O Jacu-de-Barriga-Castanha

O nome científico até parece de artista de cinema: Penelope Ochrogaster, mas na verdade se trata do jacu-de-barriga-castanha, uma ave pertencente à família Cracidae.

Conhecida também como jacu-goela, ou simplesmente jacu, a espécie é encontrada no Pantanal, geralmente próximo às regiões do rio Araguaia e do rio São Francisco. Longe da área pantaneira, devido à caça e a modificação ambiental, o jacu-de-barriga-castanha está praticamente em extinção, chegando a figurar na Lista de Aves Ameaçadas do Brasil.

Aos desavisados, o jacu-de-barriga-castanha à primeira vista pode parecer uma espécie um tanto estranha de galinha, com asas mais compridas, cauda e pescoço alongados e cabeça pequena.

Jacu

Seus alimentos preferidos são flores: as de ipê ou de tarumã. Mesmo em locais onde vivem em um número maior, os jacus passam quase despercebidos.

A ave é habituada a locais mais afastados, onde há pouco barulho e movimentação de outros animais. Diferentemente das outras espécies de jacu, o barriga-castanha não dá sinais de alarme com gritos constantes, e passa a impressão de estar quase sempre assustado com alguma coisa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *