Os animais de laboratório tem a função de ceder experimentos (com cosméticos, vacinas, medicamentos e outras coisas que podem produzir alguma reação indesejada em humanos) para a verificação de produtos.
Os animais
Animais de laboratório são diversos animais, de diferentes espécies que são criados e mantidos em viveiros: os biotérios. Biotérios é um nome dado a estes animais, tipo uma cobaia.
As espécies utilizadas nesse tipo de pesquisa são aquelas chamadas de sangue frio, mas possuem o nome formal de espécies pecilotérmicas.
São assim chamadas pelo fato de não conseguirem regular e manter a temperatura do seu corpo em um módulo constante, fazendo que apresentem uma temperatura igual à do meio ambiente. Porém, ainda são utilizadas em alguns casos as espécies sangue quente, espécies homeotérmicas. Chamadas assim porque mantêm e regulam a temperatura de seus corpos independentemente da temperatura ambiente.
Por fim, os animais utilizados no processo vão desde aqueles pequenos, como rãs, até os grandes, como vacas. Citando outros: sapos, galos, galinhas, macacos, ratos, coelhos, cães, gatos, camundongos, porcos, etc.
Opiniões e Justificativas
Hoje em dia o uso de animais para experimentos em laboratório anda causando diversas questões polêmicas, já que sempre existem aqueles que são a favor e os que são contra.
Algumas pessoas protetoras de animais afirmam ser contra a utilização destes para pesquisa e argumentam dizendo que essa não é de verdade a única forma de testar, conhecer novos medicamentos e seus efeitos.
Logicamente, os cientistas vão contra tais opiniões e defendem a ação dizendo que eles são importantes nos experimentos e justificam alegando que a parada do uso dessas cobaias retardaria a ciência, além de atrasar a economia dos muitos países que usam esse meio de pesquisa para desenvolver suas respectivas fórmulas.
E lembram ainda que muitos (ou todos) centros de pesquisa se tornariam inúteis, pois não seriam utilizados e isso resultaria no impedimento da realização das funções dos profissionais da área, podendo gerar até desemprego.
Normas
Perceptivelmente, para que haja o uso de animais em laboratórios existem algumas regras, são elas:
* Utilização de animais em perfeita saúde somente;
* Utilização de métodos que diminuem as dores e os desconfortos do bichano;
* Certificação de que as substâncias a serem testadas serão relevantes para a saúde humana;
* Utilização de espécies apropriadas de acordo com cada experimento;
* Utilização de analgésicos, anestésicos e sedativos para uma menor dor no animal;
* Aplicação de eutanásia se o animal apresentar dor severa, crônica ou grande
desconforto;
* Realização do transporte do animal de forma higiênica e confortável;
* Alimentação dos animais adequada às necessidades de cada espécie;
* Obedecer aos horários estabelecidos para os alimentos e água no período de jejum antes da operação;
* Não causar sofrimento físico nem psíquico dos animais.
Samuel Castro