Aqui estão alguns fatos interessantes sobre essa criatura incrível que habita o mar. Os peixes palhaço são bastante coloridos e conhecidos por sua habilidade de viver bem com as temíveis anêmonas do mar. Eles têm também muitos outros recursos interessantes que serão expostos neste artigo.
A Convivência Pacífica com um “monstro” do mar
Estes peixes vivem com as anêmonas do mar. As anêmonas são animais marinhos comedores de carne, que se parecem com as plantas nativas do fundo do mar, e os peixes palhaço podem conviver com elas de maneira muito pacífica. Uma camada de muco em seus corpos é o segredo que os protege de serem picados pelos tentáculos cheios do veneno letal das anêmonas.
Reprodução e Vida da Espécie
Os peixes palhaço tem uma frequência reprodutiva de 1000 a 2000 ovos, em média. Eles são conhecidos por gerar sua nova ninhada em torno da época de lua cheia, quando em estado selvagem.
Também são chamados de peixes anêmona, devido à sua amizade com as anêmonas do mar. Eles ainda colocam seus ovos na superfície do mar, perto da planície anêmona, como uma forma de proteger seus filhotes. Sua vida infelizmente é curta, que varia entre seis a dez anos em estado selvagem. Atualmente, existem 28 espécies conhecidas desses peixes.
No Japão, eles são conhecidos como kumanomi-Kakure. Em língua francesa, eles são chamados de poisson palhaço, ou palhaço venenoso, em referência novamente à sua amizade com as anêmonas.
Tamanho e Características da Espécie
Estes peixes podem chegar a cerca de 4,3 centímetros de comprimento, e, apesar de toda amizade cantada, mesmo estes peixes não podem viver com todas as espécies de anêmonas do mar.
Antes de residir perto de uma anêmona do mar, estes peixes realizam um tipo especial de “dança” com ela. Eles tocam cada parte do seu corpo com a anêmona durante esta dança, pois isso ajuda na aclimatação.
Estes peixes são também conhecidos pela sua capacidade de mudança de sexo. Na verdade, todos os peixes palhaço são nascidos do sexo masculino e quando uma fêmea morre, o macho dominante transforma-se em uma mulher.
Amizade e Cumplicidade
O peixe palhaço e a anêmona-do-mar, se ajudam mutuamente no cotidiano. Como os peixes-palhaço são maus nadadores e podem ser facilmente alvo de predadores, as anêmonas os salvam de seus predadores pois somente uns poucos peixes podem sobreviver aos tentáculos letais das anêmonas.
Por outro lado, o peixe-palhaço mantém limpas as anêmonas, comendo as sobras. Outro benefício para os peixes, que também recebem o seu alimento das anêmonas.
Os palhaços do mar também proporcionam às anêmonas uma melhor circulação da água, pois promovem a limpeza das bactérias presentes no corpo dela. Tenho certeza que você gostou desses fatos interessantes sobre o peixe-palhaço.
fiz meu trabalho em grupo com minhas amgas e gostei muito