Tudo Sobre Urubu

Os urubus são aves injustiçadas pelo fato de serem vistas como animais que gostam de estar em meio ao que é podre devido a sua base alimentar ser composta de carne em decomposição. Algo que, como veremos a seguir, não é necessariamente resultante de um gosto intrínseco, mas de suas características físicas. Que tal saber tudo sobre os urubus que fazem parte da família Cathartidae que é a mesma dos condores.

Conheça as Características dos Urubus

Os urubus são encontrados somente no continente americano, de grande porte são consideradas aves de rapina por alguns estudiosos, mas por outros não devido a sua incapacidade de caçar. No Brasil há cinco espécies de urubus: urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura), urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus), urubu-rei (Sarcoramphus papa), urubu-da-mata (Cathartes melambrotus) e urubu-de-cabeça-amarela (Cathartes burrovianus).

As garras dos urubus não são eficientes para empreender luta contra outros animais de maneira que concentram sua alimentação em carne em decomposição. Para ter mais facilidade em encontrar alimento essas aves possuem visão e olfato bem-desenvolvidos. Os urubus se destacam no grupo de aves pelo seu poderoso olfato haja vista que esses animais são reconhecidos por ter esse sentido menos pronunciado.

O Voo do Urubu

 O voo dos urubus é planado de maneira que eles gastam pouca energia, algo possível porque essas aves ascendem usando as correntes de ar provenientes do solo. Aliás, esse é o motivo pelo qual é difícil ver urubus voando de manhã, o solo ainda não está aquecido o bastante.

Características Morfológicas dos Urubus

A alimentação dos urubus é baseada em carne em decomposição e por isso boa parte das espécies não tem penas no pescoço e na cabeça. Ao se debruçar sobre seu alimento eles poderiam acumular resíduos nas penas do seu pescoço e cabeça de maneira que ficariam sujos, não ter penas nessa área auxilia na limpeza e também no cuidado com a saúde dos urubus.

Nada de Ninhos

Os urubus são aves que não constroem ninhos, podem colocar seus ovos em penhascos, fendas ou até em árvores ocas. Quando inseridos no contexto urbano das grandes cidades podem usar as sacadas dos prédios. Os ovos levam entre 40 e 60 dias para eclodir. De maneira geral os urubus colocam de dois a três ovos dependendo da espécie.

Voo do Urubu

Voo do Urubu

Tamanho dos Urubus

De grande porte essas aves podem pesar entre 1,5 e 12 kg. O tamanho varia bastante entre as diferentes espécies de urubus. Por exemplo, o Urubu-Rei que é o maior do Brasil possui 71 centímetros de altura e 81 centímetros de comprimento. Tem até 1,8 metro de envergadura de asa. Em contrapartida o Urubu-de-Cabeça-Preta tem apenas 56 centímetros de altura e 66 centímetros de comprimento.

Urubu de Cabeça Preta Com as Asas Abertas

Urubu de Cabeça Preta Com as Asas Abertas

A Curiosa Alimentação dos Urubus

O alimento mais presente na alimentação dos urubus é carne em decomposição devido ao fato de que suas garras não são eficientes para a caça. Adaptados, os urubus possuem garras bastantes práticas para cortar os tecidos de animais mortos. Em algumas situações podem se alimentar de animais vivos que estejam fracos ou até de alguns frutos.

As necessidades impostas por sua condição, digamos mais frágil em comparação com outras aves de rapina, fez com que essas aves tivessem algumas adaptações sensoriais. Seu olfato se destaca permitindo que encontrem alimentos até em regiões remotas e com mata fechada. A visão também é bastante eficiente. Cidades que possuem dificuldades de saneamento básico tendo a ter uma grande concentração de urubus. Essas aves podem viver no entorno de matadouros, lixões e onde há muito volume de lixo.

Alimentação dos Urubus

Alimentação dos Urubus

Por Que Urubus Não Adoecem Comendo Carniça?

Uma pergunta que muitos se fazem e cuja resposta é que eles possuem um sistema imunológico bastante forte e um ácido gástrico poderoso. Dessa forma dificilmente urubus irão adoecer por ter ingerido bactérias ou outros fatores motivadores de doenças.

Uma curiosidade é que urubus geralmente não se alimentar da carcaça de outros urubus porque se a ave em questão tiver falecido em decorrência de uma doença o predador poderia ser afetado também, seria algo que o sistema imunológico fortalecido dos urubus não conseguiu deter.

Conheça Algumas Espécies de Urubus

Existem sete espécies de urubus no mundo e como já mencionamos cinco delas podem ser encontradas no Brasil. Que tal saber mais sobre algumas das espécies de urubu?

Urubu-de-Cabeça-Vermelha

Urubu-de-Cabeça-Vermelha

Urubu-de-Cabeça-Vermelha

 

O nome dessa espécie decorre do fato de que seu pescoço e cabeça tem cor avermelhada. As penas dessa ave são pretas predominantemente, no entanto, quando empreende voo é possível avistar algumas penas de cor cinza-escura em suas asas.

A alimentação dessa ave é praticamente só de carcaças de animais mortos, porém, em algumas situações pode matar vertebrados de pequeno porte. Possui capacidade olfativa bem desenvolvida, mas mesmo chegando antes pode ser retirado da carcaça por outras espécies de urubu que são maiores e mais fortes.

Urubu-de-Cabeça-Pret

A espécie de urubus que melhor se adaptou as grandes cidades pode ser chamada popularmente de corvo ou urubu-comum. Também se alimenta de carcaças de animais mortos, porém, pode se alimentar ainda de lixo orgânico. Visto com frequência em lixões. Em média esse urubu mede 60 centímetros, possui penas e pele na região do pescoço e cabeça pretas.

Nos momentos em que está em voo é possível avistar algumas penas brancas que ficam na ponta das suas asas. Aliás, é esse detalhe que ajuda a diferenciar essa espécie de outras espécies de urubus.

Urubu-Rei (ou Urubu-Branco)

Urubu-Rei

Urubu-Rei

O maior urubu do Brasil, o Urubu-Rei, possui a cabeça e o pescoço coloridos sendo a sua plumagem branca. Outros nomes pelos quais é conhecido incluem corvo-branco, urubu-rubixá e urubu-real. Em média mede 71 centímetros de altura e tem 81 centímetros de comprimento. Pesa entre 3 e 3,7 kg sendo encontrado do sul do México até o norte da Argentina inclusive no Brasil. Geralmente é encontrado em florestas com clareiras que fiquem perto de áreas de montanha ou paredões na Caatinga ou Cerrado.

Uma das características diferenciais dessa espécie é ter bico extremamente forte e curvado. O seu bico lhe rendeu a alcunha de despedaçador. O nome de rei é proveniente do fato de que é sempre o primeiro a se alimentar quando está compartilhando a carniça com outros urubus. A deferência dos demais para com o Urubu-Rei se deve ao fato de que seu bico reforçado rasga as carcaças com mais facilidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *