Diaemus Youngi

Os Morcegos

O mundo animal é repleto de espécies que podem nos fascinar e podem também nos deixar temerosos, devido aos males que supostamente podem nos oferecer. Assim acontece com as mais variadas espécies de morcegos, que causam pavor e medo nas pessoas. Mas, o que muitas pessoas não sabem são os benefícios e ajuda ao ecossistema que esses animais que causam tanto medo podem trazer.

Os morcegos fazem parte da ordem Chiroptera e são os únicos mamíferos que possuem a capacidade de voar. Existe uma subdivisão entre eles, nos quais fazem parte os morcegos e as raposas voadoras. Os morcegos representam um quarto de toda a fauna mundial dos mamíferos.

Espécies

São inúmeras espécies com várias formas e tamanhos, possuem boa adaptação aos ambientes; e enorme variedade de hábitos alimentares.
A alimentação dos morcegos em geral é bastante variada e inclui frutas, folhas, sementes, néctar, pólen, pequenos vertebrados, sangue e peixe.

Dessa forma, os morcegos possuem grande atuação na preservação dos ecossistemas, pois atuam como dispersores de sementes, além de atuarem como polinizadores. Ainda possuem o sentido da ecolocalização, pelo qual se utilizam para busca de alimento e comunicação.

O Morcego Vampiro de Asas Brancas

Dentre as mais variadas espécies, apenas três delas possuem uma alimentação diferente dos demais, são os chamados morcegos hematófagos, que se alimentam preferencialmente de sangue. Uma dessas espécies é o Diaemus Youngi, o morcego vampiro de asas brancas.

A coloração de sua pelagem é parda amarelada e a dorsal possui uma cor mais escura que a coloração do ventre. Possui o focinho alongado, língua comprida, dentes molares alongados e finos e tem a cauda curta que perfura dorsalmente a membrana interfemural.

Hematófagos

A espécie do Diaemus Youngi tem uma distribuição bastante ampla, registradas ocorrências no México, América Central, América do Sul, Bacia Amazônica até a Argentina. A espécie apesar de ter uma grande distribuição, é rara diferentemente da espécie do Desmodus rotundus, que é muito comum e abundante.

Caracteríticas

A espécie do morcego vampiro de asas brancas é de porte médio, com peso aproximado entre 30 e 38 gramas e antebraços medindo por volta de 50-55 centímetros de comprimento. Sua aparência se aproxima bastante da do Diaemus Rotundus, porém pode ser diferenciada das outras espécies de morcegos vampiros devido à ausência de cauda evidente e calcar. As pontas das orelhas e asas são brancas e seu dedo polegar possui somente uma almofada.

Aparência

Os morcegos de asa branca se alimentam de sangue fresco, preferencialmente das aves e por isso são espécies chamadas hematófagas. Tem como habitat os ocos de árvore e cavernas e tem ocorrência em todos os biomas do país. Os morcegos vivem com até 30 indivíduos em colônias e seus padrões de comportamento não se assemelham aos da outras espécies.

A espécie não é se encontra na lista de animais ameaçados no Brasil, mas no estado do Paraná tem alerta para ameaça de extinção.

Por: Renata Reis

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mamíferos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *