Dieta Saudável Para Cães

Quem tem um cachorro de estimação sabe que conta com uma companhia para vários momentos do seu dia a dia. Os cães são animais companheiros que estão sempre ao lado dos donos para realizar as mais variadas atividades. A partir do momento que a pessoa escolher ter um cão assume a responsabilidade de cuidar bem do seu amigo de quatro patas.

O seu amigo precisa de uma alimentação equilibrada e saudável, trata-se da mesma lógica usada para os seres humanos que dependem de uma correta alimentação para manterem a saúde. Quando a alimentação do seu cão não é equilibrada e não atende as necessidades do organismo dele é possível que ele fique suscetível a doenças.

Cuidados

Quando falamos a respeito da alimentação de um cão não podemos deixar de prestar atenção em relação a água, ou seja, se ele tem água fresca e limpa para beber. Merecem uma atenção especial cães trabalhadores e animais que se encontram no período de amamentação. Esses animais têm uma necessidade ainda maior de água.

Rotina

A alimentação do seu amigo de quatro patas deve seguir uma rotina, ou seja, é importante que ele se alimente todos os dias nos mesmos horários. Essa rotina ajuda a fazer com que ele coma de maneira mais equilibrada e que o seu organismo compreenda em que momento haverá a reposição de energia. 

Ração X Comida Caseira

Para algumas pessoas parece tentador dar para o cão a mesma comida consumida pelas pessoas da casa. Entendemos que o seu amigo se anima quando sente o aroma de um bife, mas saiba que não se deve alimentá-lo com esse tipo de comida. A ração industrial é a melhor opção porque é desenvolvida com foco em oferecer os nutrientes que o seu cão necessita para se manter saudável.

Você e seu cão necessitam de nutrientes diferentes já que tem organismos diferentes, logo precisam de tipos de comida diferentes. A comida caseira pode até despertar o olfato do seu amigo, mas não tem o que ele precisa para crescer e se manter forte.

Os Tipos de Ração

Existe uma grande profusão de marcas e variedades de rações para cães no mercado. Os consumidores podem se sentir um pouco confusos na hora de escolher a mais indicada para o seu amigo. Confira abaixo algumas sugestões e dicas para fazer a melhor escolha de ração para o seu cão.

Rações Baratas: As rações populares, aquelas de baixo custo, são as mais vendidas exatamente porque apresentam um custo menor para o dono. Em geral esse tipo de ração é feita com subprodutos do milho, soja além de farelos de algodão. Podemos compreender que esse é um tipo de ração que possui uma fácil assimilação.

Rações Standard: Os produtos que se encaixam na categoria standard são as rações de marcas famosas que em geral tem forte apelo publicitário junto aos donos dos cães. Trata-se de um tipo de produto que apresenta um maior compromisso com a qualidade e se mostra mais eficiente que a ração popular.

Nesse produto tem farinha de carne e ossos além de gordura animal e glúten proveniente do milho. Mesmo que essa ração seja melhor do que a ração popular não é a mais indicada para os cães. O preço desse tipo de ração é geralmente mais acessível.

Rações Premium e Super Premium: As rações tidas como premium e super premium são rações de mais qualidade e dessa forma tem um preço mais elevado do que as rações anteriores. Nesse tipo de produto tem pedaços de carne, peru, frango e ovelha. A presença desses pedaços de produtos animais torna mais fácil o processo digestivo da ração. Pelo fato de o cão ter mais facilidade na digestão acaba consumindo menos do produto. Outro benefício que esse tipo de ração traz é o fato de que o volume das fezes é reduzido.

Problemas de Uma Alimentação Incorreta

Saiba quais são os principais problemas que uma alimentação incorreta pode acarretar para o seu cão. Quem ama o seu bichinho de estimação não economiza esforços em manter a sua dieta equilibrada.

Obesidade Canina

A obesidade canina é um dos principais problemas que podem advir de uma alimentação incorreta. Atualmente, existem muitos animais que estão com excesso de peso e isso não é nada bom para a saúde dele. Uma forma de ajudar a evitar esse sobrepeso ou mesmo de tirar o seu amigo desse peso desconfortável é lhe oferecer comida apenas duas vezes por dia e de preferência seguindo uma rotina.

Não deixe que o seu cão fique petiscando antes da hora das refeições oficiais e evite deixar que ele coma doces. Dar biscoitos de vez em quando como uma recompensa por alguma boa atitude do seu amigo pode ser positivo, mas não deve ser um comportamento recorrente porque pode acarretar no acúmulo de peso.

Alimentos Tóxicos Para o Seu Cão

Chocolate: Um dos alimentos que os humanos mais gostam é o chocolate, mas não se pode compartilhar esse doce com os seus amigos de quatro patas. Isso porque o chocolate conta com uma substância chamada teobromina que mesmo quando consumida em pequenas quantidades pode causar um extremo nervosismo, diarreia, agitação, vômitos, ataques cardíacos podendo até mesmo levar o animal a morte.

Café: As pessoas tomam café com o objetivo de estimular o sistema nervoso para se manter mais alerta e desperto. Porém, no caso dos animais se deve ter cuidado em especial com aqueles hipertensos uma vez que podem causar até taquicardia. Evite dar outras bebidas com cafeína para o seu amigo como refrigerantes e chás.

Uvas: A uva é uma fruta que pode ser muito perigosa para os animais pelo fato de que podem causar insuficiência renal aguda, vômito, diarreia e insuficiência hepática. Não se sabe bem qual é o componente das uvas que causam o problema, mas elas são bem perigosas para cães e também para gatos.

Ossos: Os ossos são alimentos que representam um grande perigo para os animais quando não estão cozidos, eles podem ter bactérias como a E. coli e a Salmonella. Elas são bactérias muito perigosas para a saúde do seu cão.

Alho e Cebola: Alimentos como alho e cebola possuem uma substância que causa a destruição dos glóbulos vermelhos e podem acarretar no aparecimento de doenças como anemia ou sangue na urina.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Alimentação

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • meu amigo gostou da materia

    Petula 6 de Abril de 2015 20:50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *