Foca Leopardo

A Hydrurga leptonyx, chamada popularmente de foca-leopardo, é uma foca que está presente nos mares que entornam a Antártida, sendo ainda conhecida como o leopardo-do-mar. É considerada como a segunda maior espécie desses animais encontrada na Antártida, perdendo apenas para o elefante-marinho-do-sul, podendo ser encontrada na parte sul da Austrália, África do Sul, Tasmânia,  Nova Zelândia, Terra do Fogo, Ilha Lord Howe,  costa atlântica da América do Sul e Ilhas Cook.

Foca Leopardo

Foca Leopardo

Essa foca pode viver por até 26 anos, daí para mais, sendo uma temida predadora e alimentando-se basicamente de cefalópodes, pinguins,  e outras espécies de focas, como a Foca-caranguejeira. O único predador natural que a foca-leopardo tem é a orca. Assim como as demais espécies de foca, faz parte da família Phocidae, mas é a única representante do gênero Hydrurga.

Características

Essas focas são musculosas e grandes, tendo como predominante a cor cinza, sendo que nas costas a coloração é mais escura, ao contrário da barriga. Conta com a garganta mais esbranquiçada, com manchas pretas, dando origem a seu popular nome.

Normalmente as fêmeas apresentam tamanho maior que o macho, medindo algo em torno de 3,6 metros e pesam aproximadamente 600 kg, e, em contrapartida os machos medem no máximo 3,2 metros e pesam um pouco mais que a metade delas, até 400 kg.

O seu sentido de olfato e visão é bastante desenvolvido. Combinados, seus sentidos e seu corpo hidrodinâmico, fazem com que o animal se mova com grande rapidez através da água, tornando-a uma eficiente predadora. Como grande parte dos carnívoros, seus dentes são bastante afiados, especialmente os da frente, entretanto, seus molares cerram de forma a poderem peneirar o krill (um tipo de camarão) na água.

Como se Comporta

As focas-leopardo habitam as mais gélidas águas que contornam a Antarctica. Nos meses quentes de verão, elas costumam caçar entre as camadas de gelo em torno do continente, ficando quase todo o tempo dentro d’água. Já durante o inverno, elas costumam migrar para o norte, onde estão localizadas as Ilhas Subantárticas, entretanto, vez ou outra podem ser avistadas na Austrália, na costa sul da Nova Zelândia,  e ainda na América do Sul.

Acasalamento

Esses animais apresentam, quase sempre, hábitos solitários, agrupando-se somente durante a fase de acasalamento.

Alimentação

A alimentação das focas-leopardo apresenta uma grande variedade, tais como: lulas,  krill, pinguins, peixes oceânicos e, em menor quantidade, focas pequenas. Quando caça aves marinhas, especialmente pinguins, essa foca faz o patrulhamento das águas próximas das laterais dos icebergs, e o faz quase que totalmente submersa, aguardando até que as aves entram na água.

O Ataque Mortal das Focas-Leopardo

Elas aniquilam as aves marinhas segurando-as pelas patas e barbatanas chacoalhando-as por repetidas vezes contra o gelo, até que estejam completamente estraçalhadas e mortas.

No ano de 2003, uma dessas foca-leopardo pegou uma mergulhadora bióloga  e a matou usando essa técnica. Ainda que vários outros ataques dessa foca já tenham sido relatados, este foi o primeiro episódio a resultar em morte.

Apesar de serem animais lindos, as focas são sim capazes de matar, e não pode maldade,  mas por puro instinto de sobrevivência, para alimentar-se e proteger seu território de um pretenso ataque inimigo. Se você já pode observar uma foca-leopardo de boca aberta sabe bem que ela não come somente peixe, pois sua boca se assemelha bastante a de um dinossauro.

Ao contrário das demais focas que habitam o continente Antártico, essas focas não apenas se alimentam de peixes, como ocupam praticamente o topo da pirâmide entre os predadores locais.

Elas têm uma especial predileção por caças de sangue quente. Claro, que comem vez ou outra um peixinho para equilibrar, mas preferem se alimentar de suas próprias companheiras. Mas, perturbador mesmo é seu paladar por aves. Elas comem aves marinhas, até mesmo patos, mas sua preferência fica por conta da carne de pinguim.

Como sendo predadores vorazes, costumam se esconder no gelo ou em águas rasas para poder agarrar de surpresas as aves. Assim que consegue pegar sua presa, ela passa a bater no pinguim, levando-o pela superfície da água até que sua pele seja toda removida, para somente depois alimentar-se dele. Mas, se sentir pena da presa, morde de uma vez sua cabeça, para não causar-lhe sofrimento maior.

Mais Sobre a Foca Leopardo

Essa temida foca foi capaz de um gesto totalmente inusitado e surpreendente, alimentou durante quatro dias um fotógrafo da ‘National Geographic’. Isso foi contado por ele, num depoimento de toda a experiência vivida na Antártida.

Conforme relatos do profissional, esta acabou sendo uma das experiências mais incríveis que viveu. É inacreditável saber que o um dos maiores predadores da Antártica, foi o responsável por cuidar do mergulhador, nutrindo-o durante quatro dias seguidos.

Veja logo abaixo o relato do mergulhador ao se deparar com a foca-leopardo, na Antártida.

Depoimento do Mergulhador

Ele entrou na água, com medo do que pudesse vir a acontecer, e ainda assim, nadou até próximo da foca leopardo. Suas pernas tremiam, e a boca estava bastante seca. Logo, a foca que estava um pinguim na boca, largou-o e foi nadando em sua direção com a boca aberta.

Apesar de seu uma foca, sua cabeça era duas vezes maior que a de um urso, ela toda era enorme.  Rapidamente colocou a câmera e toda a minha cabeça dentro da boca e mostrou até a sua garganta, e a partir desse ponto aconteceu algo completamente fantástico.

A foca saiu e voltou com um pinguim vivo e ofereceu a ele, queria que o mergulhador comesse o pinguim. A foca soltava os pinguins ainda vivos, e eles nadavam para bem longe, haviam sido salvos da morte, mas ela olhava com ar de aborrecimento enquanto as aves passavam pelo mergulhador. A temível predadora fez isso por inúmeras vezes.

Com esse comportamento talvez a foca tenha deduzido que aquele mergulhador fosse um inútil predador em seu imenso oceano, e que, por sua ineficiência acabaria morrendo de fome. Isso despertou na foca um instinto maternal, de apavoramento total, e passou a levar até aquele indefeso homem pinguins doentes e fracos, e segui com pinguins mortos, e aos poucos foi ensinando a ele como deveria fazer para devorar os pinguins.

Como nada que ela fizesse fazia com que ele devorasse os pinguins passou a pegá-los e empurrá-los contra a câmera. E esse comportamento de cuidado se seguiu por 04 dias. Esse mergulhador que tinha ido até lá para fotografar um predador, encontrou um animal cuidador e preocupado com o outro. Extraordinário.

A Foca Leopardo é um mamífero aquático que vive nos mares da Antártida, mas podem ser encontradas também em outras águas. Esses animais são predadores e se alimentam de pinguins e também de outras focas, servindo de alimento apenas para as orcas.

Esses mamíferos são grandes e também musculosos e apresentam coloração cinza, medindo aproximadamente 3,4 metros de comprimento. Possuem olfato e visão muito desenvolvidos e podem se mover rapidamente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mamíferos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *