Escorpião (Ordem Scorpiones)

Os escorpiões são animais bastante conhecidos dos seres humanos principalmente pelo fato de muitas das espécies desses animais serem venenosas, e algumas dessas espécies (em torno de 25 diferentes espécies) podem ser letais, principalmente para idosos e crianças.

As espécies de escorpião mais perigosas que existem são o escorpião africano e o escorpião dourado.

Contudo, os escorpiões são animais que atacam os seres humanos apenas quando se sentem acuados e precisam agir em posição de defesa.

O nome escorpião é originado do latim: scorpio ou scorpionis. O escorpião também é conhecido pelo nome de lacrau ou alacrau, esse nome é originado do árabe.

Os escorpiões são animais invertebrados (são animais que não possuem coluna vertebral e ossos), são artrópodes (são animais que possuem patas articuladas) e pertencem a classe dos Aracnídeos.

A Classe dos Aracnídeos inclui animais como: aranhas, carrapatos, ácaros, escorpiões e outras espécies.

A Ordem Scorpiones

Essa ordem animal abriga entre as suas espécies os escorpiões, que são os animais artrópodes terrestres mais antigos que existem na atualidade. Essa adaptação dos escorpiões ao meio terrestre aconteceu devido a existência de uma carapaça composta de quitina que é componente do exoesqueleto desses animais, que evita a evaporação excessiva nos mesmos.

Existem registros que comprovam a existência de escorpiões há mais de 400 milhões de anos.

Essa ordem de artrópodes aracnídeos é composta por 116 gêneros e 2.000 diferentes espécies de escorpiões que habitam todos os continentes, com exceção da Antártida, que é o único continente que não apresenta nenhuma espécie desses animais.

Os escorpiões são achados nos mais diferentes tipos de habitat, e possuem importância no controle da população de vários invertebrados e pequenos vertebrados dos quais eles se alimentam. O escorpião é tido como um grande predador, devido aos fortes pedipalpos que possui e a sua grande agilidade.

Esses animais são bastante comuns em regiões que possuem climas tropical e subtropical e se caracterizam por apresentarem hábitos noturnos, são seres crípticos (que se camuflam em meio a vegetação para confundir as presas e os predadores).

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Tgbx861F620[/youtube]

As Características Dos Escorpiões

Os escorpiões são animais carnívoros e que possuem hábitos noturnos, pois é nesse período (noite) que esses animais saem para caçar e para se reproduzir.

Os escorpiões tem o habito de viverem em locais bastante escuros como: buracos, fendas, espaços entre os tijolos, entre entulhos e outros locais.

A alimentação dos escorpiões consiste em insetos invertebrados (cupins, grilos, baratas, moscas) e na aranha. Um fato a destacar, é que esses animais quando encontram escassez de alimentos, praticam o canibalismo (se alimentam de seus semelhantes) para que possam sobreviver.

Uma fato curioso, é que os escorpiões apresentam baixo metabolismo, por isso conseguem passar o período de até 01 ano sem se alimentar, e bebendo pouca quantidade de água.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0MGvxqOkvrU[/youtube]

Os Escorpiões Possuem o Seu Corpo Dividido Em 03 Partes:

  • Prosomo (cefalotórax) – é a parte anterior do escorpião, onde ficam os olhos, as quelíceras, os pedipalpos, as pernas e os pentes;
  • Mesossomo – é a parte mais larga do corpo, onde ficam a cauda, o telson (o ferrão), 02 glândulas de veneno e o anus;
  • Metassomo – é a cauda do escorpião, que termina com uma especie de aguilhão, que é por onde o escorpião transfere o seu veneno quando ferroa;

Algumas espécies de escorpiões chegam a alcançar o comprimento de 30 centímetros de comprimento e conseguem capturar, com o intuito de se alimentar, pequenos vertebrados, como por exemplo: alguns roedores, rãs e lagartos.

De uma maneira geral os animais artrópodes tem um esqueleto externo (exoesqueleto) que é uma estrutura dura, que contem quitina, que reveste todo o seu corpo. Os aracnídeos tem como principais características o fato de não apresentarem antenas, possuírem 04 pares de patas torácicas e 01 par de palpos. Esses animais respiram através de filotraqueias (espécies de pulmões foliares).

Os escorpiões apresentam uma diferença com relação aos demais aracnídeos, pois apresenta palpos compridos, maior numero de olhos e a sua cauda que é longa e bastante perigosa.

Os palpos dos escorpiões funcionam como uma espécie de grande pinça, que é usada para agarrar e dominar a presa (futuro alimento) do escorpião.

Os escorpiões também se caracterizam por serem animais bastante sensíveis, pois possuem cerdas longas e finas que concedem essa sensibilidade a esses animais.

Com relação aos olhos, os escorpiões possuem mais olhos que todos os outros aracnídeos, e existem espécies que chegam a apresentar até 06 pares de olhos, no entanto essa situação não é muito comum.

Os escorpiões se apresentam em diversas cores que oscilam do amarelo-palha ao preto, apresentando tons intermediários como amarelo-avermelhado, vermelho-amanrronzado, marrom, verde e azul.

Os escorpiões possuem entre seus predadores naturais as seguintes espécies animais:  lacraias, louva deus, macacos, sapos, lagartos, aranhas, seriemas, gaviões, corujas, galinhas, quatis, camundongos e os próprios escorpiões.

Os escorpiões são animais que possuem um tempo de vida médio de 04 anos.

A Reprodução Dos Escorpiões

Os escorpiões são animais vivíparos, isto significa que eles não põem ovos.

A maioria das espécies de escorpiões possui reprodução sexuada, tendo interação entre os machos e as fêmeas.

Na reprodução sexuada, ocorre o acasalamento entre os animais que acontece com um tipo de dança, onde o escorpião macho faz a limpeza do chão e deposita uma capsula que vai conter os seus espermatozoides, depois disso ele arrasta a fêmea para ficar em cima da capsula e receba os espermatozoides, acontecendo assim o processo de fecundação dos escorpiões.

Uma curiosidade no processo de fecundação dos escorpiões é que em varias espécies, após a ocorrência da fecundação, a fêmea come o macho que a fecundou.

Em um processo reprodutivo, os escorpiões podem gerar de 06 até 90 filhos. O tempo de gestação varia com a temperatura, espécie e alimentação da fêmea, podendo variar no período de 02 meses a 02 anos.

Os escorpiões filhos nascem brancos e ficam colados no dorso materno por um período de 10 dias a 14 dias, até que se complete a primeira muda e os filhotes consigam obter os seus alimentos sem a ajuda dos pais.

A idade adulta de um escorpião é atingida quando ele alcança em torno de 01 ano de vida.

Prevenção e Cuidados Com Os Escorpiões

Os escorpiões são animais que possuem veneno e podem se tornar fatais para os seres humanos, por isso é necessário tomar uma serie de medidas e cuidados para evitar a ocorrência de acidentes com esses animais, que só ferroam os seres humanos quando se sentem em perigo e acuados.

Segue Abaixo Uma Lista De Cuidados a Serem Tomados Para Evitar Problemas Com Os Escorpiões:

  • Antes de usar roupas e calcados, sacuda e examine as peças;
  • Evite acumular lixo, entulho e materiais de construção;
  • Procure manter sua casa livre das baratas, pois elas são o principal alimento dos escorpiões nas cidades;
  • Evite colocar mãos e pés em buracos, montante de pedras e lenhas;
  • Use telas para vedar portas e janelas;
  • Use ralos protetores;
  • Nas zonas rurais crie aves (galinhas por exemplo) que são predadores dos escorpiões;
  • Em locais propícios a ocorrência de escorpiões, procure manter a cama a uma distancia de pelo menos 10 centímetros das paredes;
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu odeio esse bicho

    sabrina 14 de agosto de 2013 10:24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *