O Ameranthropoides loysi mais conhecido como macaco- de- loys, foi uma criatura estranha morta a tiros na fronteira entra Colômbia e a Venezuela em 1917 pelo geologista suíço François de Loys, que esta em uma expedição em busca de petróleo, quando duas criaturas avançaram na direção do grupo, então a fim de se proteger e proteger o grupo, ele atirou atingindo a fêmea, e a outra criatura que era o macho fugiu de volta para a floresta. Descreve esta criatura como sendo igual a um macaco.
Leva este nome pela semelhança entre um macaco e por ter sido morto por Loys, pois até então era uma espécie desconhecida.
São semelhantes ao hominídeo, ou seja, criaturas mais antigas da humanidade e mais próxima aos antepassados dos chimpanzés e do homem.
Eles não tinham rabo igual o macaco, possuíam 32 dentes e tinham cerca de 1,60 a 1,65 m de altura aproximadamente.
Depois de tantas discordâncias entre uns e outros a comunidade científica, o consenso científico, entrou em um acordo definindo que o macaco- de- loys era apenas um macaco- aranha que teve o triste destino de ter seu rabo cortado. Outros continuam a discordar, por ser difícil encontrar um macaco- aranha deste tamanho, tão grande.