Melhore o Comportamento Do Seu Cão Em Casa

Quem tem cachorro em casa sabe que cuidar de animais não é uma das tarefas mais fáceis de se fazer. Eles são bem travessos e em alguns casos destroem tudo o que vê pela frente. Na maior parte das vezes, objetos que os donos amam, uma prova de que sabem o que vai importar mais, não é mesmo?

Além do adestramento de cães profissionais, existem pequenas dicas que podem ajudar a melhorar o comportamento do seu cão no dia a dia e evitar surpresas ao voltar para casa após o trabalho. Confira algumas dicas:

Cão Estressado Destrói Muitos Objetos

Caso duvide de nossa afirmação faça um teste simples: Passeie com seu cão todos os dias por uma semana e observe o animal dentro de casa. Na semana seguinte, deixe seu pet sem sair de casa por uma semana e depois observe seu cachorro e notará paredes arranhadas objetos rasgados. O que mudou? Simples: o estresse do animal.

Ninguém curte ficar trancado entre quatro paredes e com o cachorro não é diferente. Este precisa de rua, de um pouco de carinho e gastar a sua energia porque, assim como os adultos consomem energia ao longo do dia, os animais também o fazem e precisam gastar a sua adrenalina ou, no ócio, para animar a sua rotina diária, vão mesmo destruir coisas.

A maior parte dos pets morde sapatos, cava buracos no chão e parede, morde travesseiros ou rasgam o sofá da casa apenas para que o estresse vá embora, para ‘animar a vida’, podemos dizer assim, principalmente em casas de muro alto em que estes não conseguem ver a rua, apenas ouvi-la, o que cria uma maior frustração para o animal.

Comece a fazer passeios esporádicos com o animal ao menos a cada dois dias e vai notar que ele vai mudar bastante seu comportamento, ficando mais ativo e bem mais alegre ao longo do dia, seus objetos e sua manutenção de casa vão agradecer.

http://www.youtube.com/watch?v=AZbZRmgeDSc

Mostre Ao Animal Onde Quer Que Ele Faça Xixi

Um dos maiores problemas de criar cão em casa sempre é as suas necessidades fisiológicas. Sempre dá uma escapadinha e fica uma surpresa de um xixi no carpete ou cocô no meio da casa. Saiba de antemão que, assim com as crianças, os cachorros podem ser ensinados onde fazer xixi de forma correta e sem gastar nada por isso, apenas dispendendo um pouco do seu tempo para tal atividade.

O ideal é que se comece a ensinar em um fim de semana e quando o animal ainda é bem novo, nos primeiros meses, para que ele já cresça educado, mas nenhum cachorro é caso perdido, basta uma educação constante e paciência. Quando estiver em casa acompanhe seu animal dentro da casa e, quando ele quiser fazer xixi, repreenda e leve ao lugar certo. Nos cachorros é simples saber quando este vai fazer as suas necessidades: ele circulam no local algumas vezes procurando a posição ideal. No caso das fêmeas, elas agacham e dos machos, eles levantam uma pata, mas sempre com a mesma posição e ritual de circular o lugar.

O ensinamento é simples: Diga não, repreenda com um tapinha, mostre o lugar certo e aguarde para que ele faça seu xixi normalmente. Quando este o fizer, faça um carinho ou lhe dê um biscoito e ele vai entender que fez uma boa ação e merece os parabéns de fato. Repita este gesto ao longo do dia e ele vai aprender a fazer xixi no lugar correto.

Para quem deseja que o animal faça xixi fora de casa é só repetir o gesto, mas ao invés de mostrar o lugar dentro da casa, coloque a coleira, espere que ele faça ou comece a passear todos os dias com o animal e ele vai entender o recado sem que seja preciso dizer nada. Cachorros são muito inteligentes e por associação aprendem bem rápido.

Ensinando Um Cão Ladrão De Comida a Comer o Que é Seu

Existem diversos motivos pelos quais um cão ladrão de comida deve ser domado e o principal é pela saúde do próprio animal. O alimento voltado para o humano não possui os nutrientes necessários para um cachorro e, por isso, este que se alimenta de restos do almoço vai ter problemas digestivos, seu pêlo vai cair bem mais e não será um animal tão bonito. Por isso, os veterinários recomendam que a ração é o melhor alimento e mesmo que o animal ame o cheiro da carne assada, não dê porque não fará bem para ele.

Educar um cão ladrão de comida não é fácil, mas o sistema de repreender é a melhor pedida: repreenda sempre. Quando ele começar a latir e pedir comida dê um tapinha leve na traseira do animal ou diga não de forma ríspida e dura, não amoleca segundos depois, mantenha sua posição firme. Animais entendem a mudança de sentimento pela tonalidade de voz e sabe que estão sendo repreendidos quando estão.

Diga não quando ele quiser roubar sua comida e não precisa prender o animal na coleira toda vez que for almoçar ou jantar ou chamar amigos para um churrasco em casa. Apenas diga não e não ceda: Não faz bem para ele e e nem fará bem para seu bolso no final do almoço.

Tratamentos Para Cães Violentos

Não é da natureza de um cachorro ser violento, ele será condicionado a isso ao longo dos anos. Logo, se você encontrar um cão na rua mordendo a todos saiba que o maior responsável é seu dono que não cuida do animal de forma correta e merece este ser repreendido.

Para evitar que seu cão seja violento a melhor pedida é tratá-lo com carinho e fazer com que este tenha contando em sua casa com outros adultos, assim ele vai saber que não vai e não deve os machucar. Coloque seu pet em contato com seus filhos ou filhos de amigos, ensine este a ser amável e não o trate com violência, ele vai entender isso como normalidade e vai tratar outras pessoas da mesma forma.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • O método de adestramento baseado em reforço positivo é o mais recomendado, através das recompensas é que você ensina o cão o que é certo e o que é errado, ele vai aprender facilmente.

    Morde as pessoas:
    Morder faz parte da vida de todos os cães, se as mordidas estão fracas você mesmo pode resolver desde que saiba os métodos corretos, agora se o dono perceber que o cachorro está em um nível de agressividade muito alto, o recomendado é procurar um especialista.

    Usar Banheiro:
    Quando o Cachorro chega em casa o primeiro problema é com certeza o local onde ele vai fazer as necessidades, e o problema aumenta quando o dono descobre que ele fez xixi dentro de cada e briga com ele, porém o cachorro não têm a noção de que fazer xixi ali é errado, e se você briga com ele só vai piorar a situação.

    Essas são minhas dicas rápidas, não posso deixar de elogiar a matéria, parabéns

    Andrade Santos 13 de Maio de 2015 5:25

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *