Pica-Pau-Lindo: Curiosidades da Especie e Fotos

 Dentre as aves, o pica-pau possui uma fama incomum, é raro encontrarmos alguém que desconhece completamente a existência desses pássaros, o seu hábito de picar as madeiras das árvores e o barulho alto que fazem. Esse reconhecimento se deve ao famoso desenho originado nos anos de 1940 que fez parte da infância de muitos de nós e ainda hoje está no imaginário popular de jovens e adultos. No entanto nesse programa não podemos ver as características que fazem esses bichinhos serem tão especiais e nem toda a diversidade que existe por trás dessa família de pássaros. Conheça agora um pouco mais sobre essa espécie de aves.

O Pica-Pau

 Membros da família de aves Picidae e da ordem dos Piciformes, os pica-paus pertencem ao reino animalia, ao filo dos cordados e é classificado como aves. Esses passarinhos são conhecidos principalmente  pelo bater incessante que fazem com o bico em direção ao tronco de uma árvore. Podem chegar a repetir esse movimentos 100 vezes em apenas 1 minuto, o que lhe valeu a alcunha de pica-pau. Pode-se pensar que esse movimento seja prejudicial aos animais, entretanto não afeta a saúde deles, que por possuírem os músculos do pescoço bem resistente e a caixa craniana muito forte, conseguem dá essas bicadas e não serem afetados. Esse costume é o jeito do pássaro conseguir capturar pequenos bichinhos na madeira para a própria alimentação, também é utilizado para fazer os ninhos que são necessários para guardar os ovos botados pelas fêmeas e posteriormente chocá-los.

 Os pica-paus só conseguem realizar essas perfurações na madeira por possuírem um porte muito pequeno e unhas longas e afiadas, isso lhes permite se agarrarem no tronco de maneira firme, propiciando as bicadas.

Tipos de Pica-Pau

 Ao redor do mundo existem aproximadamente 200 tipos de pica-paus, no Brasil é possível encontrar pouco mais de 50 deles. Saiba um pouco mais sobre as características físicas e onde encontrá-los.

1- Pica-Pau-Rei

  Esse é tido como a maior espécie dessa ave, sua altura pode ultrapassar os 35 centímetros e chegam a pesar 200 gramas. As característica físicas desse animal são bem marcantes, o peito dele é todo listrado em preto e branco, do pescoço até o topo da cabeça possui uma coloração avermelhada, com exceção do bico que é branco, já as asas são pretas. É possível encontrá-las nas matas do centro-oeste, sul e sudeste do Brasil, também podem serem achadas nos países vizinhos, como a Argentina e Paraguai, se quiser localizar o Pica-Pau-Rei procure perto de fontes de água.

2- Pica-Pau-Anão-Dourado

 Por possuir uma estatura miúda, sua altura máxima é de apenas 7 centímetros e chegam a pesar somente 10 gramas, e dispor de uma coloração com manchas amarelas, brancas e pretas e o bico escuro, o pica-pau-anão-dourado nada lembra a imagem clássica dos pica-paus, sendo uma das menores espécies existentes.

 Está presentes em vários países da América do Sul, como por exemplo o Peru, a Bolívia, a Colômbia e o Brasil, neste último é visto principalmente na região norte, pois gostam de locais onde a umidade é elevada.

3-Pica-Pau-Amarelo

 Esse bichinhos também são famosos graças a um produto de entretenimento, mas ao contrário do desenho pica-pau, os livros e as séries do sítio do picapau amarelo não são protagonizados por essas aves, o que não nos permitiu se familiarizar com sua aparência.  

 E de fato as características físicas dessa espécie merece um olhar atento, sua altura e peso não chamam a atenção, podem medir até 25 centímetros e pesar aproximadamente 120 gramas, mas sua coloração quase completamente amarela, que inclui o bico, a peito, a cabeça e asas, é seu principal charme. O resto do seu corpo possui uma tonalidade mais escura. Os machos tem ainda uma faixa vermelha na próximo ao bico.

 Habita a maior parte  do Brasil, principalmente em áreas onde a água é abundante, entretanto não são facilmente encontrados na costa litorânea.

4- Pica-Pau-do-Campo

 O corpo praticamente inteiro em um tom castanho e branco com uma parte da cabeça amarela são as características que fazem esse pássaro ser facilmente identificado. O seu corpo é robusto e passam frequentemente dos 30 centímetros de altura. No Brasil é mais facilmente encontradas no sul e no sudeste. Possuem preferência por vegetações rasteiras e costumam estar em pastos e savanas. 

5-Pica-Pau-Branco

  Essa espécie de pica-pau se destaca pela beleza que possuem. O corpo desse animalzinho, como o próprio nome já diz, é branco, o que por si só faz dele um pássaro que chama a atenção. As asas, por sua vez, variam a tonalidade do marrom, mas um detalhe que de fato é alvo de foco são os círculos amarelos ao redor dos olhos. Com a exceção do extremo norte do país, no Brasil é encontrado por quase todo o território nacional, também é possível achá-los nos países vizinhos, tais como a Argentina, a Bolívia, o Paraguai e o Uruguai. 

6- Pica-Pau-Verde-Barrado

 A variedade de cores que possui é objeto de distinção, suas penas possui uma tonalidade esverdeada, na sua cabeça as cores vermelhas, branca e preta são encontradas. A localização deles é principalmente no nordeste, sudeste e sul do Brasil.

Pica-Pau-Lindo

 Por geralmente não serem encontrados no Brasil, o pica-pau-lindo é muitas vezes um pássaro estranhos para nós, por essa razão vamos nos aprofundar um pouco neles e saber mais informações dessa ave tão especial.

 Celeus spectabilis é o nome científico deles, esses seres foram catalogadas assim em 1880, época em que o cientista P. L. Sclater os descobriu e batizou. Medem aproximadamente 27 centímetros e fisicamente são bastantes chamativos pela cabeça de coloração vermelho-alaranjado, a parte frontal do bicho possui uma coloração amarelada com algumas marcas pretas, já nas asas o amarelo ainda está presente, mas de forma reduzida, sendo o preto a cor dominante nessa parte.

 Uma distinção marcante dos pica-pau-lindo é sua falta de habilidade social, esses animais preferem viver solitário ou no máximo com apenas mais 1 companhia.

 São mais facilmente encontrados na região amazônica da América do sul, estão presentes na Bolívia, no Equador e no Peru, com muita procura é possível achá-los no território brasileiro, mas apenas no estado do Acre.

 A alimentação deles consiste em frutas do seu habitat e em insetos. Sua reprodução, assim como de todos os pica-paus, é sexuada, ou seja existe um acasalamento entre macho e fêmea para que haja fecundação. Eles são ovíparos, isso significa que o embrião se desenvolve dentro de um ovo que está fora do corpo materno. Os pica-paus-lindo constroem ninhos para que seus ovos fiquem em segurança.

 Essa espécie de pica-pau, assim como todos que pertencem ao gênero Celeus, possui dimorfismo sexual, isso significa que há características físicas, além dos órgãos sexuais, que evidenciam o gênero da ave. No caso desses bichos os machos possuem uma faixa vermelha na cabeça e as fêmeas não, além disso o porte deles é maior.

Importância dos Pica-Paus Para a Natureza e Perigo de Extinção

 Esses animais de serem fundamentais para a biodiversidade, também possuem uma função muito relevante na natura que impacta e nosso cotidiano, mesmo que não conseguimos reparar. O hábito deles de dá contínuas bicadas nos troncos das árvores permite elas fiquem saudáveis, isso ocorre porque os pica-paus retiram de lá insetos e larvas prejudiciais à madeira. Outro hábito dessas aves que ajuda o meio ambiente é a prática de espalhar sementes quando se alimentam de alguma fruta, assim possibilitam o surgimento de plantas em novas localidades.

 No entanto na atualidade muitas espécies de pica-paus estão ameaçadas, inclusive algumas já foram identificadas como em perigo de extinção. Esse triste fato está ocorrendo devido ao desmatamento, que retira os bichinhos do lugar onde moram e assim não permitem que ele se alimente e reproduza adequadamente, o que está levando a redução frequente de membros dessa espécie. É importante se ter em conta que o planeta só tem a perder com a diminuição dessa espécie, por essa razão é necessário lutar pela preservação desses bichinhos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *