Doenças do Pássaro Preto

O Pássaro Preto

 Medindo aproximadamente 25 centímetros de comprimento, e pesando pouco menos que 100 gramas, estes pássaros se destacam pela coloração completamente preta, o que justifica a alcunha recebida, que vai desde seu longo e fino bico, passando pelas pelagens e indo até seus pés e olhos. Batizado cientificamente pelo nome de Gnorimopsar chopi, e muitas vezes chamado popularmente de graúna, o pássaro preto é uma ave que povoa muitos países da América do Sul, entre eles a Argentina, o Peru e o Uruguai; No Brasil é encontrado em quase todas as área do país, com exceção da região amazônica, aliás ele está ausente em quase todo o norte do território brasileiro, habitando apenas poucos lugares do Pará. Nestas localidades costumam viver em áreas agrícolas ou pantanosas, gostando principalmente de lugares isolados. Outro fator pelo qual é possível identificar os pássaros pretos é o seu canto, este produz um característico som harmonioso, e muitas vezes pode ser bastante barulhento a visto que estas aves andam em bando, frequentemente cantam durante os períodos em que há luz, pois são aves com hábitos diurnos.

 Hábitos do Pássaro Preto

O pássaro preto é um animal onívoro, portanto a dieta dele contém alimentos que possuem origem tanto vegetal quanto animal. Geralmente comem frutas e pequenos insetos, porém também podem consumir sementes, restos de alimentos deixado pelo seres humanos e outros pequenos animais invertebrados. Quando se encontram em ambientes domésticos ou de cativeiro é comum que seus responsáveis o alimentem com rações feitas especialmente para estas aves, ademais também se acrescenta a sua dieta os alimentos que ele encontraria se estivesse livre na natureza.

 A reprodução deles é sexuada, além disso são ovíparos, isso significa que após o macho fecunda a fêmea, esta coloca cerca de 4 ovos brancos em um ninho, este é construído geralmente em árvores ocas ou até mesmo nas copas delas. O período de desenvolvimento do feto fora do corpo da mãe (dentro do ovo) leva em média 14 dias, durante este período é necessário chocá-los para que eles se desenvolvam normalmente. Apenas 1 mês após seu nascimento o pássaro preto fica independente dos pais e deixa o ninho, com pouco mais de 1 ano de idade ele já atinge a maturidade sexual, deste modo se encontra preparado para recomeçar o ciclo da reprodução e prolongar a vida da espécie. Em relação a sua prole eles são bastante atenciosos, sendo muito raro abandoná-los sem motivo, pois são muito protetores, tanto em relação a seus filhos quanto em relação ao seu território, e portanto não gostam quando invadem seu espaço podendo inclusive chegar ao ponto de se tornarem violentos se isso ocorrer.

Pássaro Preto

Pássaro Preto

 O pássaro preto possui uma expectativa de vida relativamente longa, eles podem facilmente alcançar os 20 anos de idade, em termos de comparação o canário vive apenas 10 e um pardal somente 3 anos, contudo o papagaio e a arara são capazes de ultrapassar os 50 anos, mesmo que isso não aconteça na maioria dos casos.

 Atualmente, e de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), os pássaros pretos se encontram sem perspectivas de serem extintos da natureza, deste modo na escala do estado de conservação eles são catalogados como pouco preocupante, ou seja se continuarem como estão, não há razões para acreditar em uma possível extinção.

As Doenças do Pássaro Preto

 Assim como os seres humanos, e os outros animais existentes no planeta, os pássaros podem ser alvo de diversas doenças, quando são acometidos por um mal eles sofrem muito, em razão disso é necessário que ele seja avaliado e tratado, contudo como bem sabemos não são todas as aves que se encontram em ambientes domésticos, no caso do pássaro preto especificamente é muito raro achar quem os criam em casa, infelizmente não é raro que fiquem doentes. Conheça agora algumas das doenças que podem atingir estes animais.

1- Enterite 

   A enterite não é rara e atinge diversos animais, sendo muito comum que os pássaros desenvolvem esta doença. Ela se caracteriza por ser uma inflamação no intestino do animal e seus principais sintomas envolvem diarreia constante e consequentemente uma perda de peso significativa, também deve-se atentar quando o abdome da ave aparenta estar mais duro que o normal, pois este também é um indício que esta doença apresenta.

Pássaro Preto na Madeira

Pássaro Preto na Madeira

2- Doenças Respiratórias

 Um dos problemas de saúde que mais acomete os pássaros são os respiratórios, eles assim como os humanos podem desenvolver doenças como a asma, a bronquite ou ainda inflama a mucosa nasal, o que popularmente chamamos de coriza. Os principais sintomas que a ave apresenta é a diminuição, ou falta total, no apetite, o canto mais rouco que o comum, dificuldade para respirar e até mesmo tosses e uma quantidade excessiva de catarro. 

 Estes males costumam ter como causa a mudança brusca do clima e uma dieta desregulada, quando se encontra em cativeiro os motivos também podem envolver a falta de limpeza do local e o ambiente ser muito fechado o que dificulta a passagem de ar.

3- Doenças Parasitárias

 Os pássaros também podem serem alvos de parasitas, estes podem entrar dentro do corpo do animal através de alimentos contaminados, contudo também há aqueles que se encontram do lado exterior do corpo das aves, isso ocorre quando são alvos de piolhos que trazem diversos malefícios a saúde do bicho. É comum que no primeiro caso haja um forte emagrecimento por parte do pássaro, além do mais eles apresentam uma forte indisposição, já quando são abatidos por piolhos eles podem manifestar este problema através de manchas escuras que surgem por todo o seu corpo, outro sintoma é a redução de penas, pois elas caem e o animal se torna incapaz de fazer uma reposição.

4- Intoxicação

 As aves podem diversas vezes se intoxicar com elementos que elas encontram no ambiente em que vivem, isso ocorre principalmente quando ela moram em ambientes domésticos onde há uma série de objetos que elas não deveria poder entrar em contato. Além do contato da própria ave com elementos não recomendados, também pode acontecer da doença se dá quando os objetos liberam substâncias tóxicas para os animais, isto se dá principalmente por panelas que quando são aquecidas começam a elementos prejudiciais a saúde de todos. As intoxicações mais comuns envolvem metais, ocorre principalmente pelo consumo de chumbo e cobre, e pode ser notada pelos frequentes ataques de vômitos, e em casos mais graves, de convulsões.

5- Problemas Psicológicos

 Tal como o cérebro humano os dos pássaros também podem desenvolver uma série de distúrbios emocionais, é comum que eles sejam atingidos por fortes ondas de estresse e até mesmo caiam em uma depressão severa, isto pode ser proporcionado por uma alimentação inadequada ou um ambiente fechado e desconfortável. Nestes casos é comum que eles apresentem uma aparência cabisbaixa e um sono excessivo, ademais podem ficar assustados com qualquer barulho.

 Quando os animais se encontram em ambientes domésticos e o dono identificar algumas destas anormalidades nele, é necessário que se tome providencias. Deve-se imediatamente levá-lo a um veterinário, deste modo o profissional irá diagnosticar corretamente o animal e afirmar se realmente se trata de uma doença séria e se a resposta for positiva, cabe a ele recomendar o melhor tratamento possível. Esta atitude não pode ser adiada pois pode custar a vida do pássaro. 

Doenças Que o Pássaro Preto Causa no Ser Humano

  É necessário que esteja na mente das pessoas que os pássaros podem ser focos de doenças, deste modo é preciso redobrar a atenção com estes animais pois eles podem estar contaminados com alguns males e pode passá-los adiante. Alguns destas doenças podem advir de parasitas que se encontram no corpo do animal, sendo muito comum que as fezes deles, que também irão se encontrar contaminadas, encostem em algo que o ser humano pode eventualmente consumir, assim o parasita entre no corpo humano e ele só percebe quando começar a surgir alguma doença séria que o afete.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *