Ouriço Cacheiro

O ouriço cacheiro é o maior insetívoro de toda a fauna. Essa espécie possui o dorso coberto de espinhos aguçados e longos, são de cor acastanhada e tem bandas escuras nas extremidades. Suas orelhas são iguais e pequenas, a cauda também é pequena, a cabeça se destaca bastante do corpo. A superfície ventral e a cabeça são cobertas de pelos. O sentido do olfato e da audição são bastante desenvolvidos, ao contrário da audição.

Ouriço Cacheiro deitado

Ouriço Cacheiro deitado

Características do Ouriço Cacheiro: Comportamento

São vistos durante as últimas horas do dia até o amanhecer, pois são de hábitos noturnos. Alimentam-se de invertebrados como, escaravelhos, minhocas, aranhas, lagartas e lesmas, comem também ovos, peixes e pequenos invertebrados como, sapos, crias de roedores e de aves e lagartos. Consome em média 70 g de alimentos por noite.

Tamanho e peso

Ele chega a medir de 18 a 20 cm de comprimento, e a pesar de 700g até 1kg.

Nome científico

Erinaceus Europaeus

Reprodução

Eles se reproduzem durante abril até agosto, sendo que a gestação dura de 12 a 13 semanas. A cada ninhada nasce cerca de 4 a 6 crias. O Ouriço Cacheiro vive cerca de 7 a 10 ano. As principais causas de mortalidade desta espécie e causada durante a hibernação, e por predadores como raposas, cães e texugos.

Alimentação do Ouriço Cacheiro

Os ouriços cacheiro que vivem na natureza por conta própria alimentam-se com uma variedade de insetos e vertebrados de porte pequeno, como minhocas, escaravelhos, lesmas, lagartas, aranhas, peixes, ovos, sapos e crias de aves, roedores e lagartos.

Já os ouriços que são criados em cativeiros alimentam-se de ração de cachorro ou com comida de gato, legumes, frutas, carne, pedaços de queijos, grilos e ovos cozidos, que são considerados grande petisco para os hedges.

Para estes a ração ideal é a ração de filhotes de gatos diet, pois são menos gordurosas e não engordam. Evite fazer dietas que consiste só em insetos, pois pode acabar causando um desequilíbrio de minerais.

A quantidade de comida tem de ser controlada para que não ocorra obesidade. Comece dando por dia, 2 colheres de sobremesa. Ofereça água a vontade, para facilitar essa atividade, coloque bebedouros de bico na gaiola, assim o ouriço fica a vontade para beber a água quando bem quiser.

Venda de Ouriço Cacheiro

A procriação e a criação de ouriço precisam de autorização, por isso é um pouco difícil achar locais onde a venda esteja dentro dos regulamentos da lei. Dizem que os Ouriços cacheiro chegam a custa até R$ 500,00. Os ouriços são animais solitários, caso sejam criados em cativeiros, é muito pouco aconselhável que tenha dois ouriços na mesma casinha, ou gaiola.

A casinha para o ouriço deve ter no mínimo 20/30 de altura, 60 de comprimento e 40 de profundidade, para que seja bastante espaçosa, fora que a casinha pode ser aquelas que tenham o segundo piso, porém você deve ter cuidado, para que ele não cai de um piso para o outro.

Procure gaiolas com grades boas, pois existem umas que possa vir a ferir a patinha ou até mesmo o focinho do ouriço. Lave a casinha toda semana, deixando-a bem limpinha.

Coloque na casinha acessórios como, bebedouros e comedouros, um ninho ou toca, para que eles durmam aconchegados, coloque um “chão” deferente para eles saberem o local onde fazer suas necessidades, e tubos para eles brincarem. De o que comer e beber todos os dias para o ouriço, isso é muito mais que essencial e não deve ser esquecido nunca.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Alimentação

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • qual a alimentação adequada p/ o ouriço ? como manusia – lo p/ levar a o veterinário . obrigado .

    LUIZ FERNANDO DE SOUZA 19 de novembro de 2013 13:54
  • Uau são tão fofos!

    Anjofofa 28 de março de 2014 14:29
  • Uau são tão fofos! Quero um sou tão burra eles picam?

    LucikikaII 28 de março de 2014 14:30
  • Boa Noite.

    Resido no Algueirão, Cuja casa tem um jardim com um espaço bastante razoável de vegetação arbustos e muitas pedras grandes com buracos.
    Para além de 3cães adotados no Canil de Sintra

    Paulo Teixeira 25 de junho de 2015 23:10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *