Cadeia Alimentar dos Animais

A Cadeia Alimentar dos Animais é um processo que demonstra a forma como os animais se alimentam e indica quais espécies se alimentam de determinados bichos e incluem os que são produtores e consumidores, como carnívoros, herbívoros e ainda os decompositores.

A troca de nutrientes e energia que existe na Cadeia Alimentar é sempre feita dos seres produtores para os consumidores. Por isso, essa cadeia não deve ser quebrada, pois traz o equilíbrio à sobrevivência de todos os seres vivos.

O que é Cadeia Alimentar?

É uma sequência de seres vivos, que para sobreviver depende uns dos outros, já que na cadeia eles servem de alimentos.

É um jeito de mostrar as relações alimentares entre todos de um ecossistema, ou seja, os organismos e também os produtores e consumidores, que são herbívoros e os decompositores.

O que ocorre dentro da cadeia alimentar é um processo de transferência de nutrientes e energia, sempre no sentido dos que são considerados produtores, para os considerados consumidores.

Cadeia Alimentar dos Animais

Cadeia Alimentar dos Animais

Bioesfera e dependência entre as espécies

Cientistas catalogaram milhões de espécies vivos na terra, e todo dia são descobertos novos seres, e cada um deles desempenha uma função única em relação ao todo. Esses milhões de espécies vivas são chamadas pelos cientistas de biosferas e vivem em uma camada de cerca de 1 quilometro de espessura abrangendo água, terra e ar em toda a superfície da terra. E todas as espécies que habitam este ambiente e fazem parte da biosfera estão interligadas entre si, numa vasta corrente em que uns dependem dos outros para se alimentar e para viver.

Como São Formadas as Cadeias Alimentares?

As cadeias alimentares são formadas por categorias, chamadas de “elos” que servem de alimento para as categorias superiores. Os primeiros elos da cadeia alimentar são formados pela categoria dos vegetais, que utilizam a luz solar para produzir a fotossíntese que resulta na energia necessária para o seu desenvolvimento. Os vegetais são classificados como produtores pois produzem seu próprio alimento, a energia de que necessitam para o seu desenvolvimento e assim formam o primeiro elo da cadeia alimentar. Logo depois vêm os consumidores, categoria formada pelos animais, seres vivos que não conseguem produzir a energia de que necessitam para o seu desenvolvimento e assim precisam comer outros seres vivos para sobreviverem.

Animais

A partir dos consumidores a cadeia alimentar se divide em muitas categorias, os secundários que se alimentam dos primários, os terciários que se alimentam dos secundários e assim sucessivamente até chegar ao topo da cadeia alimentar. Em ambientes muito diversos as cadeias alimentares acabam formando complexas e intrincadas teias alimentares, muitas vezes difíceis de serem desvendadas. Além dos produtores e consumidores a cadeia alimentar é completada pelos decompositores, que estão presentes em todos os ciclos e são responsáveis pela decomposição e transformação dos resíduos, degradando e transformando todas as substâncias orgânicas.

Hierarquia e Classificação dos seres vivos na cadeia alimentar

O nível de hierarquia que impera na Cadeia Alimentar classifica as plantas como seres produtores, os animais como consumidores, e as bactérias e fungos como seres decompositores.

Esses seres são divididos em autotróficos, que são os produtores capazes de transformar a matéria orgânica em energia, e os heterotróficos, que se utilizam de outros seres para produzir a energia necessária para sua sobrevivência, esses são os carnívoros, decompositores e herbívoros.

Os seres decompositores se alimentam de excrementos, matéria morta, e assim transformam as substâncias que ingerem em minerais.

Cada um ocupa um lugar na cadeia alimentar, lugar pelo qual é separado como um nível hierárquico, classificando-os em:

Produtores – que são as plantas;

Consumidores – que são os animais;

Decompositores – que são os fungos e bactérias.

O primeiro nível é formado pelos seres autotróficos, ou seja, pelos produtores, que são formados pelas plantas verdes, cianofíceas (algas verde-azuladas ou azuis), cianófitas e bactérias que possuem presença de clorofila, podendo realizar a fotossíntese.

O segundo nível é formado pelos organismos heterotróficos, ou seja, todos os animais e fungos, tanto herbívoros quanto os carnívoros e os decompositores.

 

Transformação da Energia

Através das complexas tramas da cadeia alimentar existe uma extensa relação de interdependência entre os seres vivos que habitam o planeta terra, numa permanente troca de energia entre todos os seres, que compõe a variada biodiversidade do planeta, desde os vegetais, as minúsculas bactérias até as imensas baleias, passando por todos os animais e formas de vida existentes. A energia é transmitida através da vasta cadeia alimentar, e cada ser utiliza parte da energia para seu desenvolvimento e para a reprodução, assim, os animais que ocupam o topo da cadeia alimentar estão em constante risco de extinção, pois além da energia pequena de energia qualquer quebra que ocorra na cadeia alimentar coloca em riso sua sobrevivência.

Imagem

A organização das cadeias alimentares é um assunto muito estudado por biólogos e cientistas, que buscam entender como se forma essa complexa rede, tão importante para o equilíbrio dos ecossistemas e essencial para a preservação do meio ambiente e das espécies. Quando algum elemento da cadeia alimentar escasseia ele coloca em risco o ser logo acima que depende dele para se alimentar e pode trazer importantes prejuízos para o meio ambiente, que variam de acordo com sua classificação na hierarquia dessa complexa organização. Na cadeia alimentar a energia se transforma num ciclo evolutivo interminável, que envolve todo ser vivo do planeta.

Exemplos de seres vivos em uma cadeia alimentar

A cadeia alimentar, também chamada de trófica, é uma sequencia de alimentação por parte dos animais que habitam os ecossistemas. Dentro desses ecossistemas ou comunidades os animais subdividem-se e fazem a alimentação de demais comunidades em séries, como se definisse de fato em um ciclo alimentar.

Cadeia Alimentar

Cadeia Alimentar

Conforme foi mencionado anteriormente, a cadeia alimentar inicia-se com os produtores, passando depois para os consumidores que são os herbívoros ou carnívoros e depois com os decompositores. Esse nível hierárquico passa sempre pela mesma fase, e mantém o sistema dos animais em equilíbrio, já que a cadeia nunca para.

Exemplos de cadeia alimentar estão em sequências como: planta-gafanhoto- ave- jaguatirica- decompositores- insetos alados- cobras- aves- capim-coelho -raposa- decompositores. E assim como se observa segue-se novamente todo o ciclo, com os mesmos tipos de animais. Podemos ter ainda as teias alimentares que são na verdade esse conjunto de cadeias alimentares, na verdade ligadas entre si, pela semelhança dos animais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Alimentação

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • EU AMO CADEIA ALIMENTAR

    maria eduarda 24 de agosto de 2012 17:21
  • amoooooooooooooo cadeia alimentar principalmente gatos e cachorros

    rafaela dias da silva 27 de setembro de 2012 12:35
  • kkkkkkkk caldeia alimentar eu amo isso e meu di ficil mas e bom de estudar e apreder cada vez mas com caldeia alimentar ou ateia limentar

    giulia 17 de outubro de 2012 8:59
  • indiota

    bianca 29 de outubro de 2012 13:46
  • MUITO CHATO NAO GOSTO

    Nome MARCELA KAREM 7 de novembro de 2012 15:54
  • ADOGO A CADEIA ALIMENTAR POIS COM ISSO QUE EU VOU PASAR NAS PROVAS MAS QUE PENA QUE EU VOU TER QUE ESTUDAR SOBRE ISO AINDA E MUITO COMPLICADO

    Nome KAREM 7 de novembro de 2012 15:55
  • odeio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e muito chato

    karem 7 de novembro de 2012 15:59
  • gostos de jogaR GOD WAR SE ALGUEM CONHECE assese o site god of war

    eduardo piedade 17 de novembro de 2012 11:13
  • gostos de jogaR GOD of WAR SE ALGUEM CONHECE assese o site god of war

    eduardo piedade 17 de novembro de 2012 11:15
  • EU SOU FAM DA CADEIA ALIMENTAR

    maria rebeca 21 de novembro de 2012 20:22
  • Estou estudando isso na minha matéria favorita CIêNCIAS

    Pedroka 5 de março de 2013 19:37
  • que bosta trem chato nao me ajudou em nada da arrepios olhar para isso porq e muito ruim eca que explicaçao barata e ruim.

    vitoria peatriny 6 de março de 2013 15:17
  • kkkkkk

    aranyat 21 de março de 2013 8:41
  • ruiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim

    sabrina 27 de março de 2013 15:35
  • Pingback: Cadeia Alimentar Terrestre

  • Que merda nao me ensino nada vai caga ¬¬

    arthur 3 de abril de 2013 9:48
  • adooooooooooorrrrrrrrrrrei todos os comentarios e as explicaçoes

    duanny monique 15 de abril de 2013 16:21
  • ai coisa chata mais facil 🙂

    Raissa 17 de abril de 2013 19:16
  • o que é cadeia alimentar por favor fala tenho que fazer um trabalho fala meu deus que saco…..

    victoria meira 8 de julho de 2013 12:39
  • uxjcujgrwjhcherhqeghfmvefhjvujmjmvwgavwknbhkrbnv ofln vhevbjebvekn venvjenebkebnebjebbnevneujnebbnejhvebevjvejwofjwjqokjnvfkqfjnoqn1ojeovjej1h1ovenwjpf
    jfi2kf23gg4
    nfjkfmk2kwjghrbdfvnenhbnerkglrme
    grjngrujnrejgnmrejgmrekmr4kghnvfkv
    nfngrgjnrejnnjbjmkverjnkbjmrefnkenbofdnjbortkbnjtjbrnbjmv,veknmekmokvmovnengkbrijbnreojberjngtbrobtntrbkmjtgmotbjrejnmgreognmerogklmbmnobjnrjgnbrtikbnrtjkjgbnvthrfgbirkngrinjrnbtrjbrtnbrjnbnbrgnbrjmrbmbtmgrjbntyrijnbrgmrtjbmtmsngvwcdmirfmvtkrmgitrjghntrijgntrbnrjnmbk

    victoria meira 8 de julho de 2013 12:41
  • coisa mais chata kkkkkkkkkkkkk

    rayssa 6 de agosto de 2013 18:57
  • EU GOSTO DE CADEIA ALIMENTAR

    Nomejuliana 15 de agosto de 2013 16:54
  • EU GOSTO DO GATO

    Nomejuliana 15 de agosto de 2013 16:55
  • EU NAO GOSTO DE CADEIA ALIMENTAR PORQUE EU NAO QUERINHA SE PROFESSORA

    NomePROFESSORA CELIA 15 de agosto de 2013 17:00
  • OI ANIGAS VC SAO MUITOS GATAS

    Nomejuliana 15 de agosto de 2013 17:05
  • A TIRETORA CHEIA E GORTA

    NomePROFESSORA CELIA 15 de agosto de 2013 17:06
  • Raissa comovoce é idiota

    izabella 7 de setembro de 2013 7:58
  • eu também estou fazendo na matéria de ciências

    cristoffer 13 de setembro de 2013 21:17
  • affffffffs fl seriu coisa xata msm sendo obrigada a sabr e de co tudo isso e xato

    iara 16 de outubro de 2013 20:33
  • Mt legal mais tipo meio chato !!

    Emilly Caroliny 20 de novembro de 2013 12:26
  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    junia 5 de dezembro de 2013 8:07
  • eu gosto mais ou menos de ciencias mais as veses da muito sono

    junia 5 de dezembro de 2013 8:10
  • chata vc a cadeia alimentar e muito legal.

    larissa vieira 29 de janeiro de 2014 17:21
  • ghhjj

    ufy

    fg6rtyrftf 25 de março de 2014 21:31
  • to fazendo meu trabalho de ciências è a treva

    beatriz 1 de setembro de 2014 13:57
  • Estou aprendendo nessa unidade e estou gostando muito estou no 4 anodo ensino fundamental.

    Beatriz Cardoso Lima 29 de setembro de 2014 9:33
  • ameia cadeia alimentar dos animais

    tercio 7 de agosto de 2015 18:37

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *