Tatu Galinha

O tatu-galinha é um animal encontrado no Brasil, Argentina e Estados Unidos, a espécie possui a carapaça quase totalmente nua, olhos pequenos, orelhas grandes, cauda longa com a ponta fina. O animal também é conhecido como tatu-de-folha, tatu-verdadeiro, tatuetê, entre outros nomes.

As tatu-galinha fêmeas sempre dão a luz a quatro filhotes, que são sempre do mesmo sexo. Esse fenômeno é chamado de poliembrionia, que nada mais é do que um único zigoto que dá origem a vários embriões. E a gestão dura 120 dias e acontece apenas uma vez no ano para cada fêmea, que tem sua maturidade sexual quando atingem um ano de vida.

Galinha

São animais capazes de atravessar cursos de água que não sejam muito extensos, sem ter que parar para respirar, eles vão caminhando pelo fundo e assim, chegam ao outro lado.

O tatu-galinha é muito caçado devido sua carne que tem o sabor muito parecido com o da galinha, daí se originou o nome, e por isso está entre as dez espécies mais apreendidas pelo IBAMA e tem se tornado cada vez mais raro, por causa do comércio e matança ilegal.

Curiosidades Sobre o Tatu Galinha

O tatu-galinha alimenta-se de alguns insetos, como formigas e cupins, e também de vegetais e pequenos vertebrados. Possui vários dentes, mas não faz uso deles durante a mastigação, pois são dentes fracos.

É um animal bastante rápido, característica que ajuda muito durante a fuga de caçadores e animais predadores, os tatu-galinha correm e cavam buracos para se esconderem. Seu peso chega a até 8 quilos e seus hábitos são noturnos.

Buraco

Para se reproduzirem, as fêmeas constroem um ninho com folhas secas no fundo das tocas, e lá os filhotes permanecem até completarem dois meses de vida. É comparado a um guerreiro medieval, pois sua carapaça parece uma armadura que o protege. Sua carne foi muito usada como alimento nas áreas rurais do Brasil, mas isso antes do IBAMA tornar essa prática ilegal.

Preservação do Tatu Galinha

Por ser um animal que é alvo de caçadores, o tatu-galinha precisa ser preservado para que não acabe entrando em extinção. Esse animal pode ser encontrado nos principais santuários ecológicos do Brasil, como: Amazônia, Serra Geral em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, Grande Sertão Veredas em Minas Gerais e na Tijuca no Rio de Janeiro.

Preservar

Nesses locais é possível ter um contato direto com a fauna e flora brasileiras e assim, se conscientizar quanto à necessidade de preservar cada espécie. E é também nesses locais que são realizados projetos que visam a preservação de espécies como o tatu-galinha, ouriços, cachorros do mato, entre outros.

Se cada um conhecer a importância que cada animal tem na natureza e no equilíbrio biológico, talvez viveríamos muito melhor e em paz com a natureza.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *