Durante os meses quentes de verão, provavelmente o seu cão gosta de longas caminhadas, se divertir pelos caminhos e deixar a mesmice do ambiente onde vive.
É um momento divertido para eles, porque o tempo é bom e a maioria dos cães preferem estar passeando, onde toda a emoção é pouca! No entanto, há um perigo especial que vários donos de cães não levam em conta, que é quando as temperaturas se tornam extremamente quentes, e que pode acontecer o estresse do animal por insolação ou calor.
Quando as pessoas estão em atividades ao ar livre durante o verão, quando o clima é quente, não têm que pensar duas vezes antes de ir se refrescar ou parar o que estão fazendo, a fim de repor os fluidos corporais com muita água.
Mas os cães, por outro lado, têm o hábito de estar tão envolvidos com o que estão fazendo que passam por longos períodos de tempo sem hidratação e sem parar para se refrescar.
Problemas Causados Pelo sol não Afetam Somente os Humanos
Os problemas que os cães podem sofrer com o calor podem ser resultado do estresse pelo calor (que é o resultado da exposição excessiva a temperaturas elevadas) e por insolação (que é também o resultado de estar no sol quente por muito tempo, mas com a adição de níveis elevados de humidade do ar) .
Se passar muito tempo sem hidratação adequada, os problemas de calor podem causar ao cão o colapso celular, insuficiência cardíaca e, possivelmente, danos cerebrais.
Alguns cães são mais suscetíveis a sofrer ferimentos internos por causa de insolação ou de estresse por calor. Por exemplo, se seu cão tem algum tipo de doença cardiovascular, problemas respiratórios, está acima do peso, então ele pode enfrentar danos causados pelo calor com três vezes mais possibilidade que qualquer outro cão.
Sinais de Danos Causados pelo Calor Excessivo
Se você está preocupado porque o seu cão ficou exposto ao clima quente por mais tempo do que o recomendado, preste atenção aos seguintes sinais, eles podem te indicar se o cão está sofrendo de uma condição anormal da exposição ao calor:
– O cão está cambaleando.
– Sua respiração está ofegante e é mais forte do que o normal, além de um ligeiro som áspero ao respirar.
– O animal parece muito ansioso, com uma expressão delirante no rosto
– Verifique sua pele, pode ser muito quente ao toque, bem como seca.
– O seu cão parece fraco e ainda assim inquieto?
– Confira a boca e veja se a salivação está normal.
– Ele também pode ter diarréia misturada com vômito.