Parauacu-Preto

O Parauacu

Parauacu-Preto

Parauacu-Preto

O parauacu preto é uma espécie de primata, um macaco habitante de regiões tropicais do norte do Brasil, mas também encontrado em outros países da América do Sul. Pesando cerca de 500 gramas a 2 quilos na idade adulta, esse macaco torna-se ágil e veloz quando o assunto é fuga.

A região amazônica compreende grande parte da espécie que adora viver em pelas árvores da floresta, pulando de cipó em cipó, sempre em grupos ou bandos de três a seis macacos aproximadamente, explorando a região baixa da copa das árvores, eles habitam as florestas também da Guiana Francesa, porém em pequena quantidade.

Pertencentes a classe Pithecia pithecia, eles adotam também o nome em inglês de saki, pertencendo a família cebidae da ordem primates, vivendo cerca de quatorze anos, principalmente os machos, que possuem melhor desempenho e tempo de vida do que as fêmeas.

A Guerra dos Sexos

Relações

Relações

Machos e fêmeas apenas mantêm relações de afeto e amizade quando se encontram em período de acasalamento, já que os grupos são bem marcados pela separação dos sexos. Assim o macho também se diferencia quanto a pelagem e cor, possuindo todo o corpo negro, com a face branca e amarelada. A fêmea por sua vez com uma coloração amarronzada e cinza na face.

A alimentação também é considerada particular, pois os machos alimentam-se com maior quantidade de frutas diárias, já a fêmea também herbívora admite a maior parte da alimentação com sementes e folhagens menores, mas não dispensa uma deliciosa fruta.

Apesar dessa classificação diferenciada, os macacos, ou parauacus pretos vivem em muita harmonia e equilíbrio com a natureza, não sendo tão ameaçados de extinção, eles vivem tranqüilos e livres em seu habitat natural; mas ainda sim a preocupação remete-se a esse tipo de habitat, que hoje é muito destruído pelo homem.

Período de Reprodução

Períodos

Períodos

A gestação com os parauacus fêmeas duram cerca de 163 a 173 dias, gerando apenas um filhote por vez, com outros mamíferos. Esse mesmo filhote desmama aos 8 meses de idade, e só se efetiva ativamente pronto para a vida sexual aos 6 anos de idade, considerado adulto.

Os períodos geralmente de reprodução compreendem o período do verão no país entre novembro e fevereiro de cada ano; e assim os filhotes até os dois meses de vida possuem características iguais a da fêmea, mesmo tipo de coloração e pelagem, só depois então adquirindo as características de macho.

Com hábitos diurnos as parauacus pretos possuem maior tempo para reprodução durante a noite, no qual é possível ouvir gritos muito altos durante o acasalamento,característica evidente na maior parte dos macacos de florestas tropicais, o som emitido também ajuda-os a despistar o predador, e se proteger de algum perigo em meio as florestas.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mamíferos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *