Morcegos são animais mamíferos que podem voar, aliás, são os únicos mamíferos que possuem essa habilidade. As patas dianteiras dos morcegos se desenvolveram em asas (patas acopladas às asas), fazendo com que o morcego seja um mamífero voador.
Há alguns outros mamíferos como o esquilo voador, o petauro-do-açúcar e os colugos, que possuem também as patas dianteiras acopladas às asas, mas essas asas não permitem que eles voem verdadeiramente.
Eles apenas conseguem planar em distâncias muito limitadas. Há mais de mil espécies de morcegos espalhadas pelo mundo, o que representa cerca de 20% de todas as espécies de mamíferos existentes.
Alimenação
Ao contrário do que muitos pensam, morcegos não são vampiros que sugam sangue de vítimas indefesas. Aliás, que cerca de 70% dos morcegos se alimentam de insetos. A maioria dos outros se alimentam de frutas e suco das frutas. É muito pouco o número de morcegos que se alimentam de outros animais, ou seja, do sangue de outros animais, que são geralmente ratos, rãs e animais de pequeno porte.
Morcegos estão em todas as partes do mundo e contribuem em vários aspectos ecológicos, como a polinização das flores e distribuindo as sementes das plantas pelo solo. Inclusive há plantas que dependem exclusivamente da ajuda dos morcegos para a reprodução da espécie.
Algumas espécies de morcegos e suas curiosidades e particularidades
Pteronotus personatus
É uma das novas espécies conhecidas por realizar o DSC (em inglês Doppler-shif compensation) e em português ‘’ecolocalização’’, que é uma altíssima resposta vocal feita pelos morcegos que emitem pulsos com uma freqüência constante e esses pulsos geram ecos que ajudam os morcegos a se comunicarem, a perceberem objetos ou coisas ao seu redor e principalmente a voar e a manter um vôo em alta velocidade.
Pteropus vampyrus
Essa espécie pode ser assustadora para quem vê sem conhecê-lo. É considerada a maior espécie de morcego do mundo! Para se ter uma ideia, um dos exemplares já encontrados na Ásia chegou a 1,70 metros. Em se tratando de tamanho, a espécie Acerodon jubatus também pode assustar devido a seu tamanho em relação aos outros morcegos.
Craseonycteris tonglongyai
Ao contrário das espécies citadas acima, esse morcego é considerado o menor do mundo. A espécie é da Tailândia, e cabe tranquilamente na palma da mão de uma pessoa. Na verdade, ele é o menor mamífero do mundo. É tão pequeno que pesa em média 1g.
Problemas com morcegos
Algumas pessoas têm muitos problemas com os morcegos, ou simplesmente se assustam com a presença deles, por eles serem muito rápidos e parecerem doidos voando em ambientes fechados. Não é raro quando um entra sem querer nas nossas casas e causam tumulo geral. Mas na maioria dos casos, não há razão para pânico.
Alguns problemas causados pelos morcegos podem ser a sujeira que eles fazem (fezes em locais residenciais), eles podem fazer ninho em forro de casas, e podem em raras vezes atacar animais domésticos e agrícolas.
O que se deve fazer em qualquer caso de perturbação é chamar um profissional para retirada dos ninhos que podem estar espalhando os morcegos pela vizinhança.
Nunca tente pegar um morcego com as mãos e sem equipamento próprio. Eles podem transmitir doenças como a raiva. Se for mordida por um morcego, lave o local com água abundante e vá de imediato a um centro médico tomar a vacina anti-rábica.
E por último, se um morcego acidentalmente entrar em sua casa, isole o cômodo fechando as portas de acesso aos outros cômodos da casa e deixe janelas abertas que ele sairá sozinho.
Por Carol C.