A grande importância dos animais
Pet Terapia trata-se de um projeto que surgiu na cidade do Rio de Janeiro com o nobre intuito de mostrar às pessoas a grande importância e os benefícios que os animais podem prestar ao ser humano, não somente para as ocupações habituais como cão de guarda, animais de estimação, etc.,, mas auxiliando com o tratamento de diversos tipos de doenças.
O nome do referido projeto é “Pêlo Próximo – Solidariedade em Quatro Patas” e ele foi criado por um grupo de pessoas, todos voluntários e apaixonados por animais. É um trabalho de cunho filantrópico onde são realizadas visitas à vários tipos de Instituições que se dedicam aos cuidados com crianças, adultos, idosos, escolas e à pessoas portadoras de necessidades especiais.
Profissionais animais
Entre os voluntários deste projeto figuram hoje em torno de 35 voluntários humanos e 23 cães, e toda esta belíssima equipe desempenha suas atividades com o maior prazer possível, se divertindo e levando um pouco de alegria aos lugares por onde passam.
Durante as visitas, que geralmente acontecem à tarde, o objetivo principal é proporcionar momentos de lazer e descontração, então acontecem muitas atividades junto a estes animais espertos, entre elas citamos as apresentações de agility, boliche, show dog, futebol, muito contato com os animais, escovação, exercícios no arco e atividades que visam o desenvolvimento da motricidade fina e do raciocínio dos pacientes.
Nas instituições infantis se desenvolve uma atividade chamada “Pet Health”, onde as crianças têm a oportunidade de assumir as funções de médico mirim, colocando máscaras especiais de cirurgia, escutar o coração dos cães, exploram o corpo dos animais, simulam aplicação de injeções, medicam os cães com água, realizam curativos e ao final são estimulados a fazer um diagnóstico do animalzinho.
Qualificação no trabalho
Entre os profissionais que coordenam o projeto estão adestradores, veterinários, psicólogos, fonoaudiólogos, acupunturistas, fisioterapeutas, uma pedagoga em fase de estágio e um terapeuta ocupacional. A pedagoga dedica-se mais especificamente a estimular nos pacientes, pela leitura, a importância de termos respeito pelos animais e também esclarece de maneira lúdica a cerca das responsabilidades em se ter um animal de estimação.
Todos os animais que fazem parte deste belíssimo projeto são, obrigatoriamente, vermifugados e vacinados, passam também pela avaliação de comportamento animal, onde se determina a sua docilidade e capacidade de interagir com estranhos, apresentam um atestado de boa saúde animal emitido por um veterinário e, especialmente, não podem ter a menor demonstração de agressividade.
Segundo os participantes do projeto, a interação com os animais faz com que os pacientes apresentem melhoras incríveis, especialmente quanto a sua auto-estima. A presença dos animais quebra a rotina e a imagem de tratamento fazendo com que as atividades sejam desenvolvidas em um clima de descontração e diversão, pois os pacientes passam a ser estimulados através de exercícios lúdicos. É um trabalho extremamente produtivo e gratificante.