Os Felinos do Brasil

Os felinos são animais ariscos. Porém, muitos deles podem ser domesticados, a exemplo dos gatos domésticos, tão queridos nos lares brasileiros. Mas nem todos podem morar em nossas casas, especialmente os selvagens, que apesar de possuírem a mesma beleza, não são mansos a ponto de conviverem com os humanos.

Não somente na África e outros continentes que há felinos maravilhosos, eles estão presentes também em terras brasileiras e possuem a mais diversa pelagem e tamanho. Alguns deles podem ser encontrados em apenas algumas regiões do país, a exemplo da Onça Pintada, mais comum na região norte e centro-oeste.

Os Felinos Brasileiros e Suas Características

Onça Parda ou Sussuarana (nome científico – Puma Concolor)

Onça Parda

Onça Parda

É o mamífero e felino terrestre que mais está presente nas Américas, podendo ser encontrado em todas elas. Pode ser localizado desde o Alasca até a parte Sul do Chile e Argentina. É um animal muito bonito e possui pelagem diferenciada, de acordo com a região em que habita. Possui uma grande capacidade de adaptação em todos os ambientes, por isso, acaba chegando a lugares habitados pelos homens sem medo.

Jaguatirica (nome científico – Leopardo Pardalis)

Jaguatirica

Jaguatirica

Este felino não está presente em todas as Américas, mas possui espécies habitando parte dos Estados Unidos e se estendendo até a Argentina, passando é claro, pelo Brasil. Este animal tem uma grande agilidade, sendo capaz de caçar presas extremamente velozes e ainda possui uma imensa facilidade de subir em árvores, utilizando os galhos para dormir em segurança e com isso, consegue ter uma visão privilegiada de todo seu espaço. Tanto as fêmeas quantos os machos possuem uma grande extensão de território, que para eles chega a algo em torno dos 18 Km².

Gato do Mato (nome científico – Oncifelis Geoffroyi) 

Gato do Mato

Gato do Mato

Este felino, de menor porte que os anteriores, pode ser encontrado em vários tipos de florestas, especialmente as localizadas na Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai, Brasil e Bolívia. Assim como os demais, possui comportamento bastante agressivo. Por isso, não é aconselhável que as pessoas se aproximem desse animal. Seu local de acasalamento, ao contrário dos demais, ocorre preferencialmente nas árvores, pois esses animais se sentem mais seguros lá em cima.

Gato Maracajá (nome científico – Leopardus Wiedii) 

Gato Maracajá

Gato Maracajá

Como os demais felinos, possui grande agilidade, tanto em terra, quanto no alto das arvores, inclusive com a incrível capacidade de andar de ré entre os galhos, facilitando sua capacidade de caça. Além disso, esse animal possui os olhos bem grandes, especialmente adaptados para uma límpida visão noturna. Ele habita parte do México, passando pelo Brasil, e chegando até o Paraguai e Argentina.

Gato Mourisco ou Jaguarundi (nome científico – Herpailurus Vaguarondi) 

Gato Mourisco

Gato Mourisco

Seu habitat se inicia no Brasil e estende até parte do Texas, nos Estados Unidos. Mesmo sendo um felino selvagem, consegue viver muito bem próximo aos humanos, do mesmo modo que a Sussuarana. Fica sempre próximo a lavoura de grãos, pois se alimenta dos pequenos roedores que as invade, por isso, é importante para o controle dessas espécies de ratos, ajudando o produtor rural.

Gato Palheiro (nome científico – Oncifelis Colocolo) 

Gato Palheiro

Gato Palheiro

Está presente em parte da América do Sul, como nos Andes, no Sul do Brasil e ao Norte da Argentina, já que prefere as regiões mais frias. Ao contrário de outras espécies de felinos já mostradas, não possui manchas, sua cor é amarronzada e ainda pode apresentar uma pelagem mais alongada, especialmente para se proteger do frio.

A Onça Pintada

A Onça Pintada, cujo nome científico é Panthera Onça, é um dos animais mais bonitos da fauna brasileira, e assim como os demais que já mostramos, também é carnívoro, porém, muito maior que os outros, sendo considerada como o maior felino de todas as Américas.  O animal macho da espécie pode chegar a pesar até 90 quilos e alcançar, em média, 2,60 de comprimento, sendo que a fêmea é pouco menor.

Onça Pintada

Onça Pintada

Este animal pode ser avistado em parte dos Estados Unidos, chegando até a região Norte da Argentina e no Brasil, em locais como: Bahia, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e ainda outros. Porém, mesmo havendo possibilidade de se encontrar esse animal nos locais citados, sua maior incidência está no Pantanal do Mato Grosso.

O que mais chama a atenção nesse felino é sua pelagem, que possui diversas manchas amareladas, que até chegam a ser douradas, com pontos pretos no meio, sendo que nenhuma pelagem é igual a outra. E o mais interessante é que, por ocasião de alguma mutação genética, algumas delas não apresentam pelagem colorida, ficando totalmente negras, e são chamadas de Pantera.

Por ser uma excelente predadora, a Onça Pintada é muito temida por moradores das regiões onde ela se encontra, mesmo que ela se afugente diante da presença de humanos. Porém, há casos isolados de ataques desses animais a pessoas, e que fatalmente culminam com a morte dos indivíduos.

Esses animais estão ameaçados de extinção por ocasião da caça, já que muitos a matam para servirem de troféu e até para usar sua pelagem. Além disso, seu habitat tem sido destruído, por isso, sua alimentação feita a base de tamanduás, queixadas, capivaras e jacarés, acaba ficando escassa. Por não ter o que comer direito, acaba se alimentando do que lhe aparece, por isso, já foi avistada se alimentando de sucuris adultas, e tartarugas, por ter uma grande força na mandíbula, é o único felino capaz de perfurar o casco desses animais.

Imagem de Amostra do You Tube

Elas são animais solitários, sendo visto em casais somente em épocas de reprodução, onde a gestação da fêmea dura em média 100 dias, de onde costumam nascer apenas dois filhotes e o macho abandona a fêmea antes mesmo do nascimento da cria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>