Tratamentos para Picada de Abelha

As abelhas são insetos pertencentes à  sete famílias da ordem Hymenoptera. Os insetos são os animais pertencentes à classe de artrópodes chamada insecta.

Esses seres são polinizadores e totalmente dependente do pólen e do néctar das flores para alimentação. O que ocorreu foi uma coevolução de algumas espécies de árvores e de abelhas, fazendo com que a sintonia e a dependência para a vida dos dois fossem totalmente encaixadas. A polinização é quando o pólen (grão de pólen) de uma espécie entra em contato com o órgão feminino da flor de outra árvore para ocorrer a reprodução. A abelha quando vai se alimentar na flor, ela carrega junto com ela vários grãos de pólen que acabam sendo transportados e transferidos para outra flor. Isso gera variabilidade genética, o que é um “empurrão” para a seleção natural e evolução. Essa relação é tão importante que o fato de a abelha ser polinizadora é mais importante do que seu valor econômico de produção de mel.

Os machos possuem uma vida muito mais curta do que as fêmeas e este geralmente não participam da polinização. As fêmeas costumam trabalhar no transporte de pólen e na produção de ninho.

As abelhas costumam voar por mais de oitenta mil quilômetros e visitam mais de dois milhões de flores para que ela consiga produzir um quilo de mel. Por isso esse ingrediente é tão rico e especial e deve ser tratado com muito carinho.

Existem mais de doze mil espécies de abelhas, espalhadas pelas sete famílias da ordem dos hymenopteras. Entre elas apenas seiscentas possuem hábitos sociais e castas.

Abelha Registrada no Ato da Picada

Abelha Registrada no Ato da Picada

Características das Abelhas

Possuem dois pares de asas. Um grande par de olhos compostos que cobrem boa parte da cabeça e três olhos simples. Possuem corpo segmentado, geralmente treze nos machos e doze nas fêmeas.

Esses insetos possuem uma infinidade de órgãos de sentidos que detectam os sentidos, como o tato, o olfato, o paladar, audição. O aparelho bucal das abelhas são adaptados para sugar o néctar e para mastigar o pólen. Os últimos três segmentos do corpo das abelhas são adaptados e usados na hora da picada.

As espécies sociáveis de abelhas vivem em sociedades de vinte mil a oitenta mil indivíduos, com castas e divisão de trabalho entre os animais. Mas existem muitas espécies de abelhas solitárias. As abelhas solitárias são chamadas assim pois elas não vivem com vários outros indivíduos da mesma espécie em uma rotina de vida com divisão de trabalho. Geralmente as fêmeas são todas férteis e habitam um ninho próprio que ela construiu para si. Além disso, estas não costumam produzir o mel, (sim, nem toda abelha produz mel).

Porque as Abelhas Picam?

Já sabemos que as abelhas são importantes para a natureza e para nós, humanos. Entretanto todos sabemos que as abelhas podem nos causar aquela dolorosa picada que só sabe quem já levou. Mas porque as abelhas nos picam? A pergunta é principalmente relacionada ao fato de que as abelhas morrem logo após nos picarem. Aí ficam vários questionamentos além deste: seria um erro da natureza? Porque elas picam? O que elas ganham com isso?

Pele Depois de uma Picada de Abelha

Pele Depois de uma Picada de Abelha

Primeiramente, as abelhas que estão longe da sua colmeia não possuem intenção alguma de nos picar, pois para elas a picada serve para proteger a colmeia, apenas. É como um sacrifício pela sua sociedade. Mas acontece de elas se sentirem ameaçadas, mesmo longe de casa, e acabarem picando como um reflexo. Quando a abelha pica um ouro animal (no caso, os humanos), elas liberam ferormônios que agitam as outras abelhas da colmeia. E é por isso que outras abelhas se juntam à esta, mesmo depois dela ter morrido.

São as abelhas operárias da colmeia que geralmente picam. São elas que possuem os ferrões. Então não, não é um erro da natureza. Na realidade não há erros, há mudanças genéticas que deixam a natureza em constante evolução.

Quando uma abelha pica, ela libera pelo ferrão afiado, sob a pele, uma substância chamada de apitoxina. Neste momento, geralmente o ferrão fica preso na pessoa e se solta da abelha, machucando-a a ponto de matá-la, pois outras partes do seu corpo são arrancadas juntamente.

Essa substância pode ser fatal para algumas pessoas. Essas pessoas são alérgicas à apitoxina, e para outras pessoas não.

Tratamentos para Picada de Abelha

Primeiramente, ao ser picado, remova o ferrão da abelha imediatamente. Pois quanto mais em contato com a pele, mais substância o corpo vai sendo liberada no corpo. O ideal para remover um ferrão da maneira correta é raspando com a unha ou uma gaze. Não use pinça para isto, pois você irá apertando e liberando mais veneno na pele.

Mão de Criança Inchada Por Picada de Abelha

Mão de Criança Inchada Por Picada de Abelha

Após remover, coloque no local uma bolsa de gelo. O gelo é vasoconstritor e vai diminuir o inchado e a circulação na área.

Considere o uso de uma medicação antialérgica ou até mesmo correr para o hospital com pronto socorro mais próximo se caso você notar que está tendo uma crise alérgica ao veneno da abelha. Uma crise alérgica geralmente inclui coceira, náusea, dificuldade para respirar e tontura. No hospital você será medicado corretamente e receberá as substâncias necessárias para cuidar adequadamente da crise alérgica gerada por uma picada de abelha.

Cuidados caseiros para picada de abelha

  • Remova o ferrão o mais rápido possível
  • Lave a área da picada com água e sabão
  • Aplique compressa gelada na área
  • Se a picada for em um membro, eleve-o para diminuir a circulação sanguínea na área.
  • Aplique loções para picada no local, como calamina.
  • Não coce ou arranhe a área da picada. Isso faz o veneno circular e piora a picada.

Alguns óleos essenciais podem ajudar a curar a dor e o inchaço relacionados à picada de abelha. Dentre eles, óleo de lavanda, de tomilho, de alecrim e hamamélis. Para aplicar na pele, misture com azeite ou óleo de coco antes.

Gel de aloe vera pode acalmar e hidratar a pele. Além disso possui propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias.

O mel! Sim, o mel que as abelhas produzem. Ele pode ajudar a reduzir o inchaço e a vermelhidão pois possuem ativos que combatem à inflamação. Também possui propriedades antibacterianas e cicatrizantes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *