Pássaro Preto
Esse pássaro, o Graúna, recebe muitos nomes, como saber qual o melhor? Não tem como, a resposta para essa pergunta vai depender muito da região onde você está. Muitas pessoas no Brasil o conhecem apenas como pássaro preto, mas por exemplo. Os habitantes dos estados tanto do Maranhão, quanto do Piauí o chamam de Chico Preto.
Os habitantes do estado do Sudeste São Paulo, o chamam de vários nomes, tais como chupim, chopim ou até mesmo arranca milho (um nome curioso e que entrega o animalzinho em suas práticas duvidosas), no Mato Grosso, estado do Centro Oeste brasileiro ele é o chupão, no Ceará o conhecem por dois nomes, são eles assum preto e o romântico apelido de cupido. Por fim na Paraíba do nosso lindo Nordeste, o nome dele fica por ser ou melro ou craúna.
Esse pássaro se tornou um personagem famoso da literatura e da arte brasileira, ele foi citado pelo menos por dois grandes nomes desse Brasil, um é José de Alencar, no emblemático e clássico Iracema e por Luiz Gonzaga em uma de suas músicas que retratam a cultura brasileira. Um ponto questionável quanto a isso é que o próprio Luiz Gonzaga cita sobre um costume triste e cruel que existe no brasil, que é o de furar os olhos do pássaro por achar que assim ele canta mais em cativeiro, como poderiam pensar que um animal traumatizado e ferido poderia cantar mais? Crueldade da mais pura espécie.
Características
Esse pássaro atinge um tamanho médio que costuma ser desde os 21 centímetros de comprimento a até os 25 centímetros de comprimento, mesmo sendo maior do que muitos exemplares de passarinhos, ele não passa de 100 gramas, mesmo que esteja bem cheinho, o que nesse caso ele fica por volta dos seus 90 gramas.
Todo o seu corpo é negro, afinal não é para menos que seu nome popular em grande maioria leve a palavra negro consigo. Desde o seu bico, até seus olhos e patas são na coloração preta. Se desejar diferenciar um adulto do jovem, apesar de muito difícil é possível saber se olhar de perto e com atenção, a diferença é que o exemplar mais novo não tem penas ao redor dos seus olhos, apesar dos jovens já terem tamanhos de adultos praticamente.
Uma característica que merece um grande destaque é o lindo, maravilhoso canto do pássaro preto, que é conhecido por sua bela melodia e voz que soa de uma maneira as vezes até delicada e extremamente agradável e prazerosa de ouvir. Quando ele está inspirado e canta, ele tem o costume natural de arrepiar suas penas, isso na região da cabeça
Subespécies do Pássaro
Considerando a sua espécie, cujo nome cientifico é Gnorimopsar chopi, que por sua vez o seu nome cientifico possui raízes combinadas da língua grega e da língua indígena Tupi guarani, no grego Gnorimopsar significa algo próximo a notável estorninho, e chopi já retirado do brasileiro raiz, o Guarani por sua vez tenta imitar um dos sons feitos durante o canto pelo pássaro preto, concluindo fica algo em torno de bela ave notável parecida com estorninho.
Suas subespécies estão divididas principalmente em relação ao habitat em que elas vivem e são elas:
- Gnorimopsar chopi chopi : Esse pássaro cujo seu catalogador o descobriu por volta de 1819, vive no Brasil, com destaque para as áreas do estado do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e também no Espirito Santo. Mas não para por aqui, afinal ele pode também voar tanto para a Argentina como para o vizinho Uruguai. Ele não ocorre em todas as regiões dos estados citados, mas em áreas especificas.
- Gnorimopsar chopi sulcirostris :Esse pássaro que foi catalogado pela primeira vez somente em 1824, somente é visto dentro do nosso Brasil e ainda em áreas especificas como o Nordeste, em toda a extensão e também em Minas Gerais, mas neste caso somente no Norte do estado, lá em cima.
- Gnorimopsar chopi megistus :Ele foi catalogado muito depois dos anteriores, só lá no ano de 1889, ele é observado nos países da América do Sul, Peru e Bolívia, mas não em todo o país, somente nos lugares que lhe agrada, como por exemplo, no sudoeste e também no leste, no caso da Bolívia.
Ao contrário da maioria das espécies ele não costuma ser visto na região da Amazônia.
Alimentação
O que esse pássaro geralmente come? Observe a seguir:
- Fruta;
- Sementes em geral;
- Insetos em geral;
- Aranhas, dependendo do tipo e do veneno;
- Coco branco;
- Alguns tipos de invertebrados;
- Milho;
Reprodução
Essa espécie de pássaro, ela passa a se acasalar a partir do seu um ano e meio de vida (18 meses no total), pois é quando chegam à idade adulta de suas vidas. Então as fêmeas fazem ninhos e botam ovos, que ficam sendo chocados durante uma média de 14 dias apenas, mas, no entanto, a sua fase de “bebê” dura mais que esse tempo, dura por volta de 18 dias.
Mesmo após esse tempo ainda há uma assessoria dos pais que ensinam os seus filhos a fazerem muitas coisas. Uma característica muito interessante e correta nesta espécie é que os exemplares do sexo masculino contribuem com a criação dos seus filhos, juntamente com a mãe que permanece com ele atente à seus filhotes.
É interessante saber que o pássaro preto quando está em condições de cativeiro, seja em casas ou em zoológicos o seu ciclo de reprodução pode ser alterado e modificado com o tempo, agora quando o pássaro preto está vivendo em liberdade na natureza normalmente o seu mês de reprodução e consequentemente de chocar é o mês de outubro, logo depois do fim do inverno.