Características Gerais Das Aranhas De Canto De Parede
Aquelas aranhas que estão presentes em quase todas as residências, que geralmente ficam instaladas nos cantinhos, nas arestas entre uma parede e outra e que apresentam patas compridas e um corpo extremamente pequenino são, de uma maneira geral, bastante inofensivas para os seres humanos, muito embora ainda se cultive muito a ideia de que elas são venenosas.
Além disso há um outro tipo de aracnídeo que pode ser muito confundido com esse tipo de aranha urbana, que é o chamado opilião e que também é extremamente inofensivo para nós humanos. Já a aranha que é parecida com ele é a que apresenta o nome científico Pholcus phalangioides e que, assim como o opilião, não oferece nenhum risco à vida dos seres humanos.
As aranhas da espécie Pholcus phalangioides apresentam uma substância venenosa que é inoculada em seus alvos por meio de duas presas que se situam na região anterior da cabeça dessas aranhas. No entanto, apesar de elas apresentarem esse veneno, elas não são consideradas venenosas porque elas fazem essa inoculação apenas em suas presas, como método de caça e de subsistência, isto é, somente insetos que geralmente são menores do que essas aranhas é que são afetados pela sua substância venenosa quando eles são capturados por elas.
As aranhas de canto de parede são responsáveis, inclusive, por se alimentarem de outras aranhas que seriam realmente venenosas e, portanto, que oferecem riscos aos seres humanos e a animais domésticos. Existe um caso de um homem que se deixou picar pela aranha de canto de parede e que, na realidade, acabou sofrendo apenas uma irritação local de sua picada, como uma ardência de leve intensidade e uma vermelhidão sobre a região circunscrita à picada.
Algumas Diferenças Entre a Aranha De Canto De Parede E O Opilião
Já, por outro lado, o opilião, que também é chamado e conhecido por muitas pessoas como pura e simplesmente “aranha fedorenta” e, em alguns lugares do Brasil, mais especificamente, ela também pode ser chamada de “bodum”. Esse animal apresenta a porção que corresponde ao seu corpo de um tamanho extremamente pequeno e que, diferentemente das aranhas, não apresentam uma divisão corporal exata entre a sua cabeça e o seu tórax. Com relação aos seus hábitos de vida, ele vive em locais escuros, de preferência e se alimenta de outros animais e até mesmo de plantas, mas ambos precisam estar em estado de decomposição.
Justamente por esse motivo, de se alimentarem de outros seres vivos já em estado de decomposição e, portanto, mortos, eles não apresentam necessidade, no que diz respeito a questões evolutivas, de possuírem veneno, o que reitera o fato de eles serem animais extremamente inofensivos para nós e para outros animais domésticos, como gatos e cachorros, por exemplo. Eles apresentam apenas um líquido que utilizam apenas como mecanismo de proteção, somente quando eles se sentem ameaçados, mas que não contém nenhuma substância venenosa e sim um cheiro bastante forte e desagradável, que fica no ar por um bom tempo e que afasta os seus possíveis predadores.