O Triturus marmoratus, mais conhecido como tritão-verde ou tritão-marmoreado, é uma espécie de anfíbio caudado que pertence à família Salamandridae. Podem ser encontrados em Portugal, no sudoeste da França, e no norte da Espanha. Embora sejam comuns, são difíceis de serem encontrados, pois eles ficam em locais escondidos como rochas, debaixo de troncos caídos, ou outros locais úmidos.
Estas espécies são encontradas na cor preta ou castanha-escura, com manchas de formato retangular e de cor verde. Os machos já adultos, possuem uma risca bege ou branca na cauda, com um crista dorsal, quando estão em época de reprodução. Os juvenis e as fêmeas, não possuem crista dorsal, e sim uma risca alaranjada ou vermelha.
A época de reprodução desta espécie vai de janeiro até maio. Suas reproduções podem ser encontradas em valas, charcos, poços, tanques e outros locais com água estagnada. Porém as fêmeas são tão espertas que elas depositam seus ovos em folhas de vegetação aquática, dobrando as folhas sobre os ovos, para escondê-los dos predadores. Alguns dias após os ovos serem depositados, 50 % deles morrem, devido a síndrome do cromossoma1.