A Alimentação Correta Para seu Cavalo

Os cavalos são animais dóceis e de grande porte, por isso requerem uma alimentação especial e balanceada, a fim de conseguirem executar com êxito, todas as tarefas necessárias em seu dia a dia.

Os alimentos oferecidos a esses animais têm que ter qualidade comprovada, e os mais comuns são os naturais como o feno, erva, aveia, cenoura e as forragens, como também as rações, essenciais para suprir as necessidades nutricionais do animal. Todos eles juntos, formam a dieta alimentar do cavalo, mas têm que ser fornecidas as quantias certas de cada um, para que não prejudique a saúde do bicho.

Quais os alimentos ideias para o cavalo?

Há ainda para a alimentação dos cavalos, os biscoitos concentrados, alimento completo que auxilia no cumprimento das necessidades primárias do animal, para que tenha uma dieta equilibrada. Eles são fáceis de oferecer e quase sempre são misturados a outros alimentos como as ervas ou o feno.

Depois de terem sido supridas todas as necessidades do animal, de acordo com a atividade que ele vai executar, sua idade, sua fase de crescimento, se vai trabalhar na lavoura ou será usado no esporte, aí deve ser oferecida a complementação alimentar, com a finalidade de se chegar aos níveis ideais de energia e proteína, não se esquecendo de preservar sua natureza.

Alimentos recomendados para cavalos

Alimentos recomendados para cavalos

A Ração é recomendada?

A ração atua na complementação da alimentação do cavalo, pois corrige o que está faltando, supre as necessidades de vitaminas e minerais que não são conseguidas com os produtos naturais. Por isso, ela deve ser de boa procedência, o que garante a qualidade e eficácia do produto.

No mercado há diversos tipos de ração e normalmente se apresentam na forma peletizada, farelada, extrusada e laminada.

Há rações que podem ter qualidade proteica e energética, como a peletizada, muito além das extrusadas e laminadas, por isso, deve ser levado em consideração o teor de cada uma, sem se preocupar tanto com a aparência das mesmas.

Rações para cavalo

Rações para cavalo

Quantidade de comida por dia e outras dicas

A alimentação deve ser oferecida em quantidades menores e em várias refeições, pois assim o aproveitamento é mais eficaz, não se esquecendo que é prejudicial para o cavalo a ingestão de mais de 2 kg da ração se ele tiver até 500 kg.

Outra dica a se respeitar é que toda modificação feita na ração do animal, seja ela na troca de marca ou textura de grãos, deve ser feita de forma gradual, respeitando o mínimo de 20 dias, para que não ocorra nenhuma reação gástrica ou intestinal.

Antes de alimentar o animal, desta ou daquela forma é necessário que ele sofra uma avaliação profissional profunda, para que se saiba sua real necessidade e com isso seja obtido o melhor resultado de seu trabalho e acima de tudo, seja mantida a sua saúde. Por isso, é de vital importância que se faça uma criteriosa avaliação da ração que o animal vai consumir, pois ela fará considerável diferença em seu desempenho.

Boa alimentação do cavalo

Boa alimentação do cavalo

Manejo Alimentar do Cavalo

A grande maioria está acostumada a ter animais de pequeno porte para cuidar, cães, gatos, peixes, pássaros, mas quando se trata de animais maiores, a conversa é outra, já que eles necessitam de um cuidado diferenciado, o que é o caso do cavalo.

Muitas pessoas que têm um cavalo podem desconhecer a forma que ele deve ser alimentado, mas há a quantidade certa de ração que o animal deve consumir diariamente.

Um cavalo adulto consome de 0,5 a 1% de seu peso total, em ração. Porém, a quantidade necessária de alimentação do cavalo não pode ser feita só em ração, mas também em feno e capim verde, que devem somar 3% do peso do cavalo e oferecida ao animal de forma fracionada, várias vezes ao dia. Tudo isso deve ser contabilizado visando o tipo de trabalho que o animal executa e também levando em consideração sua idade.

Os cavalos, apesar do tamanho, são animais extremamente sensíveis e tendem a ter muita cólica, em razão da alta quantidade de alimento que ingerem, por isso, estes devem ter muita qualidade. As dores abdominais podem ser originadas de ver, de quantia exagerada da ração ofertada ou do feno, e ainda de alimentos ruins, por exemplo, o capim ou feno oferecido estarem já embolorados.

Alimentação correta para cavalos

Alimentação correta para cavalos

Hidratação é fundamental

Outro fator que pode causar o desconforto no animal é a falta de hidratação, ou seja, consumo inferior do ideal, de água. A falta de água para o cavalo pode levá-lo à morte, já que 60% da massa corpórea do animal e é o que mantém as funções vitais dele. Porém, a água não pode ser fornecida logo depois do exercício, o cavalo deve voltar ao descanso e só então beber água à vontade.

As rações dos pequenos animais é diferenciada de acordo com a idade e a necessidade dos mesmos, e a dos equinos não é diferente. Também podem ser encontrados alimentos baseados na quantidade de caloria que cada tipo de animal deve ingerir, principalmente aqueles que executam trabalhos estafantes, como o caso dos cavalos atletas.

Hidratação dos cavalos

Hidratação dos cavalos

Sempre consultar um profissional qualificado

Além da ração correta para seu cavalo, as visitas ao veterinário são importantes para avaliar seu desenvolvimento e desempenho, os exames também são peças fundamentais, pois podem diagnosticar doenças e com isso buscar uma nutrição balanceada adequada, compensando as vitaminas e minerais que faltam ao seu animal através de compostos nutritivos,  que elevam a qualidade de vida e de trabalho de seu equino.

Caso tenha dúvidas da melhor ração e melhor complemento nutricional, pesquise em revistas, sites que podem ajudar a tirar suas dúvidas e auxiliar na busca de uma vida saudável para seu cavalo. Isso tudo, sem nunca dispensar as orientações médicas e dos tratadores que convivem e conhecem bem os hábitos alimentares de seu animal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Alimentação

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • boa tarde. tenho um garanhao seis anos mangalharga machador. gostaria de saber qual a dieta certa p ele. quantidade certa por dia.

    alexandre marcos 30 de março de 2014 18:31
  • ola gostaria de saber a quantidade de raçao e de feno para dar a meus cavalos tenho cavalos campolinos estou dando raçao e capim mas não sei a quantidade serta

    marcio schaadt 27 de setembro de 2014 18:15
  • Boa Tarde,
    Tenho Potro de apenas 3 anos, a minha pergunta e, por ser animal novo e necessario diferenciar seu alimento de um cavolo eredo, bem como a indicação de produtos para banho e clina para manter pelos bonitos.
    Grato..
    Ass.
    Adilson Cabral

    Adilson Cabral de Souza 8 de abril de 2015 14:17

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *