está acostumado a consumir.

Outro ponto importante é que a alimentação dos coelhos pode e deve ser mais variada, ou seja, não se limite apenas a ração. Dentre os alimentos, que não são ração, que podem ser consumidos pelo coelho estão: a aveia, alfafa, feno e legumes. Cada um desses alimentos possui um tipo de nutriente diferente.

O nível de resistência do coelho aumenta com a diversificação da sua dieta, pois assim ele pode ficar mais forte contra outras ameaças a sua saúde. Porém, é necessário ficar de olho nas quantidades de alimentos que você está dando para o seu coelho, pois quando esse pet come em demasiado, ele pode apresentar inúmeros problemas intestinais.

Uma questão é bastante recorrente em relação aos alimentos dados aos coelhos: quais as verduras que podem ou não fazer parte da dieta dele. As folhas que devem ser priorizadas são as mais escuras, mesmo que folhas mais claras como o repolho, por exemplo, também possam ser consumidos por eles.

Os coelhos também podem se alimentar de frutas, mas evite as ácidas como as laranjas, por exemplo. A água é muito importante também no dia a dia do coelho, por isso deixe sempre a vontade para que ele possa estar sempre hidratado. Para que a alimentação ocorra de forma mais higiênica e também mais saudável, é importante estar sempre realizando manutenção do ambiente em que o animal fica.

No caso de gaiolas, preste atenção ao tamanho, já que ela deve ter uma área grande o suficiente para o animal circular, e também para a limpeza do ambiente. Manter sempre limpo é essencial para que o animal tenha qualidade em sua alimentação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Alimentação

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • foi bom ler isso

    Anônimo 6 de abril de 2015 23:31

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *