Animais Herbívoros: Quais são? Uma Lista e suas Características

Crescemos ouvindo falar que tamanho não é documento. E no caso dos animais não é mesmo. A natureza nos oferece uma riqueza de espécies que, muitas vezes, surpreendem pelo tamanho assustador, mas no quesito da sua representação na cadeia alimentar, completamente inofensivo dos grandes animais herbívoros. Eles estão em toda a parte, geralmente se alimentando de plantas e algas. Assim, animais como o urso panda, o elefante e o alce podem até atacar os humanos, mas você nunca será seu prato predileto.

Animais Herbívoros - Urso Panda se Alimentando

Animais Herbívoros – Urso Panda se Alimentando

O que eles comem

O alimento presente na dieta desses animais provém das plantas, subdividindo-os em grupos de frugívoros, folívoros, nectarívoros, granívoros, polímeros, mucívoros, entre outros. Veja alguns exemplos:

Todos os animais cuja alimentação é feita de frutos e seres da natureza autótrofa são classificados como herbívoros. Autótrofa ou heterotrófico são todas as árvores que realizam a fotossíntese. Portanto, são aqueles que são responsáveis pela “fabricação” do próprio alimento. Não só árvores, mas as algas, muitas plantas e até mesmo alguns tipos de bactérias são autótrofas.

Frugívoros

Com a alimentação baseada em frutas nativas, essas espécies são fundamentais no processo de dispersão das sementes, sendo responsáveis por quase 100% da germinação de plantas frutíferas nas florestas. Esse grupo é representado, por exemplo, pelos morcegos, tucanos e aves pequenas.

Folívoros

Se alimentam especialmente de folhas de árvores e plantas. Nessa categoria se encontram algumas aves e mamíferos como o bicho preguiça, coalas, coelhos e guaribas.

Polímeros e Nectarívoros

Essas espécies, como o nome já indica, se alimentam do pólen e do néctar das flores, essenciais no processo de polinização de diversas plantas. Alguns tipos de morcegos são bons exemplos dessa categoria, além de pássaros, vespas, abelhas e outros insetos. Desse alimento os animais retiram toda a energia necessária para se desenvolver e reproduzir a sua espécie.

A Grande Família Dos Herbívoros

Costumamos imaginar a família dos herbívoros bem menor do que ela realmente é, pois algumas bactérias e até mesmo fungos são classificados como herbívoros. Eles fazem parte da lista quando dependem de um outro ser para conseguir o que é necessário para a própria sobrevivência.

No caso da família dos herbívoros como um todo, encontraremos alguns “membros” cujo os dentes são adaptados, na maior ia das vezes, são bem grandes e largos, como no caso dos cavalos, para ajudá-los a triturar os tecidos vegetais.

Os animais herbívoros não consomem nenhum tipo de carne, não possuem digestão para tal, mas alguns deles ingerem proteína animal através dos ovos que comem. Há também aqueles que a seguir das moléculas de polissacarídeos serem quebradas, eles ingerem o alimento, regurgitando de novo para uma nova mastigação seguida da digestão. Essa é uma característica do grupo de animais herbívoros ruminantes.

Outras Características Dos Animais Herbívoros

Não é o caso de todos, mas uma boa parte dos animais herbívoros vive em zonas temperadas. Isso influencia na dieta dos mesmos, que vão mudando o “cardápio” de acordo com a época do ano. O mesmo pode ocorrer também com espécies de animais que vivem em locais cujo o clima predominante é aquele úmido por conta de chuvas constantes.

Os herbívoros erroneamente são considerados animais mansos, o que não é bem verdade. Não é pelo fato de ser um herbívoro que significa que aquele animal é manso. Pois, sendo de grande porte, alguns desses animais a usam para a própria defesa. Pois na cadeia alimentar, os animais herbívoros não estão em boas condições.

Por isso, não se engane, um animal herbívoro pode atacar agressivamente outros animais e o mesmo em relação aos humanos. Podemos citar como exemplos de animais herbívoros perigosos, o rinoceronte, o búfalo e o elefante.

Herbívoros E A Cadeia Alimentar

Antes de falarmos do papel dos herbívoros dentro da cadeia alimentar, vale a pena ressaltar a importância de cada grupo na mesma. É por causa da cadeia alimentar que se tem o equilíbrio necessário na natureza de uma forma geral. Quando um “elo” desse se quebra, o que é visto imediatamente são problemas de desiquilíbrio, como por exemplo, um lugar que passa a ter uma grande quantidade de mosquitos, que atrapalham diretamente na vida das pessoas.

A natureza é perfeita e tem o seu mecanismo que para funcionar deve ser mantido exatamente da forma como é naturalmente. Cada coisa fora do lugar representa um grande problema para a humanidade como um todo.

Como qualquer outro animal, os herbívoros são importantes para a cadeia alimentar. São eles que levam aos outros animais as vitaminas necessárias, principalmente aquelas que são encontradas nas plantas. Os herbívoros alimentam os carnívoros.

A segunda importância dos animais herbívoros na cadeia alimentar é que eles são capazes de controlar as populações de plantas. Não deixando que a taxa de crescimento das mesmas aumentem muito. O mesmo fazem os insetos.

Qual o papel dos herbívoros na cadeia alimentar?

Como parte da cadeia alimentar dos animais, todas as espécies têm sua relevância. No caso dos herbívoros, a vitamina proveniente da energia solar que fica armazenada nas plantas acaba chegando até outras espécies por meio deles. Dessa forma, ao comer a planta, a carne do herbívoro recebe nutrientes fundamentais para a sobrevivência de espécies, especialmente dos carnívoros.

A característica fundamental para se identificar um animal herbívoro é a mais visível: o tamanho ou a imponência. Em posição desconfortável na cadeia alimentar, eles se utilizam de alguns mecanismos de defesa e principalmente do tamanho e força para se defender. Dessa forma, é engano pensar que um animal herbívoro é sempre manso.

Algumas espécies tornam-se bastante agressivas e podem atacar humanos e outros bichos. Um exemplo disso é a rica fauna presente nas savanas africanas, onde três dos cinco animais mais perigosos se alimentam de plantas.

Identificando os Seres Herbívoros

Uma boa maneira de saber se um animal é herbívoro ou não é fazendo uma identificação olhando bem na cara dele. Não é brincadeira, dá sim para fazer dessa forma, justamente por conta de uma característica desses animais muito marcante que é os globos oculares do lado. Os animais herbívoros não precisam ter os olhos na frente da cabeça como os carnívoros, pois não precisam caçar outros animais para a própria alimentação.

Veja Como Os Herbívoros São Classificados De Acordo Com A Dieta Preferencial

1- Folívoros: são aqueles animais herbívoros cuja a alimentação se resume em folhas de plantas e ou de árvores. Algumas aves fazem parte desse grupo e também alguns mamíferos, como o bicho preguiça e os coelhos.

2- Frugívoros: são os animais herbívoros que tem como preferência as frutas nativas na alimentação. Por isso, eles mesmo ajudam na germinação das plantas frutíferas. Podemos citar como exemplos, os tucanos e os morcegos.

3- Polímeros e Nectarívoros: esses herbívoros são aqueles cuja dieta preferencial é feita de pólen e néctar de flores. Podemos citar como exemplo de animais desse grupo, as vespas, as abelhas e os morcegos.

Quais são os Animais Herbívoros? Veja uma Lista com exemplos

Os herbívoros também se classificam como e se dividem em grupos:

1- Antílope que fazem parte da família dos Bovídeos. O prato principal desses animais é a grama e a maior parte deles pode ser encontrada na África.

Antílope

Antílope

2- A anta faz parte da família Tapiridae e já tem uma dieta mais variada entre os herbívoros, enquanto só antílopes resumem o que eles comem em grama, esse grupo varia a alimentação com ervas, frutos, brotos, folhas e flores.

Anta mostrando os dentes

Anta mostrando os dentes

3- Na família Camelidae, onde podemos encontrar, por exemplo, o camelo, eles comem grãos, aveia, trigo e grama e podem ser vistos na Austrália, na África e na Ásia.

Camelo

Camelo

4- Na família dos Ursidae está um dos herbívoros mais fofos do planeta, o urso panda, que se alimenta de bambu e pode ser visto no Centro-Oeste e no Oeste Sul da China. Vale ressaltar, que infelizmente, esse animal corre o risco de desaparecer. É uma espécie que está em vias de extinção.

Urso Panda deitado comendo

Urso Panda deitado comendo

5- Na família Huminidae estão os primatas que só podem ser vistos na África. A alimentação deles é bem variada, em relação a muitos outros herbívoros, eles comem brotos, folhas e frutas.

Huminidae

Huminidae

6- Tem também a família dos herbívoros que é a dos Equídeos, que são aqueles que se alimentam de somente duas coisas: arbustos e capim. Eles podem ser vistos em vários lugares do mundo.

Equídeos

Equídeos

Como dá para ver a base da alimentação dos herbívoros é uma única, porém, divididos em grupos, observamos que também existe diferença dentro de cada um deles em relação ao o que cada espécie de animal come.

Fotos de Animais Herbívoros

Veja exemplos de animais herbívoros e mais características sobre este tipo de animal

Animais herbívoros são essencialmente e basicamente os animais que se alimentam de vegetais em sua alimentação. Este grupo não é nada pequeno, muito pelo contrário, é bem numeroso e representa quase 50% da população da fauna mundial. Ou seja, é quase meio a meio no estilo de alimentação em comparação com os animais carnívoros, mesmo que não pareça.

A maioria das pessoas tende a pensar que os animais carnívoros são mais numerosos pelos portes do seres que se alimentam de carne, mas é um engano. Isso porque os herbívoros são bem numerosos e a maioria das raças que se alimentam de vegetais são de pequeno porte, como os insetos, que são quase infindáveis até o momento tamanha é a lista de insetos que existem e se alimentam de plantas. Muitos não são conhecidos porque são específicos do meio florestal. Os morcegos variam de alimentação por espécie. Algumas se alimentam de plantas, outras de sangue animal.

Animais herbívoros exemplos

São exemplos de animais herbívoros populares: zebra, gafanhoto, girafas, macaco, bois e vacas, cavalos, gansos, algumas espécies de peixes que se alimentam de algas, algumas aves, abelhas, borboletas, elefantes, morcegos, rinoceronte, ovelhas, cabras, entre outros. O homem também pode ser considerado um animal herbívoro porque se alimenta de plantas. Porém, ele também é um carnívoro porque se alimenta igualmente de carnes e também de grãos, vale lembrar, que são considerados plantas.

Animais herbívoros características

Os tais animais são aqueles que se alimentam de vegetais em sua alimentação, seja inteiramente de uma planta ou apenas partes, como no caso do gafanhoto. De certa forma os animais herbívoros são também predadores, uma vez que eles tiram de circulação um ser vivo e assim contribuem com o equilíbrio do ambiente vivo no planeta. Predadores, vale lembrar, não são aqueles que precisam capturar a presa por meio de caça, mas que consomem um outro ser vivo seja ele qual for.

A digestão dos animais herbívoros é diferencia dos carnívoros porque o alimento é bem mais fácil de ser digerido no estomago e por isso o período de defecação é mais curto que os demais. Porém, não quer dizer que seu sistema digestivo não tenha as mesmas funções, mesmo que em alguns espécimes sejam diferenciados em órgãos. O ciclo será sempre o mesmo: eles comem, digerem e colocam para fora em fezes e isso não deixará de existir em nenhum animal, seja aquático ou terrestre.

Os herbívoros possuem dentes menos afiados que os carnívoros, mas não menos potentes porque precisam deles para rasgar as plantas da arvores. Porém, os caninos não precisam ser tão salientes como em leopardos e leões ou mesmo na onça.

Curiosidades

– Para identificar se um animal é herbívoro, a dica está na cara: ao contrário dos carnívoros, que precisam dos olhos na parte da frente da cabeça para facilitar a caça das presas, os herbívoros possuem os globos oculares dos lados. A estrutura diferenciada é um dos seus mecanismos de proteção, pois com os olhos posicionados um em cada lado da cabeça eles conseguem perceber mais facilmente a aproximação de um predador.

– O intestino dos animais herbívoros é bem maior do que o dos carnívoros. Isso ocorre porque o processo da digestão dos vegetais é mais difícil do que o da carne.

– As maiores espécies de dinossauros registradas até hoje são de herbívoros, com estrutura predominantemente quadrúpede, de movimentos lentos e ruminantes, semelhantes aos bovinos.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Alimentação

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • AI QUE COISA CHATA EU PESQUISEI SE O RINOCERONTE ERA CARNIVO OU HÉBIVORO E ISSO QUE ACONTECE(…)

    NomeCVCVCVCV FTT 17 de setembro de 2012 16:04
  • muito legal esse site

    puta 20 de março de 2013 19:23
  • muito legal esse site adorei…

    puta 20 de março de 2013 19:23
  • Os herbívoros alimentam-se somente de vegetais

    Os consumidores herbívoros consegue seus alimentos comedo os vegetais

    letecia 30 de setembro de 2013 14:28

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *