1) Conhecendo a Ave Pica-Pau
O pica-pau é uma ave presente em todo o Brasil em grandes números, pertencente a família Picidae. Seu tamanho está incluso em pequeno e médio porte, e sua plumagem é admirada por muitos, por se tratar de uma ave muito colorida. Geralmente habitam bosques, onde com seu bico super rápido e potente, fazem buraco no interior dos troncos onde constrói seus ninhos. Essa característica específica que possui o seu bico, é o que lhe dá esse nome curioso de pica-pau. A velocidade pode chegar a impressionantes 100 bicadas por minuto.
A alimentação dos pica-paus em geral consiste de larvas e insetos, que podem ser facilmente encontrado pelos pica-paus, dentro de troncos de árvores. A sua língua que é longa e rápida, consegue introduzir no tronco de árvore em busca do alimento, em uma cavidade que é cavada pelo próprio bico do pica-pau. As glândulas salivares nesse momento tem a importante função de molhar a língua do pica-pau, para que a umidade faça com que os alimentos sejam colados à sua língua. Caso contrário, a aderência não aconteceria, e o pica-pau não conseguiria se alimentar com tanta eficiência.
2) Pica-Pau Benedito-De-Testa-Amarela
2.1) Características Gerais do Pica-Pau Benedito-de-Testa-Amarela
O Pica-Pau Benedito-de-Testa-Amarela é uma das inúmeras espécies de pica-pau encontradas no Brasil. Sua presença se estende também pela extensão da floresta tropical, na América do Sul, na Argentina e no Paraguai. A sua alimentação consiste basicamente de frutos, e por viver na floresta tropical, não tem o menor problema para estabelecer sua dieta. Assim como todos os pica-paus, essa espécie pertence a família Picidade, ao gênero Melanerpes. O Pica-Pau Benedito-de-Testa-Amarela que foi descoberto em 1818, tem nome cientificio Melanerpes flavifrons. Sua coloração especial proporciona um espetáculo visual para o seus admiradores, com mistos de cores quentes.
No Brasil, o Pica-Pau Benedito-de-Testa-Amarela é encontrado nos estados do Rio Grande do Sul (onde é conhecido por Bereré), no estado de São Paulo (onde é conhecido por Goleleim) e em outros estados da região centro-sul. Além desses nomes, ele também pode ser conhecido por Benedito, Pica-Pau-De-Fronte-Amarela, e Rididico. No inglês é chamado de Yellow-fronted Woodpecker.
O Pica-Pau Benedito-de-Testa-Amarela costuma viver em bandos, um hábito muito parecido com um primo seu, o Pica-pau-de Barriga-Vermelha. Esses bandos constroem seus ninhos de maneira muito próxima, e dessa forma conseguem formar comunidades de pica-paus, que podem ser observadas e ouvidas, mesmo a distância. O pica-pau por natureza é um animal muito gracioso, que não poupa esforços para aparecer. Gosta muito de se exibir com suas cores exuberantes, e os seus barulhos,que conseguem ser ouvidos a muitos e muitos metros de distância. O nome dessa ave se dá por conta de que quando ele voa, ele emite o som “Benedito!”, que consegue ser ouvido mesmo em uma distancia muito grande. Já o complemento “testa amarela”, vem pela sua aparência. Sua testa amarela, faz um lindo contraste com seu bico e laterais da cabeça pretos.
2.2) Um Pouco Mais Sobre o Pica-Pau Benedito-de-Testa-Amarela
O tamanho médio do Pica-Pau Benedito-de-Testa-Amarela fica em torno de 19 cm. Sua plumagem varia muito, o que faz com que muitos o considerem, como o pica-pau mais bonito existente. Sua barriga tem a frente vermelha, as laterais listradas entre amarelo e preto. Sua parte dorsal é preta, assim como a lateral da sua cabeça e o bico pontudo e afinado. A parte superior de sua cabeça tem a mesma coloração da frente de sua barriga (vermelha), sua testa e a parte inferior do pescoço são amarelas. Seus olhos tem contorno de plumagem amarela, e a íris castanha clara. A explosão de cores que um Pica-Pau Benedito-de-Testa-Amarela entrega, é algo que faz turistas fascinados registrarem fotografias a todo momento.
Essa espécie não possui subespécies, e como já dito se alimenta de frutas (frugífera). As frutas favoritas de sua dieta são curiosamente frutas de cores quentes como laranja, mamão, e banana. Porém a classificação frugífera que é dada a esta ave, não é completamente restrita. Pois como todos os pica-paus, ele também se alimenta de larvas e insetos que se encontram no interior de troncos de árvores. Inclusive, a ave tem a inteligência de montar uma espécie de dispensa interna no tronco das árvores. Os pequenos buracos que ele faz nas árvores, servem como estoque de larvas, e de pedaços de frutas, que mais tarde servem como alimentação em momentos que a comida se torna mais escassa.
2.3) Reprodução e Transição de Filhote Para a Vida Adulta
O Pica-Pau Benedito-de-Testa-Amarela é um animal muito exibido, que tem na veia a tendência a querer aparecer. Isso acontece também na hora da reprodução, com a escolha dos casais. O macho chega próximo da fêmea, e pousa aos poucos para se fazer conhecido. A construção do ninho que é feita com bicadas no tronco das árvores, é feita de forma que a altura não seja maior que a sua altura. Isso se deve ao fato, de que uma entrada maior facilitaria a entrada de possíveis predadores. Uma característica típica dessa ave é que machos e fêmeas promovem a construção do ninho coletivamente entre mais de um casal. Muitas vezes mais de um casal em um só ninho; outras vezes mais de um ninho no interior de um mesmo tronco. A fêmea produz uma média de 3 ovos de coloração bem clara. A incubação nessa espécie, curiosamente é realizada pelo macho e pela fêmea de forma quase igualitária. Esse período de incubação dura algo em torno de 2 semanas.
As tarefas nessa hora são padronizadas de forma a estabelecer divisão: as fêmeas cuidam da higiene e da arrumação do ninho. O macho fica responsável por sair para conseguir alimentos durantes este período. Muitas vezes quando os dois precisam sair, amigos da família comparecem ao local, para preservar de possíveis predadores e ajudar na alimentação. Quando os filhotes brotam dos ovos, e saem pelas florestas, eles passam meses voltando ao ninho para dormir. Quando encontram uma parceira(o), chega a hora de encontrar outro ninho, e sair da companhia dos pais e dos amigos dos pais.
As aves que mais influenciam na preocupação do Pica-Pau Benedito-de-Testa-Amarela são os tucanos e araçaris. Esses predadores, tem bico muito alongado, e conseguem (caso o ninho não esteja longe o suficiente da entrada do tronco), se alimentar dos filhotes do Pica-Pau Benedito-de-Testa-Amarela. Outra preocupação, é com a invasão de periquitos. Caso o ninho fique vazio, periquitos tem grande probabilidade invadir.
2.4) Características Sociais e Curiosidades
As florestas tropicais são o habitat onde é encontrado. Como já ressaltado é uma das poucas espécies que se associam com outros casais para promover a alimentação e proteção de outras famílias. Essa socialização do Pica-Pau Benedito-de-Testa-Amarela, prova sua inteligência e capacidade de interação social.
Algo muito característico no Pica-Pau Benedito-de-Testa-Amarela é o som emitido por sua voz que pode ser ouvido por longas distancias. Durante seu voo rasante, ele emite o famoso “kikiki’. Ao voar de copa em copa pelas árvores, o som emitido passou a ser associado ao nome que ele passou a ser conhecido: “Benedito”.
O Pica-Pau eternizado nas telas de televisão e cinema também gosta muito de aparecer, e tem uma plumagem magnifica. O personagem é advindo da televisão norte americana, e foi criado em 1940. A família que aparece em alguns episódios é composto pela namorada Paulina Pica-Pau e pelos sobrinhos, Toquinho e Lasquita (todos os nomes traduzidos).
O personagem criado por Walt Lanz ganhou o mundo, com a série, curtas e longa metragens. Uma das característica mais notáveis do personagem (que é o tamborilar do seu bico nas madeiras), é copiada da ave real, de uma maneira bastante caricata. A ideia nasceu de um pica-pau que tamborilava o teto da casa de Walt Lanz no Estados Unidos, no final da década de 30. Em 1940, o personagem saiu do papel e ganhou o mundo.