Aranha Corinnidae

Artrópodes

O filo dos artrópodes incluem os famosos caranguejos, as aranhas, os insetos, lacraias, milípedes e as lagostas. É o maior filo do reino animal. Cerca de oitenta e quatro por cento de todas as espécies conhecidas de animais são do filo dos artrópodes. Eles possuem representantes em todos os habitats e ecossistemas do planeta Terra e podem viver em todos os tipos de ambientes.

A característica distintiva é a presença de uma cobertura esquelética articulada composta de um açúcar complexo, a quitina, ligado à proteína. Esse exoesqueleto é secretado pela epiderme.

Cerca de um milhão de espécies foram descritas neste filo, mas a todo momento uma nova espécie é descoberta e descrita. Alguns pesquisadores afirmam que o número total de espécies reais deve chegar a dez milhões de espécies.

A Aranha Corinnidae

A Aranha Corinnidae

Aracnídeos

A classe pertencente ao filo dos artrópodes inclui um grande grupo de invertebrados. Todos os aracnídeos pertencem a um subfilo conhecido como Chelicerata, que incluem os indivíduos que possuem duas regiões corporais, um cefalotórax e um abdômen, além de seis pares de apêndices, quatro de perna, 2 de apêndices bucais (o primeiro chamado de quelíceras).

Quase todos os aracnídeos possuem oito patas. A maioria é terrestre, vivendo principalmente em terra, no entanto alguns habitam ambientes de água doce e poucos em ambiente marinho.

Aranhas Corinnidae

Corinnidae é uma família pertencente à classe dos aracnídeos. Formada por aranhas aneomorfas que as vezes são chamadas de aranhas formigas Na verdade a taxonomia dessa família é bem confusa.

Hoje, a família possui sessenta e sete gêneros e mais de setecentas e vinte espécies em todo o mundo. Os membros do gênero mais comum, castianeira, parecem ser imitadores de formigas e formigas de veludo. São as mais famosas da família e as únicas populares.

Tamanho da Aranha Corinnidae

Tamanho da Aranha Corinnidae

Aranhas formiga

As Castianeiras pertencem ao gênero de aranhas Castianeira. Elas habitam a Europa, a Ásia, a África e a América. Algumas espécies imitam formigas, outras os atacam. Inclusive ume espécie é conhecida por atacar as fireants (formigas de fogo).

A fêmea, cuja faixa vermelha no corpo não é tão brilhante, o que garante o dimorfismo sexual dessas espécies, não são perigosas para os seres humanos. Elas depositam seus ovos em áreas secas e quentes, principalmente em locais com plantas xerófitas (como cactos).

Existem atualmente 128 espécies de aranhas castianeiras. Apesar de serem extremamente parecidas com formigas e isso dar o nome ao grupo, as aranhas formigas se parecem muito mais com aranhas do que com formigas. Mas o mimetismo dá a impressão de que o animal tenha três segmentos corporais, ao invés de dois.

De qualquer forma são bem parecidas com as formigas em tamanho e cor. Vermelho e marrom ou preto. Além disso se movem como formigas e possuem hábitos parecidos. Também vivem próximas e isso suporta o argumento de serem de fato imitadoras. Porque fariam isso? Pois há muitos predadores de aranhas que não suportam as formigas e nem sequer as olham diretamente. Isso faz com que esse gênero se beneficie e não vire uma presa fácil.

Acredita-se também que algumas espécies de corinnidae imitem as formigas de veludo. Estas na verdade não são formigas, mas sim vespas que se parecem com formigas. Qual é o benefício? Obviamente as Castianeiras deixam de ser presas pois possuem a aparência de um grande predador e botam medo em seus próprios predadores.

Aranha Corinnidae Vista de Frente

Aranha Corinnidae Vista de Frente

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *