Cavalos são animais lindos por natureza, e não há como não admirá-los, ainda que seja apenas a distância.
Curiosidades Sobre os Cavalos
Os cavalos chegam ao seu desenvolvimento pleno em torno dos 05 anos de idade e possuem uma média de vida por volta dos 30 anos. Entretanto, isso é somente uma média, já que individualmente há cavalos que podem viver por muitos anos a mais.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=H9efsCj7jMI[/youtube]
Friesian / Frísio
Um dos cavalos todos como dos mais lindos de todo o mundo, faz parte da raça Friesian ou Frísio, cujas características principais são: os pelos compridos e negros, possuindo pelos até mesmo nas pernas, cuja coloração predominante é a preta, tendo origem no litoral da Holanda, sendo de lá que há sua denominação: Frísio.
Ainda que tenha origem na Holanda, atualmente esse cavalo é especialmente criado no Canadá e nos Estados Unidos, sendo bastante dócil e, com isso já quase chegou à extinção.
Onde Pode Ser Encontrado
Esse tipo de animal prefere os lugares mais frios e sua criação não é muito onerosa. Seu tamanho aproximado é de 1,65 cm de altura, normalmente usado como um cavalo para passeio, porém, existem casos em que o mesmo é usado na caça. Agora, é muito conhecido em razão das exposições, quase sempre competições nas quais são escolhidos os melhores exemplares dentre os cavalos, e quase sempre os Frísios são vitoriosos.
Maiores Informações
Os cavalos fazem parte do cotidiano dos homens desde os tempos da Grécia Antiga. Esse animal sempre auxiliou no lazer, no transporte, e até em mesmo em situações de tratamentos de saúde, usando-se o animal como terapia, utilizado especialmente em adultos e crianças com necessidades especiais e algum tipo de deficiência. Já que o Frísio é um cavalo extremamente doce doçura, ele é muito usado nessas formas de terapias ocupacionais.
Mangalarga Marchador
Os cavalos que pertencem à raça mangalarga marchador são bastante fortes, ágeis, e bastante dóceis. Sua característica principal está relacionada à marcha, além das diversas variações que o animal pode fazer. É necessário um domínio muito bom sobre o animal para conseguir fazer a marcha trotada, sendo essa uma das mais cumpridas pelos garanhões.
Mangalarga Paulista
O animal que pertence à raça Mangalarga Paulista, apesar de carregar o mesmo nome do espécime anterior, é bastante diverso do marchador, sendo ainda um exímio cavalo de sela, tornando-se perfeito para o trabalho, como também para a prática esportiva. Possui excelente resistência e bastante docilidade, portando uma grande facilidade de lida.
Puro Sangue Inglês
O Puro Sangue Inglês ou apenas PSI foi conseguido a partir da melhora genética dos cruzamentos de vários cavalos que possuíam características próprias para conseguir o Thoroughbred, o Puro Sangue Inglês legítimo. Este animal é o mais preparado e mais rápido, ideal para enfrentar as pistas de corridas, chegando a atingir a velocidade inacreditável de 17 m/s, quase 60 Km/h.
Cavalos Árabes
Por muitos é tido como uma das mais bonitas raças do mundo. Esse animal é, em muitos casos, preferido para as Provas de Fundo.
Pônei
Essa raça é a que tem os menores cavalos do mundo e também uma dos mais belos. Esses animais, em razão do seu porte menor, é adorado por adultos e crianças. A altura média de um Pônei do Brasil é de aproximadamente 90 cm, então, abaixo de um metro de altura. O animal dessa raça, tido como o menor de todo o mundo, possui somente 60 cm e fica na Polônia.
Assim como outras raças, esse cavalo pequeno é bastante dócil e perfeito para começar as crianças no esporte de equitação. O galope e o trote também são feitos pelo pônei. Lembrando que para o animal levar o nome de Pônei, ele precisa medir menos que 100 cm de altura.
Cavalos Selvagens
Ainda há muitos cavalos selvagens soltos livremente em seu habitat natural. É difícil e raro de serem vistos, mas estão sempre em grupos para que fiquem mais fortes e possam se proteger de possíveis predadores. A última das espécies que se manteve exclusivamente selvagem foi o Cavalo-de-Przewalski, chamado popularmente de Cavalo Selvagem da Mongólia.
Os Cavalos e Aprimoramento Genético
Com o aperfeiçoamento genético e a domesticação os animais se encontram cada vez mais prontos para a destinação que se lhe convém e muito mais bonitos. Muitos desses cavalos são ótimos corredores, enquanto outros são melhores para o trabalho do campo e alguns se sobressaem pela beleza.
Além disso, outro item que merece grande destaque é o trato com os animais, que precisa e deve ser diferenciado, para que os mesmos possam alcançar todo potencial que se espera. Quando os cavalos são tratados e cuidados da forma correta são capazes de ir além do que lhe imposto
O Cavalo Mais Bonito do Mundo
Talvez seja até difícil de se destacar um animal apenas para catalogar como sendo o mais bonito do mundo, entretanto, esse cavalo existe. Basta colocar os olhos no animal e a beleza dele é algo que chega a ser mágico.
Esse cavalo belíssimo, que parece ter deixado a tela de algum desenho, pertence à raça Akhal-Teke, tendo sua origem no Turcomenistão, e olhando para ele fica bastante claro o motivo de lhe terem dado o título de mais belo de todo o mundo.
Características
Quem o vê logo percebe a beleza de sua pelagem, sendo de uma tonalidade que pode variar bastante, entretanto, é quase que sempre um tom de dourado, que reflete com intensidade quando colocado sob a luz solar. É uma raça bastante habituada às temperaturas altas dos desertos, tendo grande resistência nos climas mais austeros.
Acredita-se que a raça era usada, tem aproximadamente 2.600 anos, por várias tribos nômades com o nome de Teke, daí a origem da raça. Determinados pesquisadores procuraram, em 1935, aumentar seu tamanho por meio do cruzamento com mais raças, como com a do Puro Sangue Inglês, entretanto, a experiência não se mostrou positiva.
Depois da falta de sucesso, muitos donos de Akhal-Teke se propuseram a cumprir um desafio de se locomover da capital do país até a cidade de Moscou. A viagem que contou com uma distância de 4.100 km aconteceu por longos 84 dias, sendo que grande parte dela se deu pelo deserto e os animais resistiram bravamente usando somente pouca comida e água, feito que outra raça não seria capaz de cumprir.
Cavalos mais bonitos do mundo? Já pensou nisso? Eles não seriam todos iguais? O cavalo por si só independentemente da raça é um animal bonito, que chama atenção, principalmente, pelo seu porte. Porém, sim, existem cavalos mais bonitos do mundo, aqueles que se destacam entre os demais. E tem aquele mais bonito de todos.
Estamos falando do nativo do Turcomenistão, da raça Akhal Teke. Será que é fácil identificá-lo como o mais belo? Quem já viu de perto garante que sim, para começar a pelagem do cavalo considerado o mais lindo do mundo é “inacreditável”, é dessa forma que é descrita. Apesar da tonalidade variar de um animal para o outro, ela sempre é dourada e quando a luz do sol reflete sobre a pelagem, o efeito é ainda mais encantador.
Características Do Cavalo Considerado O Mais Bonito Do Mundo
O cavalo Akhal Teke resiste a climas severos e as temperaturas altas características dos desertos.
Segundo pesquisas, acredita-se que essa espécie de cavalo é bem antiga, existe há mais de 2.600 anos. Seria a descendência de uma tribos nômade chamada Teke, por isso o nome dado a raça.
Em 1935, tentando fazer com que a estatura do Akhal Teke fosse maior, pesquisadores provaram vários cruzamentos, todos com raças de Puro Sangue Inglês, mas todas as tentativas foram em vão, não conseguiram atingir o objetivo final.
Depois da tentativa de modificar a estatura dessa raça de cavalo, um outro desafio, que parecia mais fácil do que o primeiro. Os donos de cavalos da raça Akhal Teke queriam viajar até Moscou, na Rússia, da partida ao ponto de chegada seriam 4.100 km. E eles fizeram a viagem, que durou exatamente 84 dias, passando uma parte deles no deserto.
Foi a prova de que essa raça de cavalos não é só a mais bonita do mundo, mas também demonstrou que é muito resistente a adversidades. O trajeto de 84 dias passando pelo deserto foi feito com pouca comida e pouca água. O que certamente cavalos de outra raça não conseguiriam fazer.
Outras duas raças que são forte candidatas de cavalos mais bonitos do mundo são a Campolina e Mangalarga, que além de tudo são populares, bem famosas.
Sobre Os Cavalos
Os cavalos têm o seu glamour nos dias de hoje e servem inclusive para a prática de esportes. É um animal adorado por muitas pessoas e por isso, a criação de cavalos é bem comum. Mas, há muitos anos atrás, a principal função de um cavalo era ser meio de transporte. Podemos dizer que é um dos meios de transportes mais antigos.
Para quem gosta dos cavalos, tem simpatia por esse animal como tem um por um cachorro, por exemplo, a informação a seguir não agradará nem um pouco. Os cavalos, em algumas culturas, também vão à mesa. Isso mesmo, também fazem parte das carnes consumidas.
Não podemos esquecer que os cavalos já levaram muitos homens para os campos de batalhas, assim como até hoje servem para a prática de esportes, o que faz desse animal, um ser muito presente na vida do homem e de grande importância ao longo da história.
Os Cavalos Domesticados
Os cavalos, em geral, podem ser domesticados pelo homem, mas apesar de parecer que é uma tarefa fácil, não é, para fazê-lo é necessário ter conhecimentos das técnicas que são para domar o animal.
O cavalo por sua natureza deve viver livre em campos. São animais herbívoros e quando podem viver em total liberdade se organizam em manadas.
Os Cavalos Selvagens
O macho quando é castrado ganha o nome de garanhão se ele for domesticado ou quando estamos falando de cavalos selvagens, também são chamados de garanhões, não tendo nada a ver com o fato de serem castrados. Na verdade, neste caso, eles são os líderes do grupo e ajudam a afastar líderes de outros grupos. Porém, não é só o líder do grupo que está atento aos perigos da área onde os animais estão, todos estão sempre alertas, falando de cavalos selvagens. Com grande capacidade de prever o perigo. Também tem destaque no grupo a égua mais velha que é chamada de madrinha. O papel dela é o de fazer com que os animais do grupo estejam sempre juntos, não se separem. Além disso, a madrinha, como é chamada a égua, determina quando o grupo precisa mudar de lugar, em busca de abrigo, alimento e pastagem.
Na natureza, esses cavalos conseguem sobreviver porque faz parte do seu instinto natural. A sensibilidade e o medo aguçados são dois pontos importantes para que isso seja possível. Porém, quando um cavalo é domesticado, evidentemente ele perde esse instinto natural e precisa que o seu dono cuide dele em situações de perigo ou adversas. Cuidados esses que podem variar de acordo com as diferentes raças.
Cavalos Nos Centros Hípicos
Alguns lugares são específicos para oferecer os cuidados que um cavalo domesticado precisa. Não são animais como um cão que se leva para casa e nem tão pouco podem ser colocados em qualquer lugar. Por isso, existem os centros hípicos ou os aras, ambos, lugares que possuem infraestrutura necessária para receber esses animais. Não somente o local em si, mas possuem ferradores, domadores e veterinários, entre outros profissionais que irão atender esses animais.
Principais Raças De Cavalos
São muitas as raças de cavalos, porém, entre tantas, existem aquelas que se destacam: Apalosa, Puro Sangue Inglês, Árabe, Andaluz, Lusitano, Quarto de Milha e Percheron. Essas citadas são aquelas cujo a quantidade é a maior entre as pessoas que gostam de criar cavalos.
Desses cavalos citados, a raça que em os mais velozes é a Quarto de Milha, informação usada por quem gosta de corrida de cavalos.
Para alguns especialistas, as raças de cavalos são divididas em quatro grandes grupos: o primeiro deles é dos pôneis onde entram os animais cuja medida não supera 1,44; depois temos os cavalos de sangue frio, que são aqueles que são usados para trabalhos pesados; os cavalos de sangue quente, o terceiro grupo para as raças de sela e por último, os cavalos de sangue muito quente, aqueles como o Árabe, com caráter forte, temperamento altivo.