Fotos Gineta

A gineta-europeia ou gineta é um dos mamíferos que podem ser encontrados na Europa, da mesma forma que as ascivetas. A gineta faz parte da família dos viverrídeos, sendo um mamífero carnívoro, que tem como habitat o Sul da Europa e parte do continente africano.

Aparência do Animal

A gineta é bastante semelhante a um gato doméstico, entretanto, em se tratando de proporção apresenta um focinho mais comprido, grandes orelhas, e pequenas patas, com cinco dedos em cada uma delas e uma cauda comprida e larga  cauda.

O corpo é esguio e longo, com a pelagem de cor acinzentada contendo manchas mais escuras que tendem na formação de linhas no sentido longitudinal, criando um único e irrepetível padrão em cada animal. Há animais com pelagem castanha acinzentada que podem acabar apresentando uma coloração amarelada.

Na cabeça há o surgimento de uma coloração mais escurecida, mais no focinho, e na barriga uma coloração mais clara. As fêmeas e os machos são parecidos, sem diferença de sexo, da mesma forma nos indivíduos adultos e jovens.

Onde Pode Ser Encontrado

Esse animal pode ser encontrado na porção do norte no deserto do Saara, como Líbia, Marrocos, Tunísia e Argélia, em 03 maiores regiões quentes, secas e abertas, na África Oriental e Ocidental, e ainda na Austral. Também acontece em áreas costeiras da Arábia Saudita, Omã e Iêmen.

Na Europa, a gineta pode ser encontrada na Espanha, em Portugal, e ainda na França. Também ode ser avistada nas ilhas mediterrâneas de Ibiza, Maiorca, e Cabrera, integrantes do Arquipélago das Ilhas Baleares, espanholas. Estes animais são geralmente considerados como espécies deslocadas para as Ilhas Baleares e na Europa. Fora registrada a aparição de exemplares desses animais a 2.600 metros de altitude, em Marrocos, nas montanhas do Alto Atlas e no Planalto da Etiópia a 3.000 metros.

Comportamento Desses Animais

A gineta está presente especialmente em habitat de florestas com folhas persistentes ou caduca, com rios próximos, mas é um tipo essencialmente generalista, podendo ainda ser avistadas em outras áreas. Ela busca não estar em locais abertos, se apresentando em áreas florestais pequenas, pequenas propriedades e terrenos agrícolas. Não é tão resistente à presença do homem, sendo observada próximo de aldeias.

Esses animais apresentam hábitos noturnos, dormindo durante o dia estando em árvores ocas e grutas, entre rochedos e rochas ou ainda em qualquer outro local que sirva de abrigo. Da mesma forma que os Herpestes ichneumon ou sacarrabos, a gineta pode acabar ficando nas casas de outros animais que estão abandonadas, como abrigos de texugos e coelhos.

A gineta é uma espécie flexível e uma ágil escaladora de arvores, usando a cauda como trampolim para estabilizar seus saltos, saltando de árvore em árvore. Tem uma grande capacidade de visualização, ale de olfativa e auditiva. Estes sentidos apresentam tanto aprimoramento, que permitem ao animal aproximar-se de sua presa em completo silêncio e, em razão disso, obtendo êxito em quase todas as vezes. Da mesma forma que os felinos, usa as garras para capturar sua caça.

Ela apresenta hábitos solitários em grande parte do tempo, somente alterando-o em razão do tempo de acasalamento, então vive em grupos. Pode ser presa apenas para carnívoros de grande porte, como raposas e linces, e ainda para grandes aves de rapina como o Bufo-real. Quando em cativeiro, é capaz de viver por quinze anos ou mais.

Maiores Informações

A gineta é um dos carnívoros pequenos mais habituais em sua região nativa, ainda que seus dados nas regiões africanas sejam poucos. Há estudos que estimam a quantidade de 1,5 animais a cada quilometro quadrado. Existem inúmeros exemplares desses animais espalhados pela Europa, com populações mais acentuadas na Espanha e na França, sendo que em terras espanholas o número de indivíduos é de 3,7 quilometro quadrado. Já no caso da Na Península Ibérica, os animais se mostram em números estáveis, com gradual crescimento.

As fêmeas costumam parir até 03 crias por vez, geralmente num buraco de árvore, e chegam à maioridade ao completarem um ano de idade. Quando soltos na natureza chegam a viver por até 10 anos.

A Alimentação 

Esta espécie é uma predadora noturna e seu êxito durante a caça e na alimentação está relacionado ao fato de comerem qualquer tipo de animal, não tendo predileção por este ou aquele, pode ser anfíbio, reptil, peixe, além de pequenos mamíferos roedores ou, quem sabe, alguma ave que sejam capazes de caçar, seja ela doméstica ou selvagem.

Esse comportamento acaba sendo um grande problema na relação em sociedade, tanto com outros animais, já que acaba interferindo no território alheio, quanto para donos de propriedade, já que a gineta acaba dando fim nas criações domésticas dos proprietários.

Mas as ginetas têm um cardápio extenso, caso não consigam se alimentar de presas móveis, de fome não morreram, pois podem comer insetos e frutos também.

Maturidade Sexual e Gestação

As ginetas costumam chegar à maturidade em sua vida sexual a partir de 01 ano. Seu tempo de gestação tende a ser de apenas onze semanas, e ao fim dos mesmos nascem até três filhotes. Na Europa há dois períodos anuais que os animais costumam se acasalar, um que dura aproximadamente dois meses entre Janeiro e Fevereiro, e um segundo que tem início no final da Primavera, e vai do mês de Maio até Junho.

Esses animais têm seus filhotes em locais protegidos e aquecidos como embaixo de pedras, em tocas de árvores, ou ainda em cavidades existentes no solo, sendo os mesmos lugares que usam para se protegerem durante o dia.

Tamanho

Essa espécie pode chegar a medir de comprimento aproximadamente 110 centímetros e apenas 25 deles de altura, sendo que seu peso aproximado não ultrapassa os 2,5 kg.

Tempo de Vida

Quando em liberdade na natureza, as ginetas podem viver até os 10 anos de vida, mas em cativeiro, livre de seus predadores naturais, essa média pode até ser duplicada, já que tem todos os cuidados necessários para que isso de fato aconteça.

Como você pode observar através das fotos, esse animal é bastante bonito, e ainda que seja selvagem, dá vontade de pegá-lo no colo e levá-lo para casa.

 

A Gineta é um mamífero selvagem que vive nas regiões ao norte da África. É um animal que em muitos lugares é considerado um bicho de estimação, companheiro de viagens de pessoas que atravessam os desertos e também um controlador da população de roedores. Podem atingir um comprimento máximo de 1,2 metros e pesar até três kilos.

A Gineta é um animal que não tem muita preocupação com sua alimentação, pois come praticamente tudo que se mexe e esteja ao seu alcance. Sendo uma caçadora noturna, alimenta-se de pequenos mamíferos, répteis, roedores, peixes e até mesmo algumas aves que encontram-se destraídas sobre a terra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pequenos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *