Curiosidades Sobre a Zebra Para Educação Infantil

As Zebras são animais pertencentes ao gênero Eqqus e correspondem a três espécies: A zebra das planícies, a Zebra da Montanha e a Zebra da Grévy. O gênero não envolvem somente as zebras, mas também outras espécies de equídeos.

Para deixar mais claro, as zebras são os famosos cavalos pretos com listras brancas, ou seriam brancas com listas pretas? Veremos. Eles ocorrem em diversos ambientes diferentes, dentre eles estão as savanas, as florestas, o cerrado, montanhas e colinas.

A interferência humana na natureza está causando a destruição de muitos habitats e a extinção de muitas espécies. Neste caso, principalmente relacionado à caça (na busca pela pele) duas espécies de zebras já estão na lista de perigo de extinção (Zebra de Grévy e Zebra da Montanha). Uma subespécie da Zebra das planícies, chamada de Quagga, foi considerada extinta no final do século dezenove, entretanto existe hoje um projeto (Projeto Quagga) que pretende recriar a subespécie em laboratório.

Distribuição e Habitat

As zebras podem ser encontradas nas porções áridas da África oriental e meridional. Hoje as zebras são encontradas em um número muito menor de habitats comparado com antigamente, devido à ameaça de extinção das espécies.

A Zebra de Grévy costuma viver na região mais árida, no subdeserto do norte do Quênia e no sul da Etiópia. Elas costumam se alimentar de gramíneas de deserto, que não são opções para o gado.

 Zebra de Grévy

Zebra de Grévy

A Zebra de Burchell já pode ser vista em uma variedade maior de ambientes. Desde a savana, também floresta aberta e matagal e até esmo em pastagens. Também pode ocorrer em montanhas em altitudes de até 4.400 metros. Entretanto não se encontra em regiões tão xéricas pois é muito mais dependente de água do que a Zebra de Grévy.

Zebra de Burchell

Zebra de Burchell

A Zebra de Montanha geralmente vive, obviamente, em regiões de montanha e, por isso, sua alimentação é mais restrita a gramíneas.

Zebra de Montanha

Zebra de Montanha

A reprodução das zebras envolvem um macho que copula com várias fêmeas de um harém da mesma população. A competição entre os machos não é muito evidente, e por isso não há uma diferença muito grande no fenótipo entre machos e fêmeas, apenas que o macho é geralmente um pouco maior; normalmente há acordo entre os machos sobre qual vai copular.

Eqqus Grevyi

Eqqus Grevyi

Eqqus Grevyi

Essa espécie possui uma grande cabeça, com grandes orelhas e arredondadas e crinas grossas e eretas. O focinho é mais marrom. São características que fazem a Zebra de Grévy parecer mais como uma mula do que com as outras zebras. A pelagem possui listras dispostas em um padrão concêntrico com faixas pretas e brancas. Podem pesar entre 349 a 451 Kg e medem entre 125 a 150 cm.

Eqqus Zebra

Eqqus Zebra

Eqqus Zebra

Possuem a base da pelagem branca e faixas pretas e algumas marrons. As listras na cabeça e no corpo são finas e mais numerosas. Possuem focinho preto. Podem medir entre 240 a 372 Kg  e medir entre 210 a 260 cm de comprimento.

Eqqus Burchelli

Eqqus Burchelli

Eqqus Burchelli

Suas listras são bem mais largas, tornando-se mais largas e horizontais em direção aos flancos e traseiro. No pescoço as listras são verticais e continuam na juba, que é curta e em pé. Nem todas as listras são nitidamente pretas, algumas podem ser em tons de marrom ou com uma sombra marrom. Pesam entre 175 e 385 Kg e podem medir entre 217 a 246 cm.

Curiosidades Sobre as Zebras

  1. As zebras não são cavalos listrados

Apesar de parecerem, as zebras pertencem a três espécies diferentes que se incluem no mesmo gênero das espécies de cavalos, entretanto evoluíram separadamente.

  1. As zebras são brancas com listras pretas

A maior parte da pelagem da zebra é branca e possui listras pretas e marrons, entretanto a pele abaixo da pelagem é negra.

  1. Zebras correm em zigue-zague

Quando são perseguidas por predadores, tais como os leões, as zebras costumam usar a técnica de correr em zigue-zague pois assim despistam a maioria dos predadores e conseguem fugir.

  1. As zebras possuem digitais

O padrão de listras de cada indivíduo das espécies de zebra é único e isso serve como a digital para cada um.

  1. As listras nas zebras são repelentes

O padrão que varia entre preto e branco serve como um repelente de insetos, mantendo mutucas e outros mosquitos sugadores distantes

  1. Um grupo de zebras é chamado de Zelo
  2. As mães guardam seus filhotes

Nos primeiros dois ou três dias de vida, a mãe mantém o filhote longe dos outros membros de sua população para que ele consiga definir e reconhecer o perfume, a voz e a aparência de sua mãe em meio a uma multidão.

  1. Uma zebra pode correr com a velocidade de até 65Kh/h.
  2. Zebras geralmente dormem em pé
  3. Zebras não enxergam a cor laranja
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *