O Mundo Animal
Não é de hoje que somos surpreendidos pela enorme quantidade de espécies de animais que habitam o mundo todo. São as mais diversas espécies e que sequer sabemos que existem.
O mundo animal sempre reserva surpresas e muitas curiosidades, instigando assim os profissionais da área que buscam sempre estar informados e buscam compreender e entender tudo que esteja relacionado aos animais, principalmente as espécies ameaçadas de extinção e as espécies que de alguma forma causam curiosidade e são alvos de estudos e pesquisas por esses profissionais. Cada animal, cada espécie tem características especificas e hábitos marcantes. Cada qual possui um tipo especifico de alimentação e diferentes habitat.
O Veado Mateiro
Os veados são animais que possuem na mesma família várias espécies, cada qual com suas características específicas. O veado mateiro, faz parte da família Cervidae e cientificamente é chamado de Mazama Americana. É um mamífero que possui hábitos solitários e habitam a porção central do México até parte da Argentina.
É o veado mais comprido do gênero Mazama, chegando a pesar de 30 a 40 kg e sua altura pode chegar de 90 cm a 1,45m. Seu habitat são florestas e matas densas do nível do mar até 5.000. Sua longevidade é de mais ou menos 13 anos. As fêmeas adquirem maturidade por volta de dos dois primeiros anos de vida e já o macho por volta do primeiro ano de vida.
Classificação Científica
Reino: Animália
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Cervidade
Gênero:Mazama
Espécie: Mazama americana
Alimentação e Reprodução
O veado mateiro não possui galhada, apenas chifres que podem alcançar 20 cm. Sua pelagem é avermelhada e seu pescoço de coloração acinzentada e ventre de cor branca. A alimentação do veado mateiro é constituída por gramíneas e brotos da natureza, porém sua alimentação em cativeiro é de vegetais. O veado mateiro está ameaçado de extinção devido às caças constantes e a destruição do seu habitat.
A época de reprodução do veado mateiro é do mês de outubro ao mês de janeiro. O acasalamento ocorre em mais ou menos de uma a duas semanas. O macho percebe a presença da fêmea mesmo longe. A gestação dura por volta de uns 255 dias, dando a luz a apenas um filhote. O peso do filhote varia entre 510 kg e 576 kg. O peso do veado mateiro adulto pode chegar de 8 a 25 kg.
Além da denominação veado mateiro, existem algumas outras denominações para essa mesma espécie, como: suaçupita, guatapará, guassu-pará e veado-pardo. Todas usadas para o mesmo cervídeo. Uma interessante curiosidade sobre o veado mateiro é que o chifre deles, que chegam a atingir até 12 cm de comprimento, caem no mês de julho e voltam a nascer somente em agosto/setembro e só estão presentes no macho.
Por: Renata Reis
oi eu tenho uma fazenda no municipio de nova roma no povoado de chapada brejao tem muitos caçadores qe estao matando muitos veado campeiro eu fico com muita pena a gente tem q tomar uma providencia urgente se nao acaba com nossa fauna muito obrigado.
encontrei um veado materio e ele ta entopido oq eu devo fazer?
mediga logo