O Emys orbicularis, mas conhecido como cágado de carapaça estriada, é uma tartarua de água doce. Essa espécie está distribuída pela Europa Central e Ocidental, Norte da África e Ásia Ocidental. Eles vivem em correntes de água de fluxo hiberna e lento. Durante sete meses do ano eles vivem no fundo das águas.
Possuem a carapaça pintalgada de amarelo e de cor castanha com verde, ou também nas cores preta, acastanhada e cinzenta. Essas pintalgadas também podem ser encontradas na cabeça, na cauda e nas patas. São essas manchas, ou melhor, pintas, que fazem com que elas possam ser diferenciadas das espécies de cágados de Portugal, o cágado mediterrâneo.
Essa espécie chega a pesar cerca de 400 a 500 gramas e atingem 20 cm, no máximo, de comprimento. Alimentam-se de invertebrados aquáticos, pequenos peixes, anfíbios, e vegetação auática em menor quantidade. Também chegam a comer insetos terrestres.
O cágado de carapaça estriada é o mais raro das duas espécies existentes de cágados da nossa fauna. Ele é uma espécie difícil de encontrar e bastante discreto, sendo mais facilmente ser observado nas bacias do sul do país.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=rIUKw9R44Ns[/youtube]