Loris Amor Amor

Certamente você já ouvir falar em diversas aves, mas nem todas pessoas conhecem o Loris Amor Amor.

Especificações

  • Dimensões da Ave: A mesma pode chegar a medir aproximadamente 30 cm
  • Peso Aproximado: O peso dessa ave geralmente não ultrapassa as 250g
  • Tempo de vida: O Lóris Amor Amor pode viver até 30 anos
  • Alimentação: Geralmente essas aves comem apenas ração própria e ainda frutas

Conhecendo Melhor

A ave lóris pertence à família dos psitacídeos, sendo que sua principal característica fica por conta do bico curvo e ainda da arredondada língua, que são fundamentais para sua capacidade de comunicação por meio da fala. Outra propriedade bastante peculiar dessas aves é a monogamia, uma vez que é formada a dupla, os mesmos serão companheiro para sempre. Ao contrário de outras espécies, os lóris não têm nenhum tipo de dimorfismo sexual, fêmeas e machos são quase que iguais em sua aparência externa.

Para que se possa conseguir a comprovação adequada do sexo dessa ave, é preciso que seja feito um exame em laboratório, daquele de DNA por meio da pena ou do sangue.

O Processo de Aquisição

Antes de adquirir qualquer tipo de ave, veja primeiro qual delas calha melhor com sua forma de viver e ainda encontre aquela que seja capaz de suprir todas as suas expectativas, pensando sempre que a mesmas, assim como todos os animais, precisam de cuidados especiais, e diários, e ainda são dependente de carinho e atenção. Somente agindo desta maneira você conseguira usufruir de uma ave saudável e feliz.

Aparência

Descrição: As Lóris são quase todas vermelhas contando com a borda das asas em tom de amarelo, e o restante todo em verde. Como já mencionamos, não existem diferenças entre fêmeas e machos.

Onde Podem Ser Encontradas: Elas aparecem principalmente no norte das Ilhas Moluccas, localizadas na Indonésia.

Modo de Vida: Podem ser encontrados em florestas secundárias e primárias maduras. Têm hábitos nômades, sendo assim, não se apegam ao lugar onde estão, costumam mudar com frequência, talvez em razão da perseguição excessiva do ser humano. Quase sempre são avistados em pares.

A Reprodução: Essas aves põem um número variável de ovos, entretanto, de maneira geral, são em torno de 3. O tempo de espera pode chegar no máximo a 28 dias para que aconteça a eclosão. Depois de passados 76 dias é que os filhotes estarão aptos para o voo.

Curiosidades: As Lóris possuem um forma amistosa de convívio e possuem grande empatia com as pessoas. Num tempo curto passam a se tornar bem dóceis e tranquilos de serem domesticados. São demasiadamente ativas e preferem se pendurar e ficarem a fazer inúmeras acrobacias. Quase sempre, essas aves são animais com grande energia e excelentes imitadores e assobiadores.

Outros Tipos de Loris

LÓRIS ARCO ÍRIS

Nome pelo qual é conhecido: Lóris Arco-Íris

Nome dado pelos cientistas: Trichoglossus h. haematodus

Descrição Aparente: Apresenta a cabeça com três cores, roxo, vermelho e amarelo, enquanto que na parte do peito, a cor pode sofrer variações indo do laranja ao vermelho e, na barriga, do amarelo ao verde. A parte dorsal é verde em sua totalidade. Assim como o outro Loris, este não apresenta diferenciação entre fêmeas e machos.

Tamanho: pode chegar até os 25 cm.

Peso: pode pesar no máximo 250 gramas.

Onde é encontrado: pode ser avistado em somente uma ilha da Indonésia.
Hábitos: Geralmente são vistos em regiões de florestas secundárias, lugares com plantações e campos abertos. Quase nunca são avistados em florestas primárias.

A Reprodução: essas aves geralmente põem no máximo três ovos. A incubação pode ocorrer em até 27dias. O filhote está apto a voar com apenas 80 dias de vida.

Assim como outras aves tem uma expectativa de vida de até 30 anos.

Curiosidades: São aves bastante amistosas e que gostam das pessoas. Num tempo curto estarão prontas para o convívio humano.

LÓRIS BAILARINO

Cientificamente é chamado de Lorius lory

Tem quase todo o corpo vermelho, e, sua cabeça traz um colar e uma faixa azul-escuros. O abdômen e o peito apresentam cor azul, e suas asas são todas verdes. Não existem diferenças na aparência de fêmeas e machos.

Pode ser encontrada na Nova Guiné.

Informações: Se adaptam melhor em florestas primárias, porém também aparecer em florestas secundárias. Podem ser vistos sempre em pares e em grupos pequenos. Em grupos maiores são avistados no ato da alimentação.

Os lóris também põem no máximo três ovos, sendo que o tempo de espera para a eclosão está em torno de 26 dias. Ao contrário das outras aves citadas, o filhote pode voar quando chega aos 70 dias, podendo ocorrer antes disso também, depois dos 57.

LÓRIS BORNEO

No meio científico é chamado de Eos bornea

Aparência: São quase que completamente vermelhos, apresentando um grande brilho na coloração. Existe um pingo de azul disposto nas asas. Não existem diferenças aparentes entre fêmeas e machos.

Podem ser encontrados apenas no sul das Ilhas Moluccas, também na Indonésia e ainda em várias outras localidades ao redor do Pacífico.

Costumam se cercar de bandos grandes e vivem perto de plantações, florestas primarias e secundárias. Costumam preferir vegetações que hajam sofrido interferência e onde possam encontrar áreas abertas. Esta espécie pode apresentar hábitos noturnos.
Em todo o planeta existe uma população de aproximadamente 1.000.000 de indivíduos da espécie.

LÓRIS CAPISTRATUS

Nome dado pela ciência: Trichoglossus haematodus capistratus

Na aparência dessa ave, apenas a cabeça apresenta coloração azul escura, contando com uma espécie de colar em amarelo-esverdeado. A barriga apresenta um tom verde escuro e o peito é mais amarelo. As costas apresentam uma grande parte em cor verde. Também não apresenta diferença significativa em fêmeas e machos.

Essas aves podem ser encontradas em algumas Ilhas da Indonésia, da Nova Guiné da Austrália.
Estão presentes em vários habitats, que variam das regiões cultivadas até as florestas. São avistados em grupos pequenos próximas aos indivíduos lóris de outros tipos.

Ao contrário dos outros Lóris, os filhotes desta espécie estão prontos para voar com aproximadamente 8 semanas de vida.

Também como outras aves vivem bastante, algo em torno dos 30 anos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *