Quantos Dias Para Nascer Um Filhote De Periquito?

Periquito

O periquito é definitivamente um dos pássaros mais populares entre os brasileiros, afinal que nunca viu um periquitinho falante verde, inclusive ao longo do tempo ele ganhou também o ramo do entretenimento. A habilidade do periquito em falar é realmente impressionante, agrada e impressiona principalmente as crianças, que vão a loucura com as suas façanhas. Não sei se você já sabia, mas o periquito verde, também conhecido por periquito rico é uma espécie nativa brasileira, não tendo sido importada de outras localidades, o seu nome cientifico é Brotogeris tirica, mas existem também outras espécies que popularmente são conhecidas como periquitos.

Um outro tipo famoso de periquitos são os periquitos australianos, que como o seu próprio nome já diz é nativo da Austrália, esse periquito é altamente difundido mundo a fora como uma ave doméstica e criada em cativeiro. Outros nomes que recebe esse tipo de pássaro é periquito comum ou ave Undulata que é como ele é conhecido normalmente na maior parte das regiões brasileiras é o periquito em suas variações com penas amareladas e o periquito na cor azul clara, que hoje já bem mais comum de se ver por aqui em nosso país. O seu nome cientifico é Melopsittacus undulatus, que como se pode observar em nada tem a ver com a espécie do periquito brasileiro citado acima, apesar de ambos pertencerem a uma mesma família que é a Psittacidae.

Todas as espécies de periquitos são igualmente lindas e graciosas, eles também são muito inteligentes e podem aprender muitas palavras e frases, desde que sejam ensinados para isso. O seu período de maior aprendizagem é durante os seus primeiros anos de vida e principalmente quando ele é filhote. O periquito australiano é tão comum que hoje é considerado a terceira posição na lista de animais mais famosos do mundo no quesito estimação, ele fica atrás apenas obviamente dos cachorros e dos gatos, que são os mais oficias animais domésticos que existem.

Periquito na Árvore

Periquito na Árvore

Periquito Verde

Esse periquito tipicamente brasileiro nativo e característico da nossa Mata Atlântica que um dia já foi abundante, hoje vê o seu habitat ser cada vez mais destruído, infelizmente ele é conhecido mais como pássaro de cativeiro, do que como pássaro livre o que realmente ele deveria ser. As suas cores tudo tem a ver com a bandeira do brasil e as suas cores, já que ambos tem praticamente o mesmo tom de verde, no entanto, as suas penas variam em suas tonalidades de acordo com as partes do seu corpo, ou seja, as suas barrigas e partes inferiores tem um tom de verde que é um pouco puxado para o amarelo, já a sua nuca e a sua cabeça apresentam uma tonalidade de um verde que se aproxima de algumas nuances em tom azul, formando assim um belíssimo e único contraste no corpo desta ave, o seu bico tem uma cor de telha, é um marrom meio alaranjado, enquanto que os seus pés são marrons e os seus olhos são caracterizados pela coloração preta com um círculo branco no entorno deles, tanto os pássaros filhotes, quanto os pássaros adultos são muito semelhantes, com algumas pouquíssimas variações entre eles.

A reprodução entre esse tipo de papagaio acontece de uma forma muito romântica e cativante, até porque até onde se sabe esses papagaios depois que formam um par, um casal, eles ficam juntos para todo o sempre, os seus ninhos são feitos em buracos de arvores e em cavidades de arvores de palmeiras, na região do tronco, a expectativa de vida desse papagaio é bem longa, de cerca de 20 anos em média, mas quando ele está com seu 1 ano de vida ou no máximo 2 ele já está preparado para acasalar pela primeira vez. A média de ovos que colocam a cada gestação é de 4 ovos, que permanecem em estado de incubação pelos pais durante mais ou menos 26 dias. Os periquitos que são pais e os seus filhotes ficam juntos por aproximadamente 5 semanas, após esse período é comum que se separem e que sigam seus caminhos, podem se encontrar quando o bando se encontra, mas não é nada certo ou que possa ser considerado um costume do animal.

Periquito Australiano

Esses pássaros tem uma variedade de tonalidades de penas bem maior, essas tonalidades que ele é encontrado são o azul claro, o verde claro e o verde intenso (e ainda pode ter outras variações de verde), além da cor cinza, da cor amarela, da cor branca, da cor cinza esverdeado e até mesmo da cor violeta. Além disso, é comum que os exemplares dessa espécie tenham manchas pretas (faixas pretas) em seu corpo, mas nada que cubra as suas nuances coloridas, apesar de que existem também exemplares com tonalidade inteiriça e lisa. Uma de suas maiores diferenças para o periquito brasileiro é o tamanho do seu bico, que no caso é bem menor do que o dos periquitos daqui, na verdade muitas vezes mal se vê o seu bico, mais parece uma pequena bolinha, esse efeito visual se dá em grande parte por causa do volume das suas penas na região do rosto. Muitas mudanças já foram feitas nos periquitos desse tipo, que vem sendo há muito tempo selecionados artificialmente e reproduzidos em cativeiros, não é à toa que é uma espécie doméstica tão comum.

Periquito se Alimentando

Periquito se Alimentando

A sua reprodução natural por sua vez se dá normalmente a partir dos seus 6 meses de vida, quando seu corpo já é desenvolvido e também se torna fácil a identificação em relação ao sexo da ave, identificação essa que normalmente é feita através da cor do seu bico, que nos casos dos indivíduos do sexo masculino é na coloração azul escuro e no casos dos indivíduos do sexo feminino é na coloração marrom meio esbranquiçada em uma época normal, mas que fica um marrom bem forma durante os períodos reprodutivos da ave. A região que muda de cor não é exatamente o bico propriamente dito, mas sim um região logo acima dele que é chamada de cera, sobre a sua coloração há ainda alumas outras particularidades, como no caso dos animais albinos, etc. Uma ovada tem uma média de 4 a 6 ovos no total e a incubação desses ovos pelos pais é de cerca de 18 a até 21 dias até que eles venham a eclodir os ovinhos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *