Pintassilgo Peruano

Pintassilgo é um tipo de ave passeriforme que pertence família Fringillidae e que possui algumas subespécies como a conhecida como Pintassilgo Peruano. Para quem gosta de pássaros vamos explicar um pouco mais sobre os Pintassilgos, as suas características particulares e detalhes sobre as subespécies. Então vamos embarcar nessa viagem rumo a maiores conhecimentos a respeito de pássaros?

Conhecendo os Pintassilgos

O nome científico dessa espécie é Spinus magellanicus sendo que Spinus vem do grego Spinos que é a forma como Dionísio, Aristófanes e outros escritores desse período antigo se referiam a uma ave que não foi identificada. O complemento vem de magellanica que é uma referência ao estreito de Magalhães, localizado na Patagônia. Sendo assim o nome significa pássaro do estreito de Magalhães.

Características dos Pintassilgos

O tamanho médio desses pássaros é de 11 centímetros de comprimento e trata-se de um pássaro muito fácil de identificar devido a uma mancha que possui em sua face criando uma espécie de máscara, somente nos machos. Desde filhotes os machos já apresentam pequeninas manchas pretas na cabeça que evoluem para a máscara. Como conta ainda com manchas amarelas em suas asas tem um padrão de cores que é facilmente observado quando está empreendendo voo.

Pintassilgos em Cima de um Galho

Pintassilgos em Cima de um Galho

Nas fêmeas as características que ganham mais destaque é ter a parte inferior da cabeça olivácea. Nos meses de primavera pode ser observado cantando no topo das árvores além dos telhados e pontes. Durante os meses de inverno esses pássaros podem ser vistos em bandos, podem se reunir em até cem aves. Pode ainda imitar o canto de outras aves. O canto do Pintassilgo se caracteriza por um gorjear fino e rápido.

Pintassilgo Peruano

Essa subespécie (Spinus magellanica peruana) é assim chamada por ser encontrada no centro do Peru, trata-se de um Pintassilgo com tamanho mais destacado e com tonalidade verde mais intensa nas partes superiores. O amarelo da sua garupa é mais pálido.

Pintassilgo Peruano

Pintassilgo Peruano

Outras Subespécies de Pintassilgo

Conheça outras subespécies de Pintassilgo a seguir.

Spinus magellanica Alleni

Spinus magellanica Alleni

Spinus magellanica Alleni

Encontrado nos estados do Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Piauí além de alguns trechos de Bolívia e Paraguai esse pássaro é chamado popularmente de pintassilgo-goianinho. A média de tamanho é de 10 centímetros.

Spinus magellanica Icterica

Spinus Magellanica Icterica

Spinus Magellanica Icterica

Um belo exemplar de Pintassilgo que possui sua cabeça totalmente preta e metade do pescoço nessa cor também. O corpo da ave possui um tom de amarelo esverdeado, pode ser encontrado nos estados do Sudeste e do Sul do Brasil. Também é avistado na região sul do estado da Bahia. Mede em média 11,8 centímetros de comprimento. Tem como nomes populares pintassilgo-catingueiro, pintassilgo-comum, pintassilgo-pinheirinho e pintassilgo-mateiro.

Spinus Magellanica Magellanica

Spinus Magellanica Magellanica

Spinus Magellanica Magellanica

Bastante semelhante ao Pintassilgo ictérica, seu corpo é mais alongado e de uma tonalidade de amarelo esverdeado. A cloaca dessa ave é completamente branca. Pode ser encontrado na Uruguai e Argentina estendendo-se até a Patagônia.

Spinus Magellanica Longirostris

Spinus Magellanica Longirostris

Spinus Magellanica Longirostris

Essa ave possui um bico mais alongado e fino que outros tipos de Pintassilgo, seu amarelo é menos intenso. Pode ser encontrado na Venezuela, Guianas e em Roraima.

Spinus Magellanica Capitalis

Spinus Magellanica Capitalis

Spinus Magellanica Capitalis

Um dos diferenciais dessa espécie é que os machos possuem o terço superior do peito e das costas mais escuros com manchas negras. Pode ser encontrado na Colômbia, Peru e Equador.

Spinus Magellanica Urubambensis

Spinus Magellanica Urubambensis

Spinus Magellanica Urubambensis

O tom de amarelo desse pássaro é mais esverdeado que outras subespécies e as suas partes pretas são mais escuras. As partes que em outros Pintassilgos são brancas nesse são acinzentadas. Pode ser encontrado no Peru e no Chile, mais nesse último país.

Spinus Magellanica Boliviana

Spinus Magellanica Boliviana

Spinus Magellanica Boliviana

A máscara negra do macho dessa subespécie se destaca por se estender do peito até a parte inicial do seu abdômen. Pode ser observado no centro-sul da Bolívia.

Spinus Magellanica Paula

Spinus Magellanica Paula

Spinus Magellanica Paula

Parece com a subespécie de Pintassilgo peruano, contudo, possui bico mais fino e é menor em comprimento. Pode ser encontrado na costa do Pacífico do Equador e do Peru.

Spinus Magellanica Sanctaecrucis

Spinus Magellanica Sanctaecrucis

Spinus Magellanica Sanctaecrucis

As penas do dorso e do queixo dessa subespécie são enegrecidas em suas partes centrais e possuem margens da cor verde-oliva. Conta com uma tonalidade negra intensa no capuz e pode chegar até a parte do seu abdômen. Pode ser encontrado na Bolívia, região central e oriental.

Spinus Magellanica Tucumana

Spinus Magellanica Tucumana

Spinus Magellanica Tucumana

Uma subespécie de tamanho um pouco menos que as demais, tem um capuz negro que se estende até o seu pescoço e queixo. Suas partes superiores tem uma tonalidade de verde uniforme com listras mais escuras. Os flancos e as partes inferiores pálidas são embranquecidos. Pode ser encontrado em Mendoza, Serra de Córdoba e Jujui na Argentina.

Spinus Magellanica Hoyi

Spinus Magellanica Hoyi

Spinus Magellanica Hoyi

O tom de amarelo da sua cauda é um pouco menos intenso, não tem seus flancos brancos e conta com uma separação proeminente do capuz negro em relação ao peito nos machos. Pode ser encontrado na região dos Andes Centrais na Argentina, província de Jujui.

Como é a Alimentação do Pintassilgo

A base alimentar do Pintassilgo é formada principalmente por semente, principalmente as de flores. Pode se alimentar também de frutos secos cujo revestimento é mais duro.

A Reprodução dos Pintassilgos

Pode nidificar tanto em copas de araucárias bem altas como em cafeeiros. O ninho dessa ave é construído a partir de raízes finas e possui formato de tigela numa altura de 3 a 4 metros do chão, não muito alto. Pode ou não ter revestimento de crinas e penas. Os ovos são brancos, mas podem apresentar coloração puxando para o azul celeste, pode medir em torno de 16 milímetros.

O processo de incubação fica por conta da fêmea, o macho pode contribuir alimentando-a nessa etapa. As ninhadas tem entre 3 e 5 ovos e são ao todo entre 2 e 4 ninhadas anualmente. O nascimento dos filhotes acontece em 13 dias e a sua maturidade sexual chega aos 10 meses de idade.

Quais São os Hábitos dos Pintassilgos?

Pode ser encontrado em mata secundária aberta, em quintais e até em plantações. Por ser de interesse do comércio clandestino de aves tornou-se um pássaro raro de ser avistado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *