Pintassilgo da Venezuela

Pintassilgo da Venezuela

  • Características Gerais do Pintassilgo da Venezuela

O Pintassilgo da Venezuela é um animal Passeriforme, e com nome cientifico entre os especialistas de Carduelis cucullata. Pertencente á família Fringillidae, e a ordem Passeriformes e gênero Spinus, essa espécie é originada da América do Sul tropical, mais precisamente na Colômbia e Venezuela, país a que se referem os seus nomes. Mais recentemente, pesquisadores e biólogos descobriram mais populações dessa ave, na Guiana. Por ventura, existem também no Brasil, alguns pássaros dessa espécie, e por aqui são conhecidos como Tarim. Na Venezuela e na Colômbia, o Pintassilgo da Venezuela é conhecido “cardenalito”.

O Pintassilgo da Venezuela tem sua situação de existência no planeta, caracterizada como “em perigo”, o que faz com que algumas autoridades locais dos países, dos quais ele está presente, se moverem para promover sua defesa dos predadores humanos, e promover também sua procriação.

O pintassilgo tem em média 10 cm de comprimento, mesma medida de sua envergadura quando está de asas extremamente abertas. As cores do macho são, em geral, de um vermelho muito vivo na barriga, no dorso, e no uropígio. Já suas asas são de um preto quase fosco, assim como as extremidade de suas penas. O mesmo preto é encontrado em sua cabeça e em seu pescoço. Já suas pernas, com exceção de seus dedos, são brancas. A fêmea tem coloração completamente do macho, apresentando a seguinte distribuição de cores: o dorso, barriga e cabeça são cinzas, com as asas pretas e extremidades de penas vermelhas. Os olhos dos machos e fêmeas são pretos foscos. Já o Pintassilgo da Venezuela juvenil tem uma coloração mais parecida com a fêmea, mudando de plumagem depois de um trimestre de vida. Mesmo os machos juvenis tem essa coloração, e após esse período de troca de cores, coincidentemente, eles se sentem a vontade para procurarem novos ares, e procurarem novos lugares para viverem, e criarem suas famílias.

  • Habitat

Os países que podemos encontrar com facilidade o Pintassilgo da Venezuela são Bolívia, Colômbia, Brasil e e Guiana (recentemente). A vegetação em que ele é encontrada, são aquelas em que existe florestas úmidas, com árvores de folhas firmes. Bons exemplos são os bosques, em geral. Assim como nas orlas de bosques, clareiras, em pastos e nas moitas de arbustos. O lugar preferido do Pintassilgo da Venezuela são os bosques de árvores de folha caduca. Essa ave é considerada do tipo semi-nômade.

  • Dieta e Base Alimentar

A alimentação do Pintassilgo da Venezuela é bastante vasta e dinâmica, baseada no cardápio que o habitat em que ele se encontra, pode oferecer. Em geral, esse pássaro se alimenta de frutos e sementes provenientes desses frutos. As flores também entram na dieta, tendo como parte mais procurada, os gomos. As plantas herbáceas, são aquelas que fornecem as sementes mais procuradas por essa espécie. Como uma boa espécie onívora, o Pintassilgo da Venezuela também se alimenta de pequenos insetos invertebrados. Grãos de cajueiro (Curatella americana), e sementes dente de leão, finalizam a dieta preferida desse pássaro.

Pintassilgo da Venezuela

Pintassilgo da Venezuela

  • Reprodução e Nidificação

O processo de reprodução do Pintassilgo da Venezuela acontece durante o período compreendido entre os meses de Abril e Junho. O ninho é construído pela fêmea e a defesa do ninho é realizada pelo macho. Apesar de a base das tarefas ser bastante definidas, durante o processo de choca dos ovos, as tarefas podem se inverter. Os machos podem chocar os ovos e as fêmeas sair para buscar materiais para reforças o ninho, ou até mesmo alimento. O ninho é composto de pedaços de galhos, fibras de folhas, raízes secas de arvores, fibras de coco, e até mesmo pelo de animais. Apesar de uma vasta gama de materiais, o ninho fica bastante resistente e dura muito tempo.

Geralmente as ninhadas do Pintassilgo da Venezuela são compostas de 3 ou 4 ovos de coloração branca. A choca dura 2 semanas em média, e os filhotes nascem sem pelos. A plumagem dos filhotes, que acontece durante o período de transição filhotes/juvenil, acontece ao fim do décimo segundo dia de vida. No fim desse período a coloração cinza toma conta do Pintassilgo da Venezuela, os dando aspecto parecido com a fêmea, porém com o comprimento reduzido.

Pintassilgo da Venezuela na Gaiola

Pintassilgo da Venezuela na Gaiola

  • Ameaças e Predadores do Pintassilgo da Venezuela

O Pintassilgo da Venezuela é considerado hoje, um animal em situação de “Em Perigo”. Essa classificação se dá pela UCN, e foi feita em 2012. Isso se dá muito em parte por algumas constatações realizadas a partir de 1920, quando um criador alemão obteve um resultado satisfatório em um teste envolvendo cruzamento de um Pintassilgo da Venezuela com um canário. Esse cruzamento resultou em um canário de fator vermelho. Em 1930, outro cultivador, conseguiu resultado satisfatório também. Dessa vez foi descoberto que os híbridos eram férteis.

Todos esses experimentos, com o tempo passaram a fazer com que cruzamentos envolvendo as espécies puras do Pintassilgo da Venezuela fossem cada vez mais raros. Outro aspecto que promove o avanço em direção a extinção do Pintassilgo da Venezuela, é o fato de que a procura dele por cultivadores, passou a se tornar muito maior com a descoberta dessa informações. Nos anos 40, a captura do Pintassilgo da Venezuela passou a ser considerada ilegal em todo o planeta. Hoje esse pássaro é considerado raríssimo pelas autoridade competentes, e devem ser preservadas com leis ambientais nos países em que ainda são encontrados, para que sua completa extinção não aconteça.

Algo que vem acontecendo nos últimos anos, é a sua criação em cativeiro, para sua procriação e consequente soltura por parte das autoridades. Um cativeiro nos Estados Unidos que faz parte do NFSS (National Finch and SoftBill Society), tenta a procriação dessas e outras espécies, ao mesmo tempo que realiza atualização através de dashboards encontradas nos site da NFSS. Medidas como essa, vem sendo estudadas por países que tem o meio ambiente, como prioridade em suas pautas governamentais. Atualmente, o Brasil, não tem uma gestão ambientalmente responsável, e se contrapões a esse tipo de medida, não tendo iniciado até a data dessa publicação, nenhum tipo de medida parecida para a intervenção no processo de extinção do Pintassilgo da Venezuela.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *