Os Animais Herbívoros

Veja exemplos de animais herbívoros e mais características sobre este tipo de animal

Animais herbívoros são essencialmente e basicamente os animais que se alimentam de vegetais em sua alimentação. Este grupo não é nada pequeno, muito pelo contrário, é bem numeroso e representa quase 50% da população da fauna mundial. Ou seja, é quase meio a meio no estilo de alimentação em comparação com os animais carnívoros, mesmo que não pareça.

A maioria das pessoas tende a pensar que os animais carnívoros são mais numerosos pelos portes do seres que se alimentam de carne, mas é um engano. Isso porque os herbívoros são bem numerosos e a maioria das raças que se alimentam de vegetais são de pequeno porte, como os insetos, que são quase infindáveis até o momento tamanha é a lista de insetos que existem e se alimentam de plantas. Muitos não são conhecidos porque são específicos do meio florestal. Os morcegos variam de alimentação por espécie. Algumas se alimentam de plantas, outras de sangue animal.

Animais herbívoros exemplos

São exemplos de animais herbívoros populares: zebra, gafanhoto, girafas, macaco, bois e vacas, cavalos, gansos, algumas espécies de peixes que se alimentam de algas, algumas aves, abelhas, borboletas, elefantes, morcegos, rinoceronte, ovelhas, cabras, entre outros. O homem também pode ser considerado um animal herbívoro porque se alimenta de plantas. Porém, ele também é um carnívoro porque se alimenta igualmente de carnes e também de grãos, vale lembrar, que são considerados plantas.

Animal Herbívoro

Animal Herbívoro

Animais herbívoros características

Os tais animais são aqueles que se alimentam de vegetais em sua alimentação, seja inteiramente de uma planta ou apenas partes, como no caso do gafanhoto. De certa forma os animais herbívoros são também predadores, uma vez que eles tiram de circulação um ser vivo e assim contribuem com o equilíbrio do ambiente vivo no planeta. Predadores, vale lembrar, não são aqueles que precisam capturar a presa por meio de caça, mas que consomem um outro ser vivo seja ele qual for.

A digestão dos animais herbívoros é diferencia dos carnívoros porque o alimento é bem mais fácil de ser digerido no estomago e por isso o período de defecação é mais curto que os demais. Porém, não quer dizer que seu sistema digestivo não tenha as mesmas funções, mesmo que em alguns espécimes sejam diferenciados em órgãos. O ciclo será sempre o mesmo: eles comem, digerem e colocam para fora em fezes e isso não deixará de existir em nenhum animal, seja aquático ou terrestre.

Os herbívoros possuem dentes menos afiados que os carnívoros, mas não menos potentes porque precisam deles para rasgar as plantas da arvores. Porém, os caninos não precisam ser tão salientes como em leopardos e leões ou mesmo na onça.

4 comentários

  1. AI QUE COISA CHATA EU PESQUISEI SE O RINOCERONTE ERA CARNIVO OU HÉBIVORO E ISSO QUE ACONTECE(…)

  2. muito legal esse site

  3. muito legal esse site adorei…

  4. Os herbívoros alimentam-se somente de vegetais

    Os consumidores herbívoros consegue seus alimentos comedo os vegetais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>