Características dos Animais

Os animais são seres perfeitos a seu modo e cada um deles tem um lugar certo na natureza, o que caracteriza o equilíbrio natural entre as espécies, animal e vegetal, e todos fazem parte da cadeia alimentar uns dos outros, dentro de suas próprias características.

Há um número infinito de espécies de animais, sendo que a grande maioria deles faz parte da família dos insetos, sendo milhares de vezes maior que a dos mamíferos. Se levarmos em conta o número de insetos existentes no planeta poderíamos sem medo, afirmar, que a Terra é o lugar dos insetos.

Cada um dos animais que vive na natureza tem uma característica que o diferencia dos demais, principalmente seguindo a regra de espécies e famílias. Por exemplo, há os mamíferos, os répteis, os ovíparos, os vivíparos, os carnívoros e os herbívoros, as aves, os anfíbios, e por aí em diante. Cada um deles ocupa seu espaço de maneira a manter a vida na terra da melhor forma possível, simplesmente fazendo seu papel.

Primeiramente, as características dos animais podem ser divididas entre os domésticos, que são aqueles que vivem e convivem próximo ao homem, como gatos, cachorros, ovelhas, cavalos, pássaros e os selvagens, que vivem livres e não são habituados à presença do ser humano, como tigre, onça, girafa, elefante, leão, macaco, entre outros.

Então, esses mesmos animais possuem características distintas e podem ser vertebrados, como os mamíferos: Porco, foca, ovelha, cavalo, entre outros. Já da classe dos invertebrados (que são os animais que não possuem estrutura óssea) há os moluscos, os insetos e os vermes.

Porém, apesar das características comuns a eles, há algumas espécies que se diferenciam por terem algo diferenciado, como as abelhas que fabricam o mel, que apesar de somente termos contato com o produto no vidro vindo do mercado, há toda uma grande produção para que as pequeninas abelhas consigam produzi-lo, começando pela coleta do néctar das flores e depois o armazenando dentro do próprio corpo, levando para a colmeia e só ele tenta ele se cristaliza e se transforma em mel.

As aranhas, insetos que causam arrepio em muita gente, mas têm o poder de fabricar belíssimas teias, que são tecidas por uma proteína produzida pelas aranhas e uma característica interessante é que quanto mais velho o inseto, melhores são as teias produzidas por elas.

Outro animal com uma característica peculiar é o camaleão, que é capaz de se misturar ou camuflar em qualquer ambiente, com o objetivo principal de fugir de possíveis predadores e consegue essa grande magia com a ajuda das células de sua pele, que possuem pigmentos capazes de mudar de cor rapidamente, esse processo é conhecido como mimetismo.

A natureza é sempre repleta de mistérios e além dos animais citados há muitos outros com particularidades interessantes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *